Buscar

AV1 2015.2 ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E FINANC. DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E FINANC. DE PROJETOS
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	
	
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        
	
	 1a Questão (Ref.: 201301351239)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O relatório Brundtland criticou o modelo de desenvolvimento adotado pelos países desenvolvidos, "por ser insustentável e difícil de ser copiado pelos países em desenvolvimento e mais ainda pelos países pobres, por estes adotarem políticas que tendem a acelerar mais rapidamente o esgotamento dos recursos naturais". Desta forma, o conceito de desenvolvimento sustentável, que diz que "a geração presente deve atender as suas necessidades, sem comprometer as gerações futuras no atendimento de suas próprias necessidades". Qual das afirmativas abaixo é a correta?
		
	
	a sustentabilidade é o esforço que todos devem fazer para diminuir os danos ao meio ambiente, à exceção ocorre somente se for para melhorar a vida dos países pobres, que pode usar qualquer tecnologia para gerar emprego e renda.
	
	a sustentabilidade é quando as empresas e pessoas são conscientes do seu papel em trabalhar em equipe para gerar a maior riqueza para todos dentro da organização.
	
	o desenvolvimento sustentável serve para que a sociedade aumente a consciência de que os recursos naturais são escassos e finitos, logo deve ser usado o mais intensamente possível
	
	o desenvolvimento sustentável indica que governo, setor privado e sociedade devem trabalhar juntos para usar o máximo dos recursos naturais, visando melhorar o bem estar social e erradicação da pobreza.
	 
	o desenvolvimento sustentável significa a compatibilidade do crescimento econômico com desenvolvimento humano e qualidade ambiental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301730698)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existe um movimento que tem provocado o crescimento do engajamento das empresas na direção da responsabilidade socioambiental, seja por motivação intrínseca, seja por pressões da mídia, dos consumidores, dos concorrentes, da legislação ou dos financiadores. Por que motivo?
		
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre o paralelismo entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre a consequência entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre as dicotomias entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	 
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre a interdependência entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre o conflito entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301730746)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Já se considera que empresas sustentáveis geram valor no longo prazo para o acionista. Qual a principal razão para isto?
		
	
	pois estão mais preparadas para enfrentar riscos políticos, geoeconômicos e sociais.
	
	pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e trabalhistas.
	 
	pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.
	
	pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, políticos e ambientais.
	
	pois estão mais preparadas para enfrentar riscos sociais, políticos e ambientais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301351283)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Querer ser uma empresa verde e ser reconhecida pelo mercado como tal, não é nada fácil. Na verdade, precisa fazer parte do planejamento estratégico da própria organização. A Interbrand é a maior empresa de consultoria de marcas do mundo e todo ano ela publica o seu relatório Best Global Green Brands (As Melhores Marcas Verdes Globais). Uma empresa global que tem se destacado nos últimos anos como a empresa mais verde do mundo, além de ser a líder na categoria de "fabricante de celulares" e foi considerado em 2013 como a mais sustentável, é a Nokia. Seus esforços vão desde à pesquisa de produtos mais sustentáveis até criar uma rede reciclagem com mais de 5.000 pontos de coleta em 100 países. Só no Brasil, são mais de 300 pontos de coleta. Entre as alternativas abaixo, qual é a correta?
		
	
	As empresas buscam se tornarem verdes, pois os investidores do mercado de ações preferem essas empresas, mesmo que deem prejuízos, comparadas com outras que dão muito lucro, mas são poluidoras.
	
	As empresas tendem a se tornarem verdes em suas atividades visando melhorar a sua imagem perante os governos e, dessa forma, pagarem menos impostos.
	
	As empresas buscam se "esverdear" na condução de seus negócios, porque sabem que os fornecedores cobram preços mais baratos em nos insumos vendidos.
	
	As empresas buscam se tornarem verdes porque os bancos cobram taxas de juros mais baixas na concessão dos empréstimos destinados a expansão de suas atividades.
	 
