Buscar

AVALIANDO 7

Prévia do material em texto

1.
		Uma espira circular de área 1m2 é colocada em um campo magnético.
O campo mantém-se perpendicular ao plano da espira, porém sua intensidade diminui uniformemente à razão de 2T por segundo. Calcule a intensidade de corrente que circula pela espira se a resistência elétrica da mesma vale 4Ω.
	
	
	
	
	
	1A
	
	
	1,5
	
	 
	2A
	
	 
	0,5A
	
	
	2,5A
	
	
	
		2.
		Dois fios longos, retos e paralelos, situados no vácuo, são percorridos por correntes contrárias, com intensidade 2A e 4A, e separadas entre si de 20 cm. Calcule a intensidade do vetor indução magnética resultante no ponto P, equidistantes dos referidos fios, conforme indicado na figura abaixo.
 
	
	
	
	
	
	2x10-5T
	
	 
	8x10-6T
	
	 
	1,2x10-5T
	
	
	4x10-6T
	
	
	6x10-5T
	
	
	
		3.
		Uma espira circular de raio r (10cm) é colocada num campo magnético uniforme B, perpendicular ao plano da espira. O campo magnético começa a variar a uma taxa constante dB/dt = 0,80T/s.
Qual a força eletromotriz  induzida nessa espira aproximadamente?
	
	
	
	
	
	1V
	
	
	100mV
	
	
	50mV
	
	
	0,25V
	
	 
	25mV
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Um pequeno corpo imantado está preso à extremidade de uma mola e oscila verticalmente na região central de uma espira cujos terminais A e B estão abertos, conforme indica a figura. Devido à oscilação do ímã, aparece entre os terminais A e Bda espira:
 
	
	
	
	
	 
	uma tensão elétrica constante
	
	
	uma corrente elétrica constante
	
	
	uma tensão e uma corrente elétrica, ambas constantes
	
	
	uma corrente elétrica variável
	
	 
	uma tensão elétrica variável
	
	
	
		5.
		O alicate-amperímetro é um medidor de corrente elétrica, cujo princípio de funcionamento baseia-se no campo magnético produzido pela corrente. Para se fazer uma medida, basta envolver o fio com a alça do amperímetro, como ilustra a figura abaixo.
A alça do alicate é composta de uma bobina com várias espiras, cada uma com área A = 0,6 cm2. Numa certa medida, o campo magnético, que é
 perpendicular à área da espira, varia de zero a 5,0 × 10-6 T em 2,0 × 10-3 s.
 Qual é a força eletromotriz induzida, e, em uma espira?
	
	
	
	
	
	-2,5x10-7V
	
	 
	-1,0x10-7V
	
	 
	-1,5x10-7V
	
	
	-2,0x10-7V
	
	
	-3,0x10-7V
	
	
	
		6.
		Considere as seguintes situações: I. Um corpo condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica. II. Um transformador em funcionamento. III. Um feixe de elétrons movimentando-se com velocidade constante. Em que situações se forma um campo magnético?
	
	
	
	
	
	Apenas II e III
	
	 
	I, II e III.
	
	
	Apenas II.
	
	 
	Apenas I e II.
	
	
	Apenas I.

Continue navegando