Buscar

atps planejamento 5 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução 
Podemos definir planejamento como um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins entre recursos e objetivos, visando melhor funