Buscar

Topografia Automatizada - slide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Topografia Automatizada
UNIFACS - Universidade Salvador
Disciplina: Informática aplicada à Arquitetura I
Professora: Jacira Andrade
Alunos: Adriele Lopes, Ana Paula Britto, Graciane Sobral, Marcos Alencar
Introdução
 A topografia automatizada só foi possível graças ao avanço tecnológico na eletrônica, na informática e nas telecomunicações, permitindo o desenvolvimento de programas específicos de computadores e de equipamentos eletrônicos usados no recebimento, armazenamento e transmissão de dados, facilitando e orientando a interface com os usuários destas tecnologias. 
Benefício
maior facilidade e o aumento de precisão com que os engenheiros das várias áreas puderam contar na execução das mensurações.
 
 Entretanto, existe a necessidade de conhecer qual a metodologia utilizada nos algoritmos inseridos nos aplicativos disponíveis no mercado das geotecnologias e qual o nível de significância de seus resultados em relação ao posicionamento e sua qualidade.
Sistemas de Informações Geográficas
Sistema de Informação Geográfica
Sistema de Informação Geográfica
- é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
- Com o aparecimento dos Sistemas de Informações Geográficas - SIG, os instrumentos de medição modernos passaram a ser concebidos com dispositivos que permitem facilitar a alimentação desses sistemas. 
Equipamentos
Devem-se priorizar os equipamentos que possibilitem o registro automático das informações coletadas, dispensando qualquer tipo de anotação de campo.
O equipamento deve registrar, ainda em campo, todas as características dos dados coletados conforme as exigências dos programas aplicativo de gerenciamento das informações.
Equipamentos Utilizados
Estações Totais
 É o conjunto definido por um teodolito eletrônico, um distanciômetro a ele incorporado e um microprocessador que automaticamente monitora o estado de operação do instrumento. 
 
Sendo assim, esse tipo de equipamento é capaz de:
Medir ângulos horizontais e verticais (teodolito)
distâncias horizontais, verticais e inclinadas (distanciômetro)
processar e mostrar ao operador uma série de outras informações, tais como: condições do nivelamento do aparelho, número de pontos medidos, as coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho, a altura do bastão e etc. A tecnologia utilizada na medição das distâncias é o infravermelho ou laser.
Teodolito
Distancíometro
Níveis
 Os níveis são equipamentos que permitem definir com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definida pelo eixo principal do equipamento. As principais partes de um nível são: 
luneta 
nível de bolha 
sistemas de compensação (para equipamentos automáticos)
dispositivos de calagem
Nível digital
Nível óptico
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
É possível utilizar a tecnologia de GPS para sondar e demarcar o solo de maneira precisa.
Possibilita a demarcação de fronteiras, bem como a definição dos usos ambientais da área. 
Para estar em conformidade com as leis estaduais, federais e, às vezes, locais, qualquer projeto grande de levantamento topográfico precisa ser executado com o auxílio de um GPS.
GSP topográfico
Fotogrametria digital
- Métrica
 Consiste em medir com precisão e determinar o tamanho, área, comprimento, volume, perímetro e as formas das feições cartográficas presentes em uma imagem, bem como determinar com precisão suas coordenadas plani-altimétricas, cuja propriedade é dar suporte para o processo de compilação de mapas e cartas cartográficas.
- Interpretativa
 Destina-se às medidas qualitativas, interpretação das feições cartográficas contidas na imagem, como por exemplo, a identificação de uma cultura de soja, tipo de solo, etc.
Aerofotogrametria digital
Programas utilizados na área
AutoCAD (plantas)
 É importante para gerar desenhos e bases para anteprojetos e projetos referentes a ocupação de uma superfície e diversas aplicações.
Programas utilizados na área
Excel
Permite o cálculo das coordenadas plano-retangulares e da área de um levantamento tradicional da topografia que é o levantamento planimétrico por caminhamento perimétrico.
Os dados de campo levantados q que são inseridos na planilha são: Ângulos Internos; Distâncias e o Azimute do alinhamento.
Além dos dados de campo, o usuário poderá fazer a verificação dos erros cometidos no levantamento topográfico através da entrada das tolerâncias ao erro angular e ao erro linear, em campos específicos.
Programas utilizados na área
TopoGRAPH
 É um grupo de aplicações que se complementam e cujo objetivo principal é o de criar uma solução completa nos processos de coleta de dados topográficos e/ou geográficos no campo, de processamento, de armazenamento e de disponibilização desses dados para todas as etapas dos trabalhos de construção e mapeamento, passando pela transferência dos dados do campo ao escritório.
Programas utilizados na área
Geo Office
 É uma ferramenta de automação topográfica desenvolvida para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados de GPS de navegação, confecção de mapas, etc. Com este software é possível descarregar todas as informações colhidas com seu GPS e atualizá-las em seu computador. Ideal para todos os usuários de aparelhos de navegação global, independente de marcas ou modelos.
Programas utilizados na área
TopoEVN
 É um sistema para cálculos e desenhos topográficos desenvolvido para fornecer recursos de alta produtividade na automação e otimização de projetos. É composto por 4 ferramentas totalmente integradas (Planilha de Cálculos, Editor de Relatórios, Editor de Memorial e Editor de Desenhos), formando um ambiente de trabalho completo, com interface de fácil operação.
Programas utilizados na área
DataGeosis
 Através do cálculo de Modelo Numérico de Terreno, chamado de superfícies, facilita a execução de cálculos mais complicados tais como: Mapa de Declividades para calcular o Mapa de Declividades, você já deverá ter criado a superfície, Curvas de Nível, Área de Inundação.
Importância na Arquitetura
 A facilidade e praticidade dispõe novas maneiras e técnicas de edificar
 programas de leitura dos dados coletados concede o estudo de terreno e áreas
 sem visita a campo inicialmente
 Conhecimento indica possível ser feita a implantação do projeto
 a topografia indica, depois de sondagem prévia do terreno, como podem estar dispostas as fundações
 influencia a estrutura e forma do projeto
Referências
http://www.grupoge.ufsc.br/publica/topografia_automatizada.pdf
http://www.recife.ifpe.edu.br/userfiles/MANUAL%20DO%20LABORAT%C3%93RIO%20DE%20TOPOGRAFIA.pdf
http://www.leb.esalq.usp.br/disciplinas/Topo/leb450/Angulo/manual%20incra%20cartografia.pdf
http://pt.slideshare.net/danielsantosufpr/fs-cap-ia5
http://www.ehow.com.br/gps-levantamento-topografico-como_14313/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOKYAG/softwares-topograficos
http://www.sbiagro.org.br/pdf/iii_congresso/Artigo27.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais