Buscar

Gabarito da prova direito empresarial 4º semestre de ciências contabeis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito da prova
	Questão
	Resposta
	1
	A 
	2
	B 
	3
	B 
	4
	A 
	5
	D 
	6
	B 
	7
	D 
	8
	D 
	9
	A 
	10
	D 
	11
	Enunciado - 
Gumercindo era proprietário de uma clínica odontológica em sociedade com sua noiva Júnia. Após o termino do relacionamento Gumercindo vendeu sua parte na sociedade para Mônica. Ocorre que Gumercindo foi o idealizador da clínica, ele é quem realizava a captação dos clientes, cuidava dos funcionários, enquanto que Júnia, apenas o auxiliava administrativamente. Diante desta situação, Gumercindo resolveu que abriria sua própria clínica e assim faria concorrência para sua ex noiva, mostrando a ela que sem a presença dele a clínica dela não prosperaria. Diante do caso em tela, responda se é possível que Gumercindo abra sua própria clínica sempre justificando sua resposta:
Resposta Esperada - 
Gumercindo não poderá abrir concorrência com sua noiva através de outra clínica pelos próximos 5 anos a contar da venda, em virtude da cláusula de não restabelecimento implícita em qualquer contrato de alienação de estabelecimento. Esta hipótese só seria possível caso tivesse autorização explícita para explorar idêntico ramo.
	12
	Enunciado - 
Em 2008 Leonice e Leopoldo resolveram tornar-se sócios em uma fábrica de roupas intimas, chamada de "Femina Artigos Femininos Limitada". Acontece, que mesmo com retorno satisfatório, Leonice e Leopoldo começaram a ter problemas de relacionamento. Em 2013, ambos decidiram que não havia mais condições de manterem a sociedade, assim decidiram promover uma dissolução parcial, onde apenas Leonice continuaria com a atividade e não teria mais nenhum sócio. Desta forma, faz-se necessário alterar o nome empresarial? Justifique sua resposta 
Resposta Esperada - 
Sim, A alteração do nome empresarial é essencial, já que a "limitada" enseja a presença de dois ou mais sócios, permanecendo apenas um dos sócios como é o caso vivido por Leonice, a mesma terá que alterar de Limitada para Eireli- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. A Eireli é uma sociedade unipessoal, mas preserva a responsabilidade limitada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais