Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Socialização - Seminário de Socialização de Estágio 
Nome do Tutor (a): Maria Jeanne de Oliveira Siqueira
Nome dos acadêmicos (as): Ana Clara Lopes Rodrigues
1
 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO
	Razão Social: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)		
	CNPJ: 32.351.431/0002-70		
	Nome Fantasia: CRAS MAANAIM		
	Tipo de Instituição: 	
( X ) Pública
( ) Privada
( ) Terceiro setor		
( ) Outra (mais opções)	Ramo de Atividade: 	
( ) Serviços
( ) Indústria
( X ) Outra (mais opções)	
	End: Rua Castelo Branco, 0 	Bairro: Santa Luzia	
	Cidade: NOVO PROGRESSO	UF: PA	Fone: (93) 98423-4465
	CEP.:68193-000	E-mail: crasnp2024@gmail.com	
	Representada por: Rose Marins		
	Cargo: Coordenadora		
 DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO
INTRODUÇÃO 
 Está presente pesquisa tem como finalidade apresentar o Estudo e Análise da Instituição CRAS-MAANAIM, em NOVO PROGRESSO – PA, na qual foi a unidade concedente para a realização do estágio obrigatório I, que visa na observação e prática do exercício da profissão de Serviço Social.
 O Centro de Referência de Assistência Social CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. É o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
 Histórico da instituição
 Em 2004, com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), o Centro de Referência de Assistência Social foi instituído, a partir da implantação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
 O CRAS está inserido no Serviço Único de Assistência Social (SUAS), organizado a partir de uma rede de proteção social, sendo classificada como proteção social básica. A porta de entrada da Assistência Social.
 O CRAS MAANAIM na cidade de Novo Progresso no Pará, antes da consolidação da politica Nacional da assistência social, funcionava apenas um departamento de assistência que desenvolvia atividades assistencialistas. Já em 2010 foi implantado o CRAS devido a necessidade de descentralização dos serviços de um espaço físico onde fossem realizados as ações socioeducativas para a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos e materiais, sendo assim desde 2010 o CRAS vem realizando trabalhos com famílias através dos grupos de convivência. O CRAS está localizado em uma área de concentração indivíduos em situação de vulnerabilidade social, facilitando o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade das áreas da zona urbana e rural.
 Área de atuação, 
objetivos e finalidades
 O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. 
 O objetivo e garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida.
 A finalidade e Orientar indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional
 Demandas atendidas
 pela instituição
1. Atendimento e acompanhamento familiar; identificação e atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social.
2. Benefícios assistenciais: Orientação e acesso a benefícios como Bolsa Família, Beneficio de Prestação o Continuada (BPC) solicitação de documentos, benefícios eventuais e outros programas
 3. Oficinas e atividades socioeducativas: Promoção de atividades que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários. (curso de corte e costura, curso de violão)
4. Encaminhamento de usuários para outros serviços da rede de proteção social, como saúde, educação e justiça.
5.Acompanhamento psicossocial: Atendimento e suporte psicológico para indivíduos e famílias.
6. Cadastro Único: Encaminhamento para Atualização e inclusão de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
7. Grupos de convivência: com grupos para idosos, crianças, adolescentes e mulheres gestantes e outros públicos específicos visando a integração social.
 Principais características da
 população atendida pela instituição
 Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
 Proposta de atuação ao usuário
 (rotina cotidiana da instituição)
 Os atendimentos começam as 07:00 horas com a Assistente Social, primeiro são dadas as fichas por ordem de chegada, sempre que os usuários são atendidos e devidamente lançado no GRS onde e explicado o que foi feito no atendimento, ex: se uma pessoa for solicitar documentos, temos que lançar a hora, a data e se foi perdido ou roubado o que foi solicitado, as visitas domiciliares também são de grande importância pois ali vemos a realidade dos usuários.
O SERVIÇO SOCIAL NA
 INSTITUIÇÃO
 Trabalha com questões como Visitas domiciliares, exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos, ajuda em campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais 
 Origem do Serviço Social 
 na Instituição
 O surgimento da Assistência Social enquanto política de governo no Brasil, ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. Inicialmente, as bases ideológicas do Serviço Social estavam relacionadas com os interesses da classe trabalhadora e suas necessidades. Mas também com os interesses das classes dominantes, de cunho moral e religioso, onde a doutrina social era direcionada ao trabalhador e sua família, num contexto que visava uma perspectiva de ajuste e enquadramento social
O Assistente Social
 Para se tornar um Assistente Social é preciso ter os requisitos que a profissão exige, que são:
Graduação em Serviços Sociais
Registro no CRESS
Ter o perfil necessário para o dia a dia da profissão
Ser atualizado em assuntos relacionados a políticas públicas e direitos e deveres civis
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Em linhas gerais, a instituição tem um público numeroso, abrange vários bairros onde encontram-se pessoas nas mais variadas situações, desde vulnerabilidade, desproteção e foi risco social. Portanto o CRAS dispõe de profissionais do Serviço Social, as quais utilizam seus conhecimentos técnicas- operativas para melhor atender as demandas advindas da população.
 O Serviço Social apresenta diversas demandas, o qual dispõe de um discurso de compromisso ético-político com a população, mas se não realizar uma análise das condições concretas vai reeditar programas e projetos alheios às necessidades dos usuários, Diante disso, é a capacitação permanente que possibilita ao. profissional romper com a prática rotineira, acrítica e burocrática, e buscar, a partir da investigação da realidade a que estão submetidos os usuários, a reorganização da sua atuação, tendo em vista as condições de vida dos mesmos e os referenciais teóricos e políticos hegemônicosna profissão, previstos na sua legislação
 
image1.png
image2.png
image3.png
image4.jpg
image5.jpg
image6.jpg
image7.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina