Buscar

Prova Discursiva Fundamentos e Economia - 08.2015(Kati) (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra. De acordo com (Goldberg 2004) citado por Tebchirani (2011), apontam seis causas desse baixo desempenho. Cite 03 dessas causas.
Resposta esperada:
Altas taxas de inflação.
Déficits no orçamento público.
Inadequação na gestão macroeconomia.
Desequilíbrio nas contas externas.
Cambio Instável.
Questão 2/5
	Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são: fatores de produção, unidades consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições. 
	
	Descreva os elementos: (1) unidades produtoras ou firmas, (2) instituições.
	Resposta esperada:
	As unidades produtoras ou firmas (empresas) têm como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho, sob a coordenação de um empresário.
As instituições indicam as regras do jogo, sob as quais operam os agentes. O bom funcionamento do sistema depende da estabilidade e da solidez desse elemento.
Questão 3/5
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.
Explique a fase pré – cientifica:
Resposta esperada:
Questão 4/5
O que significa a sigla CHA?
Resposta esperada:
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Questão 5/5
Explique a teoria neoclássica:
Resposta esperada:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais