Buscar

Atividade InterDisciplinar - Thales Mckarttney

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

8
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
THALES MCKARTTNEY DA SILVA SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A
 
Palmares
2015
THALES MCKARTTNEY DA SILVA SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A
Atividade Interdisciplinar
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bime
stral na disciplina de Atividades Interdisciplinares
.
Orientadores: 
Regiane 
Brignoli
, Alessandra 
Petrechi
, 
Clévia
 Faria, Suzi Bueno Almeida.
Palmares
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES	4
3 CONCLUSÃO	7
4 REFERÊNCIAS	8
1 INTRODUÇÃO
	Esta atividade enfoca na empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A onde foi solicitada uma análise financeira e orçamentária sobre a mesma com base nas demonstrações de resultados, fluxo de caixa e orçamento de vendas e produção de todo o ano corrente considerando a projeção de venda em trimestres com as devidas obrigações tributárias e seu faturamento a fim de maximizar seus lucros. Através desses artifícios contábeis e financeiros, o administrador, contratado pela empresa, terá capacidade para informar aos senhores Fabio e Petrolina Gusmon, sócios da ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A, se o negócio é viável para investimento de acordo com os números apresentados pela DRE, fluxo de caixa e os orçamentos de venda e produção podendo também, por meio dessa análise, explicar a situação da organização para os futuros acionistas se o novo produto a ser implantado no mercado trará lucro ou prejuízo para a empresa.
	
2 ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES
	As inovações tecnológicas estão sendo implantadas no mercado global em períodos cada vez mais curtos. Televisores HD, FULL HD, ULTRA HD (4K); computadores com capacidade de processamento mais poderosos; videogames se aproximando da realidade virtual; celulares (que agora são chamados de smartphones ‘telefone inteligentes’) que ameaçam a extinção dos computadores pessoais devido ao seu alto desempenho e equivalência de suas funções mas que podem ser levados consigo no bolso de sua calça. Tudo isso reflete num mercado globalizado e extremamente competitivo, obrigando essas mudanças em curto espaço de tempo.
	Mesmo o Brasil enfrentando uma crise política, os empreendedores estão encontrando oportunidades para passar por cima desse revés e oferecendo soluções criativas para atrair seus clientes. De acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em relação à área de automação industrial, os dados apontam um crescimento de 4%. A Consumer Electronics Association (CEA), os smartphones continuarão liderando a indústria em termos de receita. Os novos produtos chineses possuem previsão de crescimento de 19% nas vendas de smartphones em relação a 2014, ou seja, 1.509.761 unidades devem ser vendidas até o fim de 2015. Sua perspectiva é que a China seja responsável por 34% de todos os aparelhos vendidos no mundo neste ano. Então, por mais que o país encontre dificuldades nas áreas políticas e econômicas, o mercado de eletrônicos continuam em crescimento devido as transformações e inovações que chamam a atenção e aos olhares do público, fazendo com que este segmento se torne uma necessidade na casa das pessoas.
	Já para a ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A, realizamos as seguintes análises, abaixo, informando todo o planejamento de investimento que os sócios pretendem fazer para alavancar o seu faturamento. Nessas análises, serão abordados as Demonstrações dos Resultados, o Fluxo de Caixa e os Orçamentos de Venda e Produção da empresa que, com o resultado dessas análises, teremos um parecer da melhor tomada de decisão para o futuro da organização.
	Continuando com nossa análise, a ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS é uma empresa considerada sólida nos momentos atuais, disponibilizando 2000 ações no mercado financeiro pelo preço de R$20,35 (vinte reais e trinta e cinco centavos) por ação. Os dados foram utilizados pela demonstração dos indicadores financeiros citados acima na planilha “Mercado de Capitais” onde pode ser visto que a estrutura da empresa é viável para novos empreendedores e investidores que procuram oportunidades para agregar valor	 e gerar lucro. 
	A partir dos dados demonstrados por esses indicadores, observamos que a margem ou o lucro operacional demonstra uma positividade quanto à rentabilidade. O retorno e a receita líquida apresentam um bom índice de liquidez, pois, através do Lucro Por Ação (LPA) de R$54,46, o retorno do lucro por um prazo (usualmente por 12 meses) por 35% e o Preço por Lucro (P/L) de 0,41, indica que o retorno do capital investido na compra de ação dura apenas 0,4 anos, ou seja, quatro meses. Resumindo, a empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A apresenta uma estrutura contábil e financeira bastante favorável, com perspectivas positivas de crescimento, com uma percentagem de dividendos bem atrativas, com retorno de capital rápido e um investimento mais acessível para investidores que se interessam em comprar com baixo risco de perdas ou prejuízos, tornando assim, uma empresa econômica e financeiramente sustentável. 
3 CONCLUSÃO
	Com base em todo o conteúdo abordado nesta pesquisa, foi enfocado um detalhamento das contas da empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A através de análise das Demonstrações dos Resultados, do Fluxo de Caixa e dos orçamentos de vendas e produção, este último abrangendo uma pesquisa de mercado em sua atualidade, apontando uma análise SWOT sobre a organização, efetuando resultados que viabilizam a tomada de decisão positiva sobre a investidura na empresa.
	No geral, podemos observar a importância do controle financeiro e orçamentário para a saúde de uma organização. É através dessas ferramentas que podemos trabalhar com mais tranquilidade minimizando riscos, tomando as melhores decisões para que o objetivo de todas as empresas seja concretizado: a maximização do lucro e o crescimento sustentável e, consequentemente, a transformação em um “case de sucesso” que, hoje, é almejado por todos os empreendedores.
	
	
4 REFERÊNCIAS
Bussola do Investidor. Disponível em https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/lucro_por_acao_lpa.asp/ Acesso em 10/10/2015.
Infomoney. Disponível em http://www.infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/319360/conheca-diferencas-entre-dividend-yield-dividend-payout/. Acesso em 28/09/2015.
OIT. Disponível em http://www.oitbrasil.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o/. Acesso em 28/09/2015.
Gestão de Pessoas. Disponível em http://www.administradores.com.br/ . Acesso em 01/10/2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus; 2010.
OLIVEIRA, Elisete Alice Zanpronio de. Gestão de pessoas. Londrina: UNOPAR, 2014.
DRE e Fluxo de Caixa. Disponível em http://www.administradores.com.br/ . Acesso em 01/10/2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando