Buscar

prova de sociologia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RGUNTA 1
A sociologia tem discussões que a permeiam. Uma vez que se propõe o estudo da sociedade, busca-se, oprincipalmente por abordagens macrossociológicas, compreender o funcionamento, as regularidades e padrões da sociedade como um todo, de maneira ampla. Assim, a realidade é analisada por meio de diferentes metodologias que podem dar substrato para que se respondam a alguns dilemas.
Sobre a dicotomia indivíduo/sociedade é correto afirmar que:
	
	a.
	Essa dicotomia foi considerada ultrapassada, assim, a sociologia abandonou o estudo do indivíduo, focando-se apenas na sociedade.
	
	b.
	Não há uma resposta definitiva a essa dicotomia, mas perspectivas diferentes de correntes sociológicas que coexistem.
	c
	c.
	A sociedade age coercitivamente sobre o indivíduo, tendo esse pouca ou nenhuma possibilidade de escolha por essa limitação.
	
	d.
	O indivíduo e a sociedade se retroalimentam, ou seja, são dependentes um do outro para existir.
	
	e.
	O indivíduo tem primazia sobre a sociedade, sendo responsável por compô-la e engendrá-la.
1,5 pontos   
PERGUNTA 2
A imaginação sociológica deve ser exercitada para que se possa ir além do senso comum em nossa interpretação de realidade. Existem alguns exercícios que auxiliam no desenvolvimento da imaginação sociológica e crítica como o distanciamento, a desnaturalização, a contextualização e a problematização.
No que consiste a desnaturalização?
	
	a.
	Consiste em colocar os problemas sociais em seu contexto, ou seja, buscar compreender os aspectos históricos, sociais e culturais que influenciam nesses problemas.
	
	b.
	Consiste em isolar o problema social, dividi-lo em partes e analisar cada uma dessas partes separadamente, produzindo-se assim ciência.
	
	c.
	Consiste em divulgar o conhecimento científico por meio de conferências, artigos científicos, publicações em livros e diálogo com os demais membros da academia.
	
	d.
	Consiste em julgar as práticas culturais de acordo com a moral de nossa própria cultura para compreendê-las de maneira individual.
	
	e.
	Consiste em estranhar o que é tido comum e olhar como se estivesse as vendo de fora, percebendo assim aspectos nas relações sociais que poderiam passar despercebidos.
1,5 pontos   
PERGUNTA 3
Geralmente aprendemos na escola brasileira que a origem da civilização humana deu-se na região da mesopotâmia. Vemos muito pouco sobre o desenvolvimento das culturas orientais. Também aprendemos que o Brasil foi descoberto em 1500 e colonizado por europeus, principalmente portugueses, dos quais herdamos nossa língua oficial, a língua portuguesa. 
Que perspectiva a história adota ao fazer essas escolhas explicativas?
	
	a.
	Capitalista.
	
	b.
	Científica.
	
	c.
	Epistemológica.
	
	d.
	Eurocêntrica.
	
	e.
	Machista.
1,5 pontos   
PERGUNTA 4
Durante o Império Romano, uma sociedade tinha como ente de poder máximo o imperador e era dividida entre patrícios, plebeus e escravos. Não havia mobilidade social entre esses grupos, permanecendo cada qual no grupo que nasceu durante toda sua vida.
Como se pode chamar essa sociedade?
	
	a.
	Sociedade anarquista.
	
	b.
	Sociedade estamental.
	
	c.
	Sociedade moderna.
	
	d.
	Sociedade de solidariedade orgânica.
	
	e.
	Sociedade anômica.
1,5 pontos   
PERGUNTA 5
Com a evolução dos estudos sobre gênero foi possível ampliar a compreensão sobre a complexidade que envolve a constituição do gênero dos seres humanos tendo essa a ver com aspectos biológicos e sociais. 
Levando em consideração a consolidação dos conceitos de cisgênero e transgênero, qual é a diferença das pessoas identificadas por esses termos?
	
	a.
	As pessoas cisgênero se identificam com o sexo biológico com o qual nasceram enquanto as pessoas transgênero se identificam com o sexo oposto ao qual nasceram.
	
	b.
	As pessoas cisgênero necessitam de autorização para adotar crianças enquanto as pessoas transgênero não necessitam de autorização formal.
	
	c.
	As pessoas cisgênero encontram-se entre o gênero feminino e masculino, identificando-se com os dois gêneros, enquanto as pessoas transgênero identificam-se com o sexo biológico com o qual nasceram.
	
	d.
	As pessoas cisgênero foram historicamente oprimidas por subverterem a ordem sexual considerada natural enquanto as pessoas transgênero seguem a ordem sexual considerada natural.
	
