Buscar

Aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO
Ciências Sociais
*
*
Os três teóricos clássicos da sociologia:
Durkheim, Weber e Marx criaram concepções norteadoras para a observação social e seguramente pode-se afirmar que qualquer estudo sociológico tem como referência um destes modelos teóricos ou a aspectos combinados destes modelos.
*
*
EMILE DURKHEIM (1858-1917) 
Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos no estudo da sociedade, constituindo-a como disciplina rigorosamente científica.
 Criador do organicismo ou funcionalismo: comparou a sociedade a um organismo vivo.	
*
*
EMILE DURKHEIM (1858-1917) 
Assim como no organismo, em que cada órgão tem que cumprir a sua função para que o todo se mantenha saudável, na vida social cada indivíduo deve cumprir a sua função, do contrário a sociedade ficará doente, ou seja, entrará num estado patológico.
*
*
O que é fato social? 	
O fato social tem algumas características: generalidade: representa o consenso social e a vontade coletiva; 
exterioridade: possui existência exterior às consciências individuais;
coerção, pressão exercida pelo grupo social sobre o indivíduo.
				Emile Durkheim 	
*
*
Generalidade:
É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles (costumes, sentimentos comuns ao grupo, crenças ou valores, formas de habitação, sistemas de comunicação e a moral).
*
*
Exterioridade
Existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exteriores aos indivíduos (regras sociais – educação). Não nos é dada a possibilidade de opinar ou escolher, pois são independentes de nós, de nossos desejos e vontades. 
São ao mesmo tempo ´coercivos´ e dotados de existência exterior às consciências individuais
*
*
Coerção social 
 força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. 
Regras da sociedade ( leis ).
*
*
Sociedade: um organismo em adaptação
Durkheim considera um fato social como ´normal´ quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução (dessa forma, crime é normal, pois é encontrado em todas sociedades, em todos os tempos, integra as pessoas em torno de determinados valores).
*
*
A consciência coletiva
Conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. 
É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado ´imoral´, ´reprovável´ ou criminoso.
*
*
A solidariedade mecânica
Predominava nas sociedades pré-capitalistas, na qual os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social. 
A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção sobre os indivíduos.
*
*
A solidariedade orgânica
Típica das sociedades capitalistas em que pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. 
A consciência coletiva se afrouxa, ao mesmo tempo em que os indivíduos tornam-se mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal.
*
*
KARL MARX (1818-1883)
Um dos fundadores da Sociologia, influenciou a filosofia, economia e a história .
Demonstra que nos diferentes períodos históricos esse processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra. Por esse motivo Marx vai cunhar a frase que se tornou famosa: “A história da humanidade é a história da luta de classes”. 
*
*
Friedrich Engels
Economista político e revolucionário alemão que trabalhou com Marx de 1844 até sua morte .
Co-fundador do socialismo científico, também conhecido por ´comunismo´. 
*
*
Comunismo
Doutrina que demonstrava pela análise científica e dialética da realidade social que as contradições históricas do capitalismo levariam, necessariamente, à sua superação por um regime igualitário e democrático que seria sua antítese.
*
*
A idéia de alienação
A palavra alienação tem um conteúdo jurídico que designa a transferência ou venda de um bem ou direito.
Mas, desde a publicação da obra de Rousseau (1712-1778), passa a predominar para o termo a idéia de privação, falta ou exclusão.
Filósofos alemães também fazem uso da palavra emprestando-lhe um sentido de desumanização e injustiça que será absorvido por Marx. 
*
*
Alienação na teoria de Marx
Peça-chave de sua teoria para a compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalhador no capitalismo. 
A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam os operários dos ´meios de produção – ferramentas, matéria-prima, terra e máquinas – e do fruto de seu trabalho, que se tornavam propriedade privada do empresário capitalista.
*
*
Alienação política
A base do liberalismo criou a idéia de Estado como um órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigí-la pelo poder delegado pelos indivíduos.
 Marx mostrou que na sociedade de classes esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. 
*
*
Práxis 
Ação política consciente e transformadora.
O marxismo se propunha como opção libertadora do homem. 
A crítica radical ao sistema econômico seria a única maneira de se recuperar a dignidade humana.
A crítica unida à práxis – novo método de abordar e explicar a sociedade e também um projeto para a ação sobre ela 
*
*
As Classes Sociais 
Para Marx, os inalienáveis direitos de liberdade e justiça, considerados naturais pelo liberalismo, não resistem às evidências das desigualdades sociais promovidas pela ´relações de produção´, que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção. 
*
*
As Classes Sociais 
 ´proletários´ – trabalhadores despossuídos dos meios de produção, que vendem sua força de trabalho em troca de salário.
´capitalistas´, que, possuindo meios de produção sob a forma legal da propriedade privada, ´apropriam-se´ do produto do trabalho de seus operários em troca do salário do qual eles dependem para sobreviver .
*
*
A Mais-Valia 
Valor excedente daquilo que é produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia. 
Esse valor a mais não retorna ao operário: incorpora-se ao produto e é apropriado pelo capitalista. 
*
*
Contribuição
A obra de Marx – especialmente o “Manifesto Comunista”, a “Contribuição à Crítica da Economia Política” e “O Capital” – é centrada na afirmação e na demonstração do caráter antagônico do capitalismo e de sua necessária superação. 
*
*
Ideias
Ele propõem o socialismo que levaria ao comunismo. Considera que o interesse e o bem da comunidade deve sobrepor-se sobre os interesses particulares (repartir as coisa de forma igual). 
*
*
Max Weber
Escreveu a ética protestante e o espírito do capitalismo onde constata que o protestantismo foi à religião que mais se adequou a lógica do sistema capitalista.
O catolicismo levava a uma postura mais contemplativa da vida e o protestantismo, ao contrário, era mais pragmático e identificado com a economia de mercado. 	
*
*
Weber (1864-1920) 
O capitalismo lhe parecia à expressão da modernização e da racionalização do homem ocidental.
Alertou para os perigos da racionalização crescente que leva à excessiva especialização, a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dos aspectos existenciais do indivíduo. 
*
*
Conceitos de Weber
Ação social: designa de maneira geral toda a ação humana que é influenciada pela consciência da situação concreta na qual se realiza e da existência dos agentes sociais entre os quais a ação acontece.
O conceito de ação social foi eleito o conceito primordial na teoria de Max Weber. Para ele a ação humana sempre tem um sentido, ou seja, uma intenção e um motivo. 
*
*
Os sentidos da ação seriam basicamente
quatro:
Tradicional – ação que se baseia nos usos e costumes sociais.
Afetiva – ação motivada pela emotividade de quem a pratica.
Orientada por valores – ação que é um fim em si mesmo.
Racional – ação orientada para um fim determinado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais