Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DEFINIÇÃOFilo dos Moluscos
FISIOLOGIA
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo e são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água. 
Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido. Seus representantes são as ostras, lulas, polvos, mexilhões, caramujos, lesmas e caracóis.
MORFOLOGIA
Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. 
O corpo dos moluscos pode ser divido em três áreas: cabeça, pés e massa visceral. Na cabeça estão localizados os órgãos sensoriais e considerável concentração de gânglios cerebrais. Abaixo da pele, os moluscos têm uma camada chamada de manto. Esse manto se estende por todo o corpo e tem duas funções. A parte externa do manto secreta a concha e a parte posterior do corpo, entre a massa visceral e o próprio manto, forma-se uma cavidade que protege os órgãos respiratórios, reprodutores e excretores.
Sistema Digestivo → completo (possuindo o intestino regiões diferenciadas e glândulas digestivas associadas). A digestão é predominantemente extracelular, embora também ocorra a intracelular;
Sistema Circulatório → presente, do tipo aberto ou lacunar (em que o sangue sai dos vasos e cai nos espaços entre as células), e fechado (em que o sangue circula somente no interior dos vasos);
Sistema Respiratório → O sistema respiratório dos moluscos pode ser de três tipos:
Pulmonar: presente nos animais terrestres;
Branquial: presente nos animais de habitats aquáticos;
Cutânea: também está presente em alguns animais terrestres, mas como complemento da respiração pulmonar.
Sistema excretor → presente, realizada por meio de nefrídeos, estruturas especializadas na remoção de resíduos nitrogenados;
Sistema Nervoso → presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos ligados a nervos que se estendem por todo o corpo).
REPRODUÇÃO
A reprodução dos moluscos é sexuada e, na maioria dos representantes do grupo, a fecundação é interna e cruzada. Na cópula, dois indivíduos aproximam-se e encostam seus poros genitais, pelos quais fecundam-se reciprocamente. Os ovos desenvolvem-se e, ao eclodirem, liberam novos indivíduos sem a passagem por fase larval (desenvolvimento direto).
Nos cefalópodes, o macho carrega um pacote de espermatozoides que é introduzido na cavidade do manto da fêmea para as fecundações. Após as fecundações, são liberados milhares de ovos, dotados de casca gelatinosa. As fêmeas de muitas espécies depositam os ovos em lugares protegidos, debaixo de rochas, no interior de cavernas etc. Certas fêmeas de polvos até cuidam dos ovos "arejando-os" com jatos de água expelidos pelo sifão. O desenvolvimento é direto, sem larva. A maioria dos filhotes que nasce servirá de alimento para diversos predadores. Poucos polvos e lulas chegam à vida adulta, pois a morte da progenitora coincide com o nascimento dos filhotes.
CLASSIFICAÇÃO DOS MOLUSCOS
São divididos em oito classes, sendo três as mais importantes:
Classe Gastropoda: é a maior e mais diversificada classe de moluscos e é representada por caramujos aquáticos, caracóis e lesmas. Apenas nessa classe são encontrados moluscos terrestres. Por causa de sua grande variedade de espécies, é difícil fazer uma caracterização geral, entretanto, podemos dizer que esses animais utilizam a rádula para conseguir seu alimento. 
Classe Bivalvia: Destaca-se pela presença de uma concha composta por duas valvas, que estão encaixadas de modo a envolver o corpo do animal. O fechamento dessa concha é determinado pela contração de músculos adutores. Como representantes, há os mariscos, ostras e mexilhões. Esses animais são encontrados tanto em água doce quanto em salgada e alimentam-se por meio de filtração.
Classe Cephalopoda: Nesse grupo, existem espécies altamente especializadas e consideradas os moluscos mais ativos. Esses animais possuem, geralmente, conchas reduzidas ou, ainda, ausentes e destacam-se pela presença de tentáculos, que partem de sua cabeça. Para nadar ativamente, os cefalópodes lançam jatos de água que lhe garantem uma velocidade considerável. Como representantes, podemos citar o polvo, a lula e o nautilus.
ALIMENTAÇÃO
Algumas espécies alimentam-se algas que ficam presas em pedras. Há moluscos que se alimentam de animais mortos e até fezes de outros animais. Alguns ainda são filtradores e se alimentam de nutrientes em suspensão na água.
Há também os predadores e carnívoros, como é o caso da maioria dos cefalópodes. Esses animais tem uma dieta bastante variada e comem desde peixes, ouriços até estrelas do mar. Os moluscos terrestres alimentam-se principalmente de plantas e de suas partes como as flores e folhas.

Mais conteúdos dessa disciplina