Buscar

AV2 METODOLOGIA CIENTIFICA 2015

Prévia do material em texto

AV2- METODOLOGIA CIENTIFICA/2015 DP 2° SEMESTRE
1)Sabendo que são muitas as diferenças entre a língua falada e a língua escrita, enumere a 2 coluna de acordo com a primeira.
Primeira coluna
1-Língua falada
2-Língua escrita
Segunda coluna
(  ) Fragmentária
(  ) elaborada
(  ) planejada
(  ) pouco uso de passivas
(  ) emprego frequente de passivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta
a)1,2,1,2,1
b)2,1,2,1,2
c)1,2,2,1,2.
d)2,2,1,1,1.
2)Coloque V(verdadeiro), F (falso) para as afirmações abaixo:
(  ) A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano direto.
(  ) A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
(  ) A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a que todos pretendem chegar.
(  ) A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais.
(  ) As línguas são uniformes, são códigos que refletem o pensamento humano e suas crenças e hábitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
a)F,F,F,F,V.
b)V,V,V,V,F.
c)F,V,F,V,F.
d)V,V,F,F,V.
3)Quem já não ouviu essa famosa frase do Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica", José Abelardo Barbosa de Medeiros, nas décadas de 1950 a 1980, foi protagonista de um enorme sucesso e considerado um dos melhores comunicadores de rádio e televisão do Brasil. Seguindo seu exemplo, observamos na leitura da web aula que a comunicação é essencial à vida humana, tanto que se trata de uma capacidade inerente ao ser social.
Sabendo disso, analise as afirmações:
I-Existem muitas formas de comunicação, quando utilizamos da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que estamos utilizando uma linguagem verbal.
II-Quando utilizamos imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação, estamos nos utilizando de uma linguagem não verbal.
 III-A necessidade de comunicação é intrínseca ao ser humano, pois vivemos em permanente interação com a realidade que nos cerca e com as outras pessoas. 
IV-Podemos dizer que o processo comunicativo encontra-se relacionado a três fatores, que são a linguagem, a língua e a fala.
Estão corretas as afirmações
a)I,II,IV estão corretas, sendo a III errada
b)II, III estão corretas, sendo a I e IV errada
c)III,IV estão corretas, 
d)I, II, III, IV estão corretas.
4)Sobre as concepções de linguagem: Concepção de linguagem como forma de interação; concepção de linguagem como meio de comunicação; concepção de linguagem como expressão do pensamento, analise as afirmações abaixo:
I-A concepção de linguagem como forma de interação, acredita que as pessoas que não conseguem se expressar é porque também, não são capazes de articular a interação e o pensamento lógico.
II-A concepção de linguagem como meio de comunicação entende que o falante tem em mente uma mensagem a transmitir a um ouvinte e para isso ele a coloca em forma de código e a remete por um canal.
III-A concepção interacionista de linguagem corresponde a concepçao de linguagem como expressão do pensamento, sendo uma forma inquietante diante da lingua falada e da lingua escrita.
 
Assinale a alternativa correta
a)Estão corretas I,II,III.
b)Está correta I
c)Está correta II
d)Está correta III
5)Observe que todo texto está inserido dentro de um contexto, que se encontra inserido dentro de um momento sócio-histórico-cultural, pensando assim, analise as asserções I e II.
I - A dialogicidade existente no texto permite que vejamos a visão de mundo que o autor possui e coloca em seu texto. Essa visão de mundo pertence a uma ideologia, que são signos e valores de nossa vida social (as idéias veiculadas pela sociedade e inseridas no texto).
Portanto,
II- Usamos com muita desenvoltura a intertextualidade, que são os diálogos com outros textos orais e escrito.
Assinale a asserção correta
a)A asserção I e II estão corretas e a II complementa a ideia de dialogicidade.
b)A asserção I e II estão corretas e a II independe a I.
c)A asserção II está correta e a I incorreta.
d)A asserção I e a II estão incorretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes