Buscar

Exercício 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: TAMNA AUREM MEDEIROS CUNHA 
	Matrícula: 201102013714
	Disciplina: SDE0245 - FUND.EPIDEMIOLOGIA  
	Período Acad.: 2014.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Segundo PAIM (2006) o saber planejador e o saber epidemiológico podem ser considerados tecnologias não materiais aplicadas nos processos de trabalho em saúde coletiva, especialmente no que se refere à organização, à gestão e à avaliação. Sobre o planejamento de ações em saúde NÃO É CORRETO afirmar que: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	O planejamento facilita a organização do trabalho e das atividades dos profissionais de saúde. 
	
	
	O planejamento possibilita a articulação dos trabalhos de cada profissional em função dos objetivos estabelecidos pela organização, traduzindo políticas públicas em práticas assistenciais ou ações de saúde. 
	
	
	O planejamento está condicionado às influências e determinações que a estrutura da sociedade faz incidir sobre as ações de saúde.
	
	
	O planejamento em saúde ajuda a pensar a ação coletiva para que organizações públicas de saúde possam agir melhor. 
	
	
	A identificação de problemas e necessidades faz com que o planejamento diminua a consciência sanitária dos cidadãos e profissionais da saúde. 
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		Jairnilson Silva Paim e Eduardo Mota (2011) relataram que a partir do final da década de 1990, os desafios da implantação do SUS no Brasil motivaram a reflexão sobre as relações entre Epidemiologia e Planejamento em Saúde. Teixeira (1999) enfatizou o grande dinamismo da produção científica no Brasil e a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia no planejamento em saúde destacados os seguintes usos: I No processo de formulação de políticas. II Na definição de critérios para a repartição de recursos. III Na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde. IV Na elaboração de planos, programas e projetos. V Na avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde. Agora, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Qualidade de Vida é um termo que representa uma tentativa de nomear características da experiência humana. Possui um conceito subjetivo que aborda diferentes dimensões da vida do ser-humano. Nesse contexto, são Componentes do Complexo da Qualidade de Vida COM EXCEÇÃO DE: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	Trabalho e renda.
	
	
	Posse de terras e imóveis.
	
	
	Saúde e educação.
	
	
	Cultura, esporte e lazer.
	
	
	Alimentação e Nutrição.
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	Microbiologia
	
	
	Renda
	
	
	Educação
	
	
	Saneamento básico
	
	
	Moradia
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		No processo de planejamento de saúde podem ser destacados quatro momentos, que para fins didáticos, podem ser visualizados e descritos de forma separada, entretanto, são momentos simultâneos. Com relação a esses momentos leia as afirmativas abaixo: I No momento explicativo são identificadas as necessidades e problemas, buscando possíveis explicações sobre a ocorrência e produção dos mesmos. II No momento normativo procura-se definir o que deve ser feito (objetivos, metas, atividades, recursos). III No momento estratégico se definem estratégias para superação de obstáculos (desenho estratégico) e se estabelecem cursos de ação para o plano, programa ou projeto. IV No momento tático-operacional, busca-se realizar as ações. Agora, assinale a alternativa correta: 
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		O planejamento e a gestão constituem um dos suportes disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Onde não encontramos esse planejamento?
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde;
	
	
	na elaboração de planos, programas e projetos;
	
	
	na definição de critérios para a repartição de recursos;
	
	
	no processo de formulação de políticas;
	
	
	na falta de organização de ações e serviços;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais