Buscar

Gestão Ambiental e Sustentabilidade


Continue navegando


Prévia do material em texto

GESTÃO AMBIENTAL
Nesta aula, você irá: 
1. Conhecer o Histórico e a Definição de Gestão Ambiental.
2. Refletir sobre o conceito de Sustentabilidade.
3. Identificar o Ciclo de Vida.
4. Compreender a Valorização de Resíduos.
5. Estabelecer relações ambientais com o Design de Produtos e Processos.
Recursos naturais  
Os recursos naturais são  classificados em renováveis  e não renováveis .  Os recursos não renováveis dividem-se em minerais não energéticos (fósforo, cálcio, etc) e energéticos (combustíveis fósseis). Os recursos renováveis englobam a água, o ar, a biomassa, vento.
A partir da Lei da conservação da massa, podemos perceber alguns fatos:  
Não existe processo 100% eficiente. Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria. apenas é possível transformá-la de uma forma em outra.
A poluição ambiental e’ consequência da produção e do consumo, e atinge água, solo e ar.
Sempre haverá geração de resíduos indesejáveis em todas as atividades dos seres vivos.
Existe um grande desequilíbrio: a geração de resíduos e’ maior do que a capacidade de reciclagem do meio.
Pense:
- É preciso atender às necessidades humanas (melhor qualidade de vida).
- Não existe a reciclagem completa da energia (a energia dispersada em qualquer transformação será perdida para sempre).
- Percebemos o aumento da entropia, o que implica maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais.
- A exploração de recursos naturais de maneira inadequada resulta em mais poluentes e energia de baixa qualidade, resultando em excessivos problemas para a Terra.
Vamos definir meio ambiente?
Com base na Constituição Federal (CF), o meio ambiente é classificado em 4 partes:
Meio Ambiente Natural:
Formado pelo solo, a água, o ar, flora , fauna e todos os demais elementos naturais responsáveis pelo equilíbrio dinâmico entre os seres vivos e o meio em que vivem (art.225, caput e §1º da CF ).
Meio Ambiente Cultural:
Aquele composto pelo patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, turístico, científico e pelas sínteses culturais que integram o universo das práticas sociais das relações de intercâmbio entre homem e natureza (art.215 e 216 da CF).
Meio Ambiente Artificial:
É o constituído pelo conjunto e edificações, equipamentos, rodovias e demais elementos que formam o espaço urbano construído (art. 21, XX, 182 e segs., art. 225 CF).
Meio Ambiente do Trabalho:
É o integrado pelo conjunto de bens, instrumentos e meios, de natureza material e imaterial, em face dos quais o ser humano exerce as atividades laborais (art.200, VIII CF).
Gestão Ambiental
Agora que já conhecemos sobre um pouco mais sobre meio ambiente, vamos entender a Gestão Ambiental:
 
“é a forma pela qual a organização se mobiliza, interna e externamente, para a conquista da qualidade ambiental desejada. Ela consiste em um conjunto de medidas que visam ter controle sobre o impacto ambiental de uma atividade.” Tinoco (2004, p.109).
Acesse o artigo : 
Gestão Ambiental: a conscientização dos acadêmicos de uma universidade com relação a questões ambientais 
(FERREIRA & PILATTI, 2007).
Sistemas de Gestão Ambiental:
O conceito foi primeiramente introduzido na Holanda em 1985.
“A parte do Sistema de Gestão Global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prática, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.” (NBR ISO 14001).
Campos e Melo (2008), relacionam alguns modelos de Sistemas de Gestão Ambiental: 
• Responsible Care: Programa desenvolvido pela Canadian Chemical Producers Association – CCPA, surgido no Canadá em 1984 e implantado em diversos países a partir de 1985, encontra-se atualmente em mais de 40 países com
indústrias químicas.
• Norma Britânica BS 7750: iniciou-se em 1991, e teve sua primeira publicação em junho do mesmo ano com a formação de um comitê técnico no British Standards Institution (BSI).
• EMAS – Eco-Management and Audit Scheme: Sistema Europeu de Eco-Gestão e Auditorias. Foi adotado pelo Conselho da UE em junho de 1993, e é aberto à participação voluntária das empresas desde abril de 1995.
• NBR ISO 14001: norma do conjunto ISO 14000 que especifica os requisitos de tal sistema de gestão ambiental, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações, não estabelecendo requisitos absolutos para desempenho ambiental.
Quais as etapas para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental?
Conhecer (mapear) os processos da empresa.
Analisar os aspectos ambientais.
Analisar os impactos ambientais.
Elaborar procedimentos.
Criar uma política ambiental
Implementação do sistema de gestão ambiental.
O conjunto ISO 14000
A ISO 14000 é uma norma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas. No Brasil a ABNT ficou responsável por esta atividade.
 
O desenvolvimento do conjunto ISO14000 deu-se de forma semelhante ao conjunto ISO 9000. Da mesma forma que não existe certificação i ISO 9000 (existe i ISO 9001, ISO 9002...), uma empresa pode receber certificação ISO 14001, mas não em ISO 14000, pois não existe certificação ISO 14000.  
A norma está fundamentada em Melhoria Contínua de Processos, ou seja,  no ciclo PDCA  - Plan–Do–Check–Act (Planejar – Fazer – Verificar – Agir) :
PLANEJAR
Estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização.
EXECUTAR
Implementar os processos.
VERIFICAR
Monitorar e medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos, metas, requisitos ambientais legais e outros e relatar os resultados.
AGIR
Tomar ações para continuamente melhorar o desempenho do sistema da gestão ambiental.