Buscar

Av1 - Pedagogia - Educação de Jovens e Adultos

Prévia do material em texto

Av1 - Pedagogia - Educação de Jovens e Adultos
1)Quando nos reportamos historicamente tentativa de Erradicação do Analfabetismo no Brasil, nos deparamos com vários autores confirmando que durante longo período o governo de maneira geral, não demonstrou preocupação com a Educação no Brasil. Com os jesuítas, a proposta centrava-se na sensibilização de corpos dóceis, a partir de catequização. Posteriormente, o trabalho manual na lavoura, não indicava a necessidade de um comportamento elitizado, vocabulário rebuscado e participação de todos em atividades intelectuais. Apenas por volta de 1920, denota-se o início da preocupação com o analfabetismo por quê:
a)Constata-se que mais de 70% da população brasileira estava composta de analfabetos, 
b)Surge interesse da elite em buscar integração entre educação elementar, profissional e intelectual,
c)A estrutura de um pensamento homogêneo, tenta buscar maneiras de erradicar o analfabetismo através de atendimento individual aos sujeitos.
d)A população brasileira na época, era desprovida de cultura, fato que incomodava muito a elite vinda de Portugal,
2)Considere as afirmativas abaixo, indicando a INCORRETA:
a)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
b)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.
c)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo, instituições ligadas aos Movimentos Sociais, também podem ofertar essa modalidade de ensino, quando voltada apenas para alfabetização.
d)A EJA, deve ser considerada apenas como processo compensatório, seus frequentadores, são alunos trabalhadores, marcados pela destituição de direitos, assim, nunca conseguirão alcançar êxito, por implicar em problemas ligados à faixa etária.
 Alternativa assinalada
3)De acordo com a LDBn. 9394/96, a Educação de Jovens e Adultos é considerada:
a)Aligeiramento da escolarização,
b)Modalidade de Ensino,Alternativa assinalada
c)Responsabilidade da rede privada,
d)Movimento que favorece apenas contexto prático,
4)Historicamente a EJA vai estabelecendo possibilidades diferenciadas da escola tradicional, em função da participação de Paulo Freire. Ainda durante a década de 1950, várias iniciativas e ações observadas passavam à margem das reflexões e discussões sobre o analfabetismo no Brasil. Nessa época Paulo Freire, a partir de um novo paradigma pedagógico, começa a instigar uma mudança de pensamento sobre a EJA, e sobre a prática do professor, partindo do princípio de que:
a)A educação tradicional não poderia entrar em conflito com outras tendências pedagógicas que começavam a desabrochar,
b)A educação podia ser entendida como um ato político, podendo servir tanto para a submissão como para a libertação do povo, Alternativa assinalada
c)A educação deveria favorecer o trabalho com os adolescentes, no sentido de torná-los mais dóceis,
d)A educação tradicional deveria permanecer como modelo pedagógico durante todo o período de redemocratização no Brasil.
5)O trabalho proposto por Freire, procurava favorecer maior criticidade aos participavam das atividades promovidas pelo Círculo da Cultura. Durante a Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, momento em que o Círculo da Cultura, foi extinto, dando lugar à criação do:
a)Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro,
b)Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, Alternativa assinalada
c)Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional,
d)Conferência Nacional de Educação,
a
d
b
b
b

Continue navegando