Buscar

Aula 3 - DMPL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA)
*
A Lei das S.A.’s aceita uma ou outra, no entanto, a DMPL é mais completa, sendo uma de suas colunas a dos lucros ou prejuízos acumulados.
A DMPL passou a fazer parte do conjunto completo das demonstrações contábeis através da vigência do CPC 26.
No entendimento da FIPECAFI, a DMPL passa a ser obrigatória para praticamente todas as empresas e substitui, de forma definitiva, a DLPA.
2
*
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) possibilita a clara evidenciação, num determinado momento, da movimentação ocorrida na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
*
DLPA
Saldo do início do período
± Ajustes de exercícios anteriores
Saldo Ajustado
± Lucro ou Prejuízo do Exercício
+ Reversões de Reservas
Saldo à disposição
(-) Destinações do Exercício
 (-) Reservas
Saldo no fim do Exercício
 (-) Dividendos
*
AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Sempre que houver alguma mudança nas estimativas contábeis ou que se identifique algum erro em exercício anterior, deve-se fazer modificações nas demonstrações.
Novas Informações
Falha no uso ou uso errôneo da informação
Ajustes (prospectivos)
Ajustes (retrospectivos)
*
AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Efeitos de mudanças na estimativa contábil
É um ajuste do valor contábil de ativo ou passivo, ou do valor do consumo periódico de ativo decorrente de avaliação da posição corrente e esperada dos benefícios futuros e das obrigações associadas com ativos e passivos.
Resultam de novas informações, devendo a entidade reconhecer o efeito da mudança no exercício da mudança e em exercícios futuros.
*
AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Erro de exercício anterior
São omissões e má apresentação nas demonstrações contábeis de um ou mais exercícios anteriores, decorrentes de falha no uso, ou de uso errôneo de informações confiáveis.
A entidade deve reconhecer o ajuste no exercício em que o erro foi identificado e evidenciar as mudanças provocadas pelos ajustes nos exercícios anteriores.
*
A DMPL não está interessada em demonstrar o desempenho da entidade, ela busca apresentar, detalhada e exclusivamente, as variações que ocorreram em uma das origens de recursos: o capital próprio.
*
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia as variações ocorridas em todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido em determinado período e não apenas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido.
*
A preparação da DMPL é relativamente simples. Basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas ou subgrupos do Patrimônio Líquido.
A técnica é fazer uma planilha eletrônica, utilizando uma coluna para cada uma das contas/subgrupo do Patrimônio Líquido da empresa e abrindo uma coluna para o Patrimônio Líquido total. Nas linhas são registradas as transações correspondentes.
*
INFORMAÇÃO A SER APRESENTADA NA 
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
A entidade deve apresentar na demonstração das mutações do patrimônio líquido: 
O resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores; 
Os efeitos das alterações nas políticas contábeis e as correções de erros;
Para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período.
*
*
*
Embora a lei n.º 11.638, de 28 DEZ 2007, que altera a lei 6404/76 (Lei das SA), tenha extinta a conta lucros acumulados, a DLPA continua sendo levantada. Caso seja apurado lucro, este deve ser o mais rápido possível destinado, como dividendos, aumentos de capital ou reservas. 
A DMPL é mais completa que a DLPA, pois além de demonstrar o lucro, demonstra também todo o PL, que é a riqueza da CIA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais