Buscar

Estudo dirigido 1a Unidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Centro de Ciências da Saúde – CCS - Curso de Farmácia
Disciplina de Biossegurança – Profa. Dra. Sibele Ribeiro de Oliveira
Estudo dirigido – 1ª Unidade
1 – Qual a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos serviços de saúde?
2 – Cite os principais riscos inerentes aos serviços de saúde, exemplificando cada tipo.
3 – A cabine de segurança biológica representa um dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) mais utilizados em laboratório. Qual o tipo de cabine que oferece maior proteção e quando ela deve ser utilizada?
4 – Além de uma cabine de segurança biológica, que outros EPCs são indispensáveis em um laboratório de análises clínicas?
5 – Quais os Níveis de Biossegurança? Em que nível enquadra-se um laboratório de análises clínicas?
6 – Como se dividem as classes de risco, de acordo com a patogenicidade dos microrganismos? Cite exemplos de agentes que podem ser manipulados em cada classe.
7 – Qual a importância dos mapas de risco e como eles devem ser construídos?
8 – Como se dividem as áreas/espaços nos serviços de saúde (hospitais), de acordo com os riscos de transmissão em cada local?
9 – Qual a importância da utilização das autoclaves nos serviços de saúde? Quando elas devem ser usadas?
10 – Ao ser admitido em um concurso na área de saúde na área laboratorial, um farmacêutico, após a realização dos exames admissionais, foi encaminhado para receber algumas vacinas antes do início de suas atividades profissionais. Quais as vacinas seriam essenciais nesta situação e qual a importância de recebe-las?
11 - A CONEP (Comissão Nacional de Ética e Pesquisa) é um órgão colegiado de composição multi e transdisciplinar, de natureza consultiva, deliberativa, normativa e educativa. Sua importância, em termos de Biossegurança, ocorre devido a:
a, determinar quais os EPIs e EPCs devem ser utilizados;
b, orientar quais os recursos biotecnológicos devem ser utilizados em cada pesquisa;
c, regulamentar quanto à proteção dos sujeitos da pesquisa a ser desenvolvida;
d, interferir apenas quanto ao descarte de resíduos radioativos;
e, ter parceria com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de cada hospital.
12 – A CTNBio classificou os OGMs (Organismos Geneticamente Modificados), através da Lei 11.115/2005, Art.14, de acordo com classes de risco. Marque abaixo a Classe de Risco a que se refere um OGM que contém sequências de DNA/RNA de organismo doador ou receptor com alto risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha elevado risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
a, Classe de Risco 1;
b, Classe de Risco 2;
c, Classe de Risco 3;
d, Classe de Risco 4.
13 – O Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) trata-se de uma certificação exigida para a realização de qualquer atividade de pesquisa e desenvolvimento com OGM (Organismo Geneticamente Modificado). Sobre ela, marque a alternativa incorreta:
a, a certificação CQB é fornecida pela CTNBio;
b, trata-se de uma certificação fornecida apenas para as instituições públicas já que as instituições privadas, pela regulamentação atual, não devem trabalhar com OGMs;
c, o CQB exige a constituição prévia de uma CIBio (Comissão Interna de Biossegurança);
d, o CQB pode ser emitido para as instituições trabalharem com uma ou mais atividades com OGMs; 
e, o CQB fornecido abrange, no âmbito experimental, a construção, o cultivo, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a liberação no meio ambiente e o descarte de OGMs.
14 – Dentro de um serviço de saúde, os roteiros de inspeção em Biossegurança são ferramentas valiosas no gerenciamento de riscos de acidentes nos mais diversificados tipos de ambientes. Sobre eles, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa errada:
a, a equipe deve desenvolver uma lista de questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores, de acordo com cada tipo de manipulação. Ex.: se há manipulação de produtos químicos, quais as práticas de trabalho, etc.;
b, todas as informações levantadas deverão ser apresentadas aos demais do grupo para que possam estar cientes e atualizados quanto ao ambiente em que trabalham;
c, a partir dos roteiros, pode haver sugestões de modificações que possam contribuir para o bom andamento das atividades;
d, as inspeções devem ser realizadas periodicamente (1 vez ao mês ou a critério da equipe);
e, é muito importante que as inspeções sejam realizadas sempre pelo mesmo profissional.
15 – A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um órgão que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. Sobre a CIPA, marque a alternativa incorreta:
a, deve sempre focar no desenvolvimento de ações preventivas e de controle de acidentes;
b, uma das atribuições do empregado é participar da eleição dos representantes da CIPA;
c, é de responsabilidade do empregador convocar as eleições para escolha dos representantes dos empregados, 1 semana antes do término do mandato;
d, o empregador deverá constituir a Comissão Eleitoral 50 dias antes do término da gestão em curso, que será responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral;
e, é muito importante que os representantes eleitos e designados recebam o devido treinamento assim que empossados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando