Buscar

AV1 e AV2 de seminario VIII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1
1) O Ministério das Comunicações anunciou nesta terça-feira (30) a criação de uma joint venture para a construção de um cabo submarino entre o Brasil e a Europa. A estrutura ligará Fortaleza (CE) a Lisboa, em Portugal, e tem investimento estimado em US$ 185 milhões. Fonte:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/joint-venture-vai-construir-cabo-submarino-entre-brasil-e-europa.html. A notícia apresentada foi publicada no dia 30/06/2015. Qual o conceito de uma joint venture?
Alternativas:
	a) 
Sociedades controladas em conjunto por diversos investidores;
Alternativa assinalada 
	b) 
Sociedades coligada em conjunto por diversos investidores;
	c) 
Sociedades controladora em conjunto por diversos investidores;
	d) 
Sociedades controladas em conjunto por diversos empregados
2) 
A Sociedade Anônima é atualmente regida pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das SA), e assim permanecerá no Código Civil (art. 1.089). De acordo com o artigo 1º (primeiro) deste diploma legal "A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas". São a base legal das demonstrações consolidadas dos grupos empresariais:
Alternativas:
	a) 
Art. 250 e 251;
	b) 
Art. 249 e 250;
Alternativa assinalada 
	c) 
Art. 248 e 249;
	d) 
Art. 250 e 260.
3) 
Com a finalidade específica de regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, as Bolsa de Valores, os intermediários financeiros e as companhias de capital aberto, funções hoje exercidas pela CVM, foi criada uma diretoria no Banco Central - Diretoria de Mercado de Capitais. O legislador delegou poderes para:
Alternativas:
	a) 
CFC;
	b) 
RF;
	c) 
CVM;
Alternativa assinalada 
	d) 
CVF.
4) 
Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s). Sobre as Normas sobre Consolidação, está evidenciado no Art. 250 - Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:
I – as participações de uma sociedade;
II – os saldos de quaisquer contas entre as sociedades;
III – as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo permanente que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
Alternativas:
	a) 
Alternativa I está correta;
	b) 
Alternativa II está correta;
	c) 
Alternativa II e III estão corretas;
Alternativa assinalada 
	d) 
Alternativa I e II estão corretas;
5) 
A empresa Cantos Mil participa do capital social de outras empresas, a empresa Vento Sul e a Sempre Aqui, que são suas controladas. A empresa Cantos Mil mantém operações comerciais com suas controladas. Neste sentido assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) 
Estamos diante de três empresas iguais, cada uma delas com personalidade jurídica vinculada a matriz;
	b) 
Estamos diante de três empresas coligadas, cada uma delas com personalidade publica;
	c) 
Estamos diante de três empresas equivalentes, cada uma delas com personalidade jurídica própria;
	d) 
Estamos diante de três empresas distintas, cada uma delas com personalidade jurídica própria.
Alternativa assinalada 
AV2
1)Conforme NBC T 8 "A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos de contas de mesma natureza, de eliminar saldos de transações e de participações entre entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil e de segregar as participações de não-controladores, quando for o caso". Neste termo, responda: Qual a importância da consolidação das demonstrações contábeis na visão do investidor?
Alternativas:
	a) 
A consolidação representa a possibilita efetuar uma análise ou apreciação mais criteriosa e transparente com relação às garantias de seus créditos e lucratividade de seus investimentos;
Alternativa assinalada 
	b) 
A consolidação das demonstrações contábeis das entidades, efetua a possibilidade de participação em outras controladas e as mesmas, devem ser levantadas na mesma data ou até no máximo 60 (sessenta) dias;
	c) 
A consolidação permite que o ágio ou deságio decorrente de expectativa de resultado futuro, seja representado pela aquisição do investimento e o valor de mercado;
	d) 
A consolidação possibilita uma análise do potencial do grupo para geração de recursos; exerce o controle direto ou indireto sobre outra é denominada de controle conjunto.
2) 
Estas acompanham as Demonstrações Contábeis Consolidadas e devem conter informações precisas das controladas, indicando os critérios adotados na consolidação e as razões pelas quais foi realizada a exclusão de determinada controlada. Esta afirmativa referência:
Alternativas:
	a) 
Demonstrações Contábeis;
	b) 
Demonstração do Valor Adicionado;
	c) 
Notas Explicativas;
Alternativa assinalada 
	d) 
Demonstração dos Fluxos de Caixa.
3) 
As demonstrações contábeis consolidadas representam o somatório das demonstrações contábeis de várias empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico. Na elaboração da consolidação das demonstrações contábeis a investidora deverá observar, entre outros, os seguintes procedimentos para a elaboração das demonstrações:
I-Excluir os saldos decorrentes de transações entre as sociedades incluídas na consolidação;
II-Eliminar o lucro não realizado que esteja incluído no resultado ou no patrimônio líquido da controladora e correspondido por inclusão no balanço patrimonial da controlada;
III-Eliminar do resultado os encargos de tributos correspondentes ao lucro não realizado, apresentando-os no ativo circulante/realizável a longo prazo – tributos diferidos, no balanço patrimonial consolidado.
Alternativas:
	a) 
Alternativa I está correta;
	b) 
Alternativas I e II estão corretas;
	c) 
Alternativas II e III estão corretas;
	d) 
Alternativas I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada 
4) 
Considerando a existência de três empresas que possuam os seguintes valores de disponível em suas demonstrações a serem consolidadas, aponte a alternativa que representa o total consolidado:
Moraes S.A. 2.800,00
Estoche S.A. 3.700,00
Kritton S.A.   2.300,00
Alternativas:
	a) 
2.800,00;
	b) 
6.500,00;
	c) 
6.000,00;
	d) 
8.800,00.
Alternativa assinalada 
5) 
Quando representar expectativa de conversão em exigibilidade, a parcela correspondente à provisão para perdas constituída na investidora deve ser deduzida do saldo da conta da controlada que tenha dado origem à constituição da provisão, ou apresentada como Passivo Exigível. Para a elaboração da demonstração consolidada do resultado do exercício, a investidora deverá?
Alternativas:
	a) 
Não incluir os resultados de sociedade controlada, adquirida ou vendida no transcorrer do exercício social,
	b) 
Tomar por base a data da respectiva constituição ou baixa nos seus investimentos intangível;
	c) 
Excluir todas as receitas e despesas decorrentes de negócios entre a investidora e as sociedades controladas;
Alternativa assinalada 
	d) 
Excluir todas as informações do Balanço Patrimonial da controlada decorrentes de negócios adquiridos antes do exercício final.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais