Buscar

Auguste Comte e Émile Durkheim

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Auguste Comte e Émile Durkheim
Priscilla Lima Machado
201301094048 
Turma: 2001
Fundamentos das Ciências Sociais
Profª: Rose Vieira
Maio – 2013
Belém – PA
Após o surgimento da sociologia, houve também a falta de um entendimento comum entre os seus estudantes a respeito do objeto e métodos de investigação desta ciência, devido ao caráter antagônico da sociedade capitalista, a qual deu margem ao nascimento de distintas sociologias.
A sociologia positivista via a sociedade como um fenômeno de maior importância em relação aos indivíduos que a integravam. Defendeu a manutenção e preservação da ordem instalada pelo capitalismo. E utilizou-se de um pensamento conservador como ponto de referência para o entendimento da realidade. E esse pensamento influenciou autores positivistas como: Saint-Simon, Auguste Comte e Émile Durkheim, que modificaram algumas concepções das ideias dos conservadores, adaptando-as às novas circunstâncias históricas.
Auguste Comte teve influência pelas ideias de Saint-Simon, mas era um pensador mais sistemático que este. Segundo Comte, as sociedades europeias se encontravam em um profundo estado de caos social e para solucioná-lo e haver coesão e equilíbrio era necessário reestabelecer a ordem nas ideias nos conhecimentos, criando um conjunto de crenças comuns a todos os homens. Ele procurou, então, estabelecer os princípios que deveriam nortear os conhecimentos humanos. Iniciou com a ciência e o avanço que vinha obtendo em todos os campos de investigação. A filosofia deixava de ser para ele, uma atividade independente e passava a ser auxiliar na ciência. Para Comte, faltava fundar uma ciência “físico social”, como ele chamava essa nova ciência. A qual deveria utilizar em suas investigações os mesmos procedimentos das ciências naturais. O pensador considerava a reconciliação entre a “ordem” e o “progresso”, dando importância a necessidade de ambos para a nova sociedade.
A questão da ordem social também foi preocupação de Durkheim. Segundo ele a sociedade poderia ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza. Os sociólogos deveriam utilizar em seus estudos os mesmos procedimentos naturais e se encontrar durante as suas investigações em um estado de espírito semelhante ao dos físicos ou químicos. Para ele restabelecer a “saúde” da sociedade era necessária também a criação de novos hábitos e comportamentos do homem moderno e assim, obter o bom funcionamento da sociedade. A sociologia teria a função de detectar e buscar soluções para os problemas sociais, se convertendo assim, numa técnica de controle social e de manutenção do poder vigente. Através dele, a sociologia penetrou a Universidade e seu pensamento marcou decisivamente a sociologia contemporânea.

Continue navegando