Buscar

Resumo dos Questionários Gestão da Regulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo dos Questionários Gestão de Regulação
1 – Sobre Monopólio Natural, Julgue as alternativas:
I – há monopólio natural quando há economias de escala ou de escopo significativas em relação ao tamanho do mercado / III – os monopólios naturais são verificados em mercado onde os custos e preços ofertados por duas ou mais empresas tendem a ser maiores
R: As alternativas I e III estão corretas
2 – As praticas concorrenciais desleais por serem lesivas, são proibidas por lei. Identifique aquela que será erroneamente conceituada:
R: Formação de Cartel: associação de empresas que atuam em diferentes setores da economia, podendo ser setores com nenhuma complementariedade entre si.
3 – A permissão do serviço público é tradicionalmente considerada ato ________, _________e _________, pelo qual o poder executivo transfere a outrem a execução de um serviço público, para que o exerça em seu próprio nome e por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usuário. Assinale a alternativa a alternativa que atende as Lacunas.
R: Unilateral, Discricionário e Precário.
4 – Assinale a alternativa que esta em desacordo com o processo de intervenção e regulação:
R: So haverá ação regulatória quando a atividade envolver entidade privada.
5 – Analise os itens: 
Item I – Governo é a construção social caracterizada pelo poder que detem e que é utilizado para emanar ordens e faze – las ser cumprida:
R: Apenas o item 1 esta errado.
6 – A atuação de Estado frente às falhas de mercado é ampla e complexa. Um dos objetivos é a regularização do mercado otimizando a eficiência da atividade econômica. Sobre o tema eficiência assinale a opção incorreta:
R: Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
7 – Assinale a opção incorreta: 
R: Os poderes conferidos aos Estados através das Leis são ilimitados.
8 – Sobre as funções do Estado, marque a alternativa incorreta:
R: Função reguladora: manter o equilíbrio concorrencial através da unificação de empresas, garantindo a fixação de um único preço, o que otimiza a fiscalização sobre este.
9 - Sobre as Estruturas de mercado, assinale a opção correta:
São elas Monopólio, monopsonio, oligopólio e oligopsonio.
R: Todas as alternativas anteriores 
10 – Quanto ao Instrumento de regulação por definição tarifaria, analise os itens corretos.
I – A regulação por taxa de retorno oferece a vantagem de a partir dos custos, manter uma taxa de retorno do investimento a qual se contrapõe a desvantagem de gerar incentivo a ineficiência não contribuindo para a criação de um mercado competitivo.
II – São modalidades de definição tarifaria: Taxa de retorno, preço teto, desdobramento da tarifa e fixação de preço de pico. III – A regulação por preço de teto consiste no estabelecimento de um limite superior para a indústria regulada aumentar os seus preços, limite este que pode ser estabelecido para cada preço individualmente ou para a media dos preços dos serviços fornecidos pela indústria regulada. IV – A regulação pelo desdobramento da tarifa pode vir associado a uma politica pública de benefícios as famílias de baixa renda, a exemplo da tarifa social utilizada no setor elétrico.
R: Todos os itens estão corretos
11 – Na regulação por preço – teto:
R: Após a fixação das tarifas, estas são indexadas para que sejam reajustadas.
12 – Julgue os itens abaixo: 
I – Estado e Governo surgiram a partir da necessidade do homem viver em coletividade. II – O poder conferido ao estado abarca a defesa da visa, da liberdade, da propriedade e do livre empreendedorismo. III – O modelo de Estado Denominado Absolutista e Republicano surgiram durante a idade moderna. IV – Enquanto no Estado Absolutista o poder esta concentrado nas mãos de poucos e é simbolizado pelo monarca, no Estado Republicano o poder vem do povo que periodicamente é chamado a avaliar e escolher, entre todos os cidadãos com direitos civis, aquele que o exercera em seu nome o poder do estado.
R: Todos os itens estão corretos.
13 - A atuação do Estado frente as demandas regulatórias é operacionalizada por suas
Instituições. Sobre o tema, julgue as alternativas abaixo:
I – A Constituição Federal conferiu ao Estado poderes para realizar a regulação através dos
Órgãos da Administração Direta e Entidades Autárquicas. – III - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e o Banco Central do Brasil (BACEN) são exemplos de Entidades reguladoras pertencentes à Administração Indireta.
R: Estao corretas as Alternativas I e III.
14 - A falha de mercado representa um indicativo para que o Estado faça a gestão regulatória através de mecanismos e instrumentos de regulação. Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que não é identificada como uma ocorrência que leve o mercado a falhar:
R: Ambiente Concorrencial.
15 - A intervenção do Estado na economia está relacionado à ideologia que orientam as ações de governo, ora centrada no indivíduo privilegiando a livre iniciativa, ora atribuída à coletividade justificando a intervenção estatal. Quanto à intervenção do estado na economia, assinale a opção incorreta:
R: São considerados mecanismos de correção das falhas de mercados apenas o controle à entrada e à saída de agentes e definição tarifária.

Outros materiais