	As empresas buscam serem verdes porque ganham na redução dos desperdícios, tornam os custos menores pela possibilidade de reuso dos materiais recicláveis e contribui para melhorar a imagem da empresa junto aos investidores e aos consumidores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301252121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada vez mais empresas brasileiras têm publicado suas ações nas áreas: social e ambiental e ________________ foi quem trabalhou inicialmente para ter tornado popular a publicação do Balanço Social e Ambiental, dando publicidade aos atos adotados pelas empresas nessas áreas. Por isto essa organização, se apresenta como uma associação de empresas, sem-fins lucrativos, que tem como missão mobilizar, sensibilizar e apoiar as empresas para que elas incorporem políticas e práticas de responsabilidade social e ambiental na gestão de seus negócios.
		
	
	a BOVESPA
	 
	o Instituto Ethos
	
	a Fundação Getúlio Vargas
	
	o Banco Central (BACEN)
	
	a Comissão de Valores Mobiliários - CVM
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301806474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A legislação ambiental se coloca precisamente na existência de desentendimentos homéricos entre as facções do poderia econômico - sempre se apresentando em nome do progresso - e a extrema fraqueza dos bens da natureza - sempre rotulada como intocável -, provocados inúmeras vezes por uma visão distorcida e desinformada das questões ecológicas ou ambientais. Mais do que nunca, portanto, a lei ambiental impõe:
		
	 
	Limites ao poder econômico.
	
	Liberdade aos mais fracos.
	
	Direitos de uso e exploração ao homem.
	
	Deveres à natureza.
	
	Limites de crescimento aos ecossistemas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301806573)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da "ecoeficiência", proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD): I. Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços. II. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços. III. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas. IV. Intensificar a reciclagem de materiais. V. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis. VI. Prolongar a durabilidade dos produtos. VII. Agregar valor aos bens e serviços. Diante desta listagem, a prática da "ecoeficiência" pode ser aplicada:
		
	
	Apenas à agricultura, ao turismo e às indústrias de transformação.
	
	Apenas à agricultura e às indústrias de transformação.
	
	Apenas às indústrias de transformação.
	 
	A todas as empresas brasileiras.
	
	A todas as empresas, à exceção das do setor de turismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301197450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ecoeficiência corresponde, essencialmente, a um conceito norteador das atividades do setor de
		
	
	artes.negócios.
	
	pesquisa científica.
	
	política.
	
	eleições.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301252149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	__________ é causado pela presença em concentração adequada de determinados gases na atmosfera da Terra, os quais são chamados de gases de efeito estufa (GEE) justamente por estarem associados a esse fenômeno. A presença dos gases permite que a atmosfera capte raios solares e retenha uma parte do calor emitido, fazendo com que a temperatura média do planeta mantenha-se em níveis adequados para o desenvolvimento da vida. É um fenômeno que ocorre de forma natural, que independe, portanto, da ação do homem e das atividades econômicas.
		
	
	O aumento da fome na África
	
	A diminuição das geleiras nos Alpes Suíços
	
	O aumento das áreas desérticas no mundo
	
	O efeito global
	 
	O efeito estufa
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301730756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A luta contra o aumento do efeito estufa é muito mais complexa do que aquela que vem sendo travada, por exemplo, pela proteção da camada de ozônio. A razão decorre do fato da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) se apresentar como algo mais difícil de atingir. Marque a alternativa que mais contribui para esse fenômeno?
		
	
	a queima dos biocombustíveis, que estão presentes em quase todas as atividades humanas.
	 
	a queima de combustível fósseis, que está presente em quase todas as atividades humanas.
	
	a queima de combustível de origem do petróleo, que está presente em quase todas as atividades humanas.
	
	a queima de combustível de origem do carvão, que está presente em quase todas as atividades humanas.
	
	a queima de combustível de origem nuclear, que está presente em quase todas as atividades humanas.

Outros materiais