	e.
	As pessoas cisgênero têm preferências sexuais heterossexuais enquanto as pessoas transgênero se identificam como homossexuais.
1,5 pontos   
PERGUNTA 6
O conceito de estrutura social é importante na Sociologia. Ele se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações; eles são estruturados ou padronizados de formas distintas. Há regularidades nos modos como nos comportamos e nos relacionamentos que temos uns com os outros. Mas a estrutura social não é como uma estrutura física, como um edifício que existe independentemente das ações humanas. As sociedades humanas estão sempre em processo de estruturação. Elas são reestruturadas a todo o momento pelos “blocos de construção” que as compõem - os seres humanos como você e eu (GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 26.). A estrutura social, de acordo com Giddens,
(Assinale a alternativa correta)
	
	a.
	é um conceito ultrapassado nas ciências sociais modernas.
	
	b.
	tem como característica a reestruturação que ocorre a todo momento à medida em que as pessoas agem.
	
	c.
	indica que as sociedades são padronizadas e que as ações individuais simplesmente correspondem a esses padrões.
	
	d.
	evidencia que as sociedade humanas são rígidas como edifícios construídos pela engenharia.
	
	e.
	evidencia que as ações que ocorrem na sociedade são aleatórias e imprevisíveis.
1,5 pontos   
PERGUNTA 7
A sociologia possui diferentes tendências teóricas que coexistem. 
Uma dessas correntes tem como interesse principal o estudo dos significados e da linguagem que os seres humanos utilizam para comunicar-se, sendo a comunicação a chave desse tipo de abordagem sociológica. Acredita-se nessa tendência que por meio da comunicação o indivíduo situa-se na sociedade. Identifique-a nas opões abaixo.
	
	a.
	Abordagem de conflito.
	
	b.
	Objetivismo.
	
	c.
	Interacionismo simbólico.
	
	d.
	Ação social.
	
	e.
	Funcionalismo.
1,5 pontos   
PERGUNTA 8
Imagine a seguinte situação: a um jovem é perguntado quem é o novo presidente dos Estados Unidos. Esse jovem não sabe a resposta e assim o diz e como reprimenda lhe é dito que ele é alienado. Essa concepção de alienação é baseada no senso comum, ou seja, entende-se por ignorância ou distração que uma pessoa é alienada. 
Qual outra definição tem a alienação tendo por base uma perspectiva sociológica?
	
	a.
	A alienação é um conceito filosófico que trata do processo de subdesenvolvimento da sociedade moderna a partir da diminuição de aprendizado de várias habilidades simultâneas.
	
	b.
	A alienação consiste na tentativa de explicação dos fenômenos sociais a partir do senso comum.
	
	c.
	A alienação refere-se ao atraso cultural, tecnológico e político de sociedades não democráticas.
	
	d.
	A alienação consiste no processo de distanciamento de um indivíduo para com os objetos produzidos por ele bem como por todo o processo de produção.
	
	e.
	A alienação é o oposto da revelação intelectual, processo pelo qual é possível descobrir a verdade em relação ao que leva os fatos sociais ocorrerem como ocorrem.
1,5 pontos   
PERGUNTA 9
Imagine que em uma notícia postada na internet havia o seguinte comentário de um leitor em resposta à matéria “Diminui o número de mulheres que planejam ser mães”:
A maternidade é a maior bênção que uma mulher pode receber. É natural que toda mulher seja mãe e assim exerça seu dever de perpetuar a espécie por meio do amor. Não há nada mais forte queo amor materno e uma mulher que escolhe não ser mãe nunca será uma mulher por inteiro.
Que perspectiva esse comentário adota?
	
	a.
	Interacionista.
	
	b.
	Científica.
	
	c.
	Antropológica.
	
	d.
	Senso comum.
	
	e.
	Funcionalista.
1,5 pontos   
PERGUNTA 10
Na Unidade 1, pudemos ver as principais tendências sociológicas compreendendo que não existe uma tendência correta preponderante sobre as outras, havendo uma coexistência entre elas.
Podemos dizer que Émile Durkheim pensa a sociedade como um organismo que pode estar doente ou saudável a depender do grau de harmonia entre os indivíduos e as instituições sociais, percebendo os fatos sociais como coercitivos, externos e objetivos. Já Max Weber vai desenvolver outra forma de abordar a sociedade, entendendo que os indivíduos são responsáveis pela constituição das estruturas buscando compreender como eles se orientam perante a sociedade, assim a constituindo.
Quais são as tendências teóricas de Émile Durkheim e Max Weber respectivamente?
	
	a.
	Interacionismo simbólico e abordagem de conflito.
	
	b.
	Subjetivismo e estruturalismo.
	
	c.
	Microssociológica e macrossociológica.
	
	d.
	Funcionalismo e ação social.
	
	e.
	Explicativa e propositiva.

Continue navegando