Buscar

Condicionantes Naturais e Humanos da agricultura - Causas e consequencias da fome

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FEFIS GEOAGRÁRIA
Condicionantes naturais da agricultura, técnica, capital e mercado.
Quais os fatores que mais influenciam a agricultura: os naturais ou os humanos?
CONDICIONANTES NATURAIS: Vários fatores contribuem para facilitar a expansão da área cultivada entre estes podemos salientar o clima, o solo e o relevo. A influência climática é a mais importante, exercendo-se tanto em consequência das variações da temperatura como da umidade. Os solos também possuem uma influência muito grande sobre a distribuição das plantas, influindo tanto a sua textura quanto a sua composição química. O relevo atenua a temperatura. 
CONDICIONANTES HUMANOS: Salientamos o poder que tem o homem de modificar estes condicionantes, desde que disponha de técnicas e de capital. Além desse tipo de influência, há uma série de fatos que condicionam a atividade agrícola. Assim, a cultura em larga escala, em caráter comercial, de determinado produto, só pode desenvolver-se em áreas acessíveis aos mercados consumidores.
As causas e consequências da fome.
“... qualquer vira-lata rico ou um gato mimado é melhor cliente para a agroindústria do que um ser humano pobre”.
Fome é consequência da falta de alimentos? A fome é um mal necessário?
A fome é a situação em que uma pessoa permanece privada, durante um período de tempo prolongado, quantitativamente e qualitativamente, dos alimentos que lhe fornecem as calorias (energia) e as substâncias nutritivas necessárias à vida e à saúde de seu organismo. Mesmo nos países desenvolvidos uma parcela da população é vítima da fome. Mas é nos países subdesenvolvidos que o flagelo da fome atinge maior número de pessoas. Nesses países a maior parte da população sofre os efeitos ou consequências da fome: morte prematura, raquitismo, baixa estatura, fadiga, perturbações digestivas, tuberculose, baixo rendimento escolar, maior facilidade para contrair doenças infecciosas, alto índice de mortalidade infantil, baixa esperança de vida, etc. 
As causas da fome são: A terra é vista como uma simples mercadoria, ou seja, como um bem de investimento de capitais ou reserva de valor e não como meio de produção. Em vista disso a terra perde função social. / 
Os pequenos proprietários rurais, não dispõem de técnicas modernas de produção. Por desconhecimento, dificuldades financeiras ou outras razões. A produção e a produtividade que conseguem são baixas. / 
A preocupação com a exportação conduz uma forma problemática de utilização da terra nesses países. / 
O colonialismo alterou profundamente a organização social em seu benefício. Apoderou-se da terra e fez com que ela se tornasse sua propriedade individual. 
A solução para o problema depende de vontade política governamental, pois é, na grande maioria dos casos um problema econômico, e não natural.
PROFESSOR CARLOS ALEX

Outros materiais