A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Avaliando o aprendizado 2015

Pré-visualização | Página 1 de 4

Acreditava-se que o mapa mais antigo, já encontrado, teria sido produzido, por volta de 2500a.C, pelos babilônios. O material foi produzido sobre uma placa de argila cozida e representa o vale de um rio, provavelmente o Eufrates. Atualmente, esse material está guardado em qual universidade?
		
	
	
	
	
	 
	Universidade de Harvard, EUA
	
	
	
	
	A ciência cartográfica originou-se com as inquietações que sempre se manifestaram no ser humano. Embora o seu desenvolvimento tenha ocorrido de forma substancial, nos últimos anos (com as novas tecnologias), logo após a Idade Média houve um incremento importante do conhecimento na cartografia. Esse período histórico é conhecido como:
		
	
	
	 
	Grandes Navegações
	
	
	
	
	
	
	A Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Dentre as funções da cartografia NÃO está:
		
	
	
	 
	Auxiliar na elaboração de expressões matemáticas;	
	
	
	
	
	
	
	A Grécia Antiga, considerada o berço da civilização ocidental, muito contribuiu para o desenvolvimento de ciências como Filosofia, Matemática e Astronomia.
Quem foi o Filósofo, astrônomo e matemático da escola de Alexandria que foi responsável pelo cálculo da circunferência da Terra?
		
	
	
	
	
	 
	Erastóstenes
	
	
	
	
	Com o desenvolvimento cartográfico até os dias atuais, novas tecnologias e ferramentas foram incorporadas à pesquisa nessa área. A Cartografia pode contar com valiosos recursos, exceto:
		
	 
	Redes Sociais
		2.
		Coordenadas geográficas é um conjunto de linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentidos vertical e horizontal. Sobre coordenadas geográficas, analise as afirmativas abaixo.
I. O equador é o principal paralelo e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul
II. Com exceção do equador, todos os paralelos dividem a Terra em partes desiguais.
III. O meridiano de Greenwich divide a Terra nos Hemisférios Leste ou Ocidental e Oeste ou Oriental.
A(s) afirmativa (s) correta (s) é(são):
		
	
	
	
	 
	I e II
		3.
		O Brasil é o maior país da América do Sul, localiza-se numa posição centro oriental da América do Sul.  Diferentemente do que quase todo mundo pensa, o Brasil não vai do Oiapoque ao Chuí ¿ mas do Caburaí, no estado de Roraima, ao Chuí, no Rio Grande do Sul.  No que se refere às lontitudes, nossos limites são a Serra de Contamana, no Acre, e a Ponta do Seixas, na Paraíba.
Observe a figura acima e identifique as latitudes do Monte de Caburaí e Chuí, respectivamente:
		
	
	
	
	 
	5º16nortee33º44´S̲
		4.
		Para a aplicação nos estudos de cartografia, de geoprocessamento e de sensoriamento remoto, é fundamental aprender sobre o sistema Universal Transverso de Mercator (UTM). Esse sistema é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos EUA, em 1950, com o objetivo de abranger todas as longitudes. A sua contagem é bastante diferente daquela verificada no sistema de coordenadas geográfica, dividido em graus. No sistema UTM, a contagem dos fusos da projeção UTM se inicia onde?
		
	
	
	
	 
	Do antimeridiano de Greenwich;
		
		O espaço geográfico mundial conta com inúmeros países e comunidades.  Na figura a seguir, observe os pontos A, B e C.
 
 
 
Qual das opções abaixo apresenta a correta localização de UM dos pontos do cartograma?
		
	
	
	
	
	Ponto A está na Latitude 0º e na Longitude 80º Oeste
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Há milhares de anos, os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. Um exemplo é a arte rupestre, composta por 
antigo de cartografia que visava representar a aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Mapa de Bedolina
		5.
		As duas projeções cilíndricas mais conhecidas são as de Mercator e a de Peters. Entre elas vamos traçar um quadro de diferenciações, embora sejam do mesmo tipo de projeção.
Observe a figura apresentada e julgue as assertivas abaixo:
I. A projeção A é de Mercator
II. A projeção B é de Peters
III. Ambas as projeções são de Mercator
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	I e II
		6.
		O princípio da geometria do sistema de projeções permitiu que muitos mapas fossem criados. As sombras projetadas no plano facilitaram a visualização e a interpretação do globo terrestre.
Então, pode-se dizer que, atualmente, existem mais de duas centenas de formas de projeção, diferentes variações.
Observe a figura apresentada. A figura representa qual projeção?
		
	
	
	
	 
	Cilíndrica
	A escala é a relação existente entre as medidas do mapa e as medidas reais, ou seja, as medidas do terreno. Todo mapa é feito de acordo com uma escala, que indica quantas vezes as medidas reais foram diminuídas.
A escala que é expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distância na superfície real, é chamada de:
 
		
	
	
	
	
	 
	Escala numérica
	Uma carta topográfica do IBGE em formato digital foi ampliada ao ser impressa. Sua escala original era de 1:50.000. A distância entre duas cidades nessa escala é de 12 cm, mas, na carta impressa, a distância passou a ser de 25 cm. Qual é a escala numérica da carta após a impressão?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	1:24.000.
	A região do bairro da Cidade Nova, no município de Feira de Santana, é atendida por uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, situada nas dependências do Colégio Estadual Luiz Viana. Em uma determinada noite, a central telefônica do SAMU recebeu uma ligação, informando que havia um idoso necessitando de um atendimento médico de urgência, com suspeita de ter sofrido um mal estar súbito. Antes de prestar o atendimento, a equipe planejou como seria o procedimento, e verificou em um mapa impresso existente em uma das paredes da base, que a partir das informações repassadas, a residência do idoso ficava distante 27,5 cm da base. Sabendo que este mapa está na escala 1:12.500, qual a distância aproximada entre os dois pontos.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	3.438 m
	
	
	Quando um cientista organiza a sua mapoteca, ele pode separar e classificar os seus cartogramas de diferentes maneiras, portanto, vai depender exatamente dos objetivos da classificação.
 
No caso do cartógrafo organizar a sua mapoteca de acordo com a escala, os tipos de mapas serão subdivididos em:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Cadastrais, topográficas e geográficas
	De acordo com a escala, os tipos de mapas são subdivididos em: 1) Cartas cadastrais ou planas; 2) Mapas ou cartas topográficas e; 3) Mapas ou cartas geográficas. Sobre o assunto, julgue as assertivas abaixo:
I. Toda planta possui escala grande, com muitos detalhes, informações e a área representada sendo pequena
II. As cartas topográficas contêm detalhes planialtimétricos e abordam aspectos naturais e artificiais de uma área geográfica, possibilitando a determinação de altitudes
III. Mapas geográficos representam grandes regiões, como países, continentes e o mundo
A(s) afirmativa (s) correta (s) é(são):
		
	 
	I, II e III
	Uma madame, viciada em consumo, está no início de uma avenida e deseja ir até o shopping centerque se situa no final dessa avenida.
De posse da planta da cidade, ela quer saber exatamente quantos metros terá de andar até chegar aoshopping center, sabendo que a planta da cidade está representada na escala 1:10.000 e que a distância do ponto que a consumidora está até o shopping

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.