Buscar

Aula - Princípios Constitucionais Fundamentais.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito Constitucional I
Princípios Constitucionais Fundamentais
Profª. Fernanda Mauri Borges
*
Introdução
Os princípios fundamentais estão previsto no Título I da CF/88, os quais estabelecem sua forma, estrutura e fundamento (Art. 1º), a divisão de seus poderes (Art. 2º), os objetivos primordiais a serem perseguidos (Art. 3º) e as diretrizes a serem adotadas nas suas relações internacionais (Art. 4º).
Conforme os ensinamentos do constitucionalista português Canotilho em relação aos princípios constitucionais: “constituem a síntese ou matriz de todas as restantes normas constitucionais.” Tais princípios funcionam como base para o legislador na produção das leis, e aos magistrados e membros do poder executivo, para a aplicação das mesmas. 
*
Os princípios fundamentais constituem o fundamento ético de atuação do Estado, funcionando como ideias extremas nas exigências da justiça.
FUNDAMENTOS
Os fundamentos de um Estado devem ser compreendidos como os valores essenciais que compõem sua estrutura. 
Os incisos do Art. 1º da CF/88 atribui valores especiais dentro de nossa ordem constitucional. São eles:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana; 
IV – os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa;
V – o pluralismo político.
*
Soberania
Constitui um dos atributos do próprio Estado, pois este não existe sem soberania. O princípio da soberania possui características e aplicabilidade da supremacia do Estado brasileiro na independência da ordem política externa e na ordem política interna. Em relação à manifestação da soberania no ordenamento jurídico interno, há o poder de impor dentro do território nacional, o cumprimento de regras de conduta criadas pelo Poder soberano. Tocante ao ordenamento externo, a soberania manifesta - se como a necessária independência e autodeterminação que um País soberano possui perante os outros países. De acordo com as palavras de Miguel Reale: “soberania é o poder que o Estado tem de organizar - se juridicamente e de fazer valer dentro do seu território a universalidade de suas decisões nos limites dos fins éticos de convivência.”
*
Cidadania
O termo “cidadania” tem um sentido amplo e não abrange apenas a titularidade de direitos políticos, mas também os civis. 
Tal princípio alcança o direito de votar e ser votado, bem como o efetivo exercício dos divergentes direitos como educação, saúde e trabalho, previstos na Constituição Federal. A cidadania é, portanto, a prerrogativa que permite a participação e fiscalização dos cidadãos na gestão do Poder Público
*
Dignidade da Pessoa Humana
O valor dignidade da pessoa humana deve ser entendido como o absoluto respeito aos direitos fundamentais, com a finalidade de obtenção de condições dignas para todos. É de grande relevância por ser considerado o princípio central da Constituição Federal e a essência do ordenamento jurídico. É através da fundamentação na dignidade da pessoa humana que se consagra a proteção e o respeito da integridade física e 
psíquica da pessoa.
*
Os Valores Sociais do Trabalho e da Livre-iniciativa
Tal princípio é considerado o fundamento para a ordem econômica no Brasil, sendo indispensáveis para o adequado desenvolvimento do Estado brasileiro. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa revelam o modo de produção capitalista vigente, tentando a Constituição, harmonizar o capital com o trabalho. O trabalho é considerado a forma para a obtenção do bem - estar e da justiça e funciona como redução das desigualdades sociais baseado na ordem social. A propriedade privada é um dos princípios gerais da ordem econômica e é o pilar do regime econômico capitalista, sendo a livre iniciativa característica fundamental deste regime. 
*
Pluralismo Político
Tem como significado, a livre formação de correntes políticas no país, permitindo a representação de divergentes camadas da opinião pública. O princípio do pluralismo político veda a adoção de leis infraconstitucionais que estabeleçam um regime de partido único ou ainda um sistema de bipartidarismo 
forçado ou que impeçam uma corrente política de se manifestar no país. A sociedade em que vivemos é pluralista, ou seja, admite diversas opiniões e aceita a possibilidade de divergentes correntes sociais, ideológicas, culturais, políticas e econômicas.
No art.17 da Constituição Federal, se encontra o pluripartidarismo, ou seja, a existência conjunta de diversos partidos políticos no plano eleitoral. 
*
OBJETIVOS FUNDAMENTAIS
Art. 3º, CF:
Constituem Objetivos
Fundamentais da 
República Federativa
do Brasil:
CON GARRA ERRA POUCO
Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, Idade e quaisquer outras formas de discriminação.
GARantir o desenvolvimento nacional.
Reduzir as desigualdades sociais e regionais
 1) livre
4) CONstruir uma sociedade 2) justa
 3) e solidária
5) ERRAdicar a pobreza e a marginalização
*
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 4º, CF:
A República Federativa 
do Brasil rege-se nas
 suas relações 
internacionais pelos 
seguintes PRINCÍPIOS:
Autodeterminação dos povos
2) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade
3) Prevalência dos direitos humanos
4) Repúdio ao terrorismo e ao racismo
5) Independência nacional
6) Não-intervenção
7) Solução pacífica dos conflitos
8) Defesa da paz
9) Concessão de asilo político
10) Igualdade entre os Estados
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais