Buscar

Questionário de Revisão IAU (todas questões)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário de Revisão 
Aula 1
“Assim como não existe uma propaganda para difundir a boa arquitetura, também não existem instrumentos eficazes para impedir a realização de edifícios horríveis. A censura funciona para os filmes e para a literatura, mas não para evitar escândalos urbanísticos e arquitetônicos, cujas consequências são bem mais graves e mais prolongadas do que a publicação de um romance pornográfico”
ZEVI, Bruno. Saber Ver Arquitetura. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009
Faça um comentário sobre o texto acima retirado do livro “Saber Ver Arquitetura” escrito por Bruno Zevi e defina o que é Arquitetura e qual sua importância para a sociedade.
Aula 2
Caracterize as antigas cidades Mesopotâmicas.
Comente sobre a influência da religiosidade na concepção das cidades do Antigo Egito.
O Pátio Interno é um elemento construtivo característico da arquitetura de cidades do Oriente no período da Antiguidade. Quais são suas principais funções? Por que essa solução era utilizada nas edificações daquela época?
Faça um breve comentário sobre o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e sua relação com o espaço.
Qual o principal material utilizado na construção das cidades Mesopotâmicas? Cite algumas de suas vantagens e desvantagens. 
Aula 3
Cite as características da arquitetura chinesa e comente suas semelhanças e diferenças em relação a à arquitetura japonesa.
Quais as três zonas que setorizavam área urbana na Grécia Antiga? Caracterize-as.
Uma das particularidades das cidades gregas na Antiguidade era o controle populacional proposto pelos teóricos da época. Quais eram os principais motivos para que isso ocorresse? Comente. 
Quais eram os órgãos indispensáveis para o funcionamento da cidade grega? Cite suas características.
É possível definir a distribuição do traçado urbano nas cidades da Grécia Antiga como liberal e orgânico. Comente essa afirmação.
Aula 4
Caracterize “Domus” e “Insulae”.
Estradas, pontes e aquedutos são exemplos de intervenções características da Roma Antiga e se destacavam por serem soluções práticas e nunca vistas naquela época. Destaque a importância e as principais funções de cada um desses elementos.
Redija um breve comentário sobre as civilizações Etruscas e cite as três normas para planificação de cidades propostas por ela.
O arquiteto romano Marcus Vitruvius Polios que viveu no decorre do século I a.C é famoso por proposições acerca de padrões construtivos que serviram de base para a concepção da chamada Arquitetura Clássica. Quais são essas proposições? Relacione-as com elementos da arquitetura greco-romana.
Cite as principais semelhanças e divergências entre as cidades gregas e romanas.
Aula 5
Os núcleos urbanos construídos pelas civilizações árabes possuem grande influência das cidades greco-romanas, porém grandes particularidades os diferenciam das mesmas. Quais são elas?
Faça um comentário sobre a influência dos povos árabes na construção de cidades europeias na península Ibérica. 
A arquitetura arábica possui uma enorme influência do Islamismo que instituía normas que intervinham na concepção das edificações tanto na sua estrutura como em sua estética. Exemplifique e comente sobre essas normas. 
Após a queda do império Romano, as cidades passam por um período de decadência decorrente de conflitos e invasões. Neste período grande parte da população procura refúgio nas áreas rurais gerando uma nova forma de ocupação de espaço. Cite as características desse novo paradigma de organização territorial.
As cidades medievais se destacavam pela forma de adaptação geográfica e por serem moldadas considerando o contexto histórico em que estavam inseridas. Em decorrência disso torna-se impossível uma descrição literal de como realmente era esse tipo de cidade, porém algumas características comuns podem ser enfatizadas. Dê exemplos e comente.
Os espaços públicos nos núcleos urbanos durante a Idade Média possuíam uma estrutura setorizada e complexa. Fale sobre esse estilo de estrutura.
Uma caraterística comum tanto as cidades medievais quanto a alguns núcleos urbanos na antiguidade era a presença das muralhas que delimitavam e protegiam a área urbana. Cite exemplos de cidades em que isso ocorria e os principais motivos para que esse tipo de construção estivesse presente. 
Aula 6
 O italiano Filippo Bruneslleschi se consagrou como um dos maiores contribuintes para mudanças no paradigma da Arquitetura durante o século XV. Dentre suas principais contribuições se destacam a invenção da perspectiva e a proposição de novas normas que foram responsáveis revolucionar o estilo de projetar na época. Faça um breve comentário sobre as intervenções supracitadas destacando a importância delas para a formação e concepção da Arquitetura.
O século XV é marcado como o período das chamadas Grandes Navegações. O descobrimento do novo continente propiciou um terreno completamente intocado e ideal para a construção de cidades novas seguindo os moldes da arquitetura europeia. Cite as principais características desses novos núcleos urbanos e destaque as principais divergências entre eles as cidades já construídas no continente europeu.
 Entre os anos de 1594 e 1610, Paris começa e vivenciar transformações no seu plano urbanístico em decorrência de políticas públicas propostas pelo rei Henrique IV. Comente sobre essas intervenções destacando sua relevância para a modificação da paisagem na cidade.
Faça um breve comentário sobre a influência da Arquitetura clássica sob o estilo renascentista e dê exemplos de elementos construtivos comuns à ambas.
O novo método de se conceber projetos arquitetônicos proposto no século XV, na prática, não representou grandes transformações nos núcleos urbanos da época. Comente essa afirmação.
AULA 7
No período Revolução Industrial surge uma nova configuração de núcleo urbano classificada como cidade liberal ou industrial. Cite os principais fatores que propiciaram o surgimento desse novo estilo de cidade.
A cidade industrial se caracteriza pela paisagem moldada a partir do frenético e desordenado desenvolvimento industrial e demográfico, o que causou incontáveis problemas nesses núcleos urbanos tanto no âmbito funcional como social. Cite e comente algumas dessas adversidades. 
 A ausência de intervenção do poder público e a falta de legislação nas cidades industriais conferiu à elas também a definição de “cidades liberais”. Porém após conflitos políticos, a área urbana vivenciou mudanças drásticas e a partir do momento que a implementação de leis que controlavam o plano urbanístico foi feita, os setores públicos e privados tinham seus direitos e deveres definidos perante a construção da cidade, surgindo assim um novo conceito de núcleo urbano denominado como “cidade pós-liberal”. Destaque as principais diferenças entre as cidades “liberal” e “pós-liberal” e dê sua opinião sobre a importância das políticas públicas de planejamento urbano. 
O modelo de cidade “pós-liberal” de certa forma influência o modo como são organizados os núcleos urbanos na contemporaneidade. Faça um breve comentário sobre essa afirmação destacando as qualidades e defeitos desse estilo de organização urbana. 
Na metade XIX, a capital francesa passa a ser reconhecida como uma das principais referências de gestões pós-liberais, em decorrência de uma série de fatores como alto nível técnico e leis avançadas de planejamento urbano implementadas pelo governo do prefeito Georges-Eugené Haussman. Cite algumas intervenções presentes nesse plano urbanístico da cidade e comente seus prós e contras. 
AULA 8
Caracterize o movimento Moderno e comente sobre sua importância para a Arquitetura. 
Cite as funções que se desenvolvem na cidade moderna segundo Le Corbusier e dê exemplos enfatizando sua relevância para a construção de um núcleo urbano equilibrado e funcional.
Comente sobre a importância da habitação na cidade moderna e como ela influencia no projeto e disposição
dos demais elementos urbanos.
Aponte as principais divergências entre as cidades moderna e pós-liberal.
Dê exemplos de cidades modernas e relacione suas características e elementos aos conceitos propostos pelo movimento moderno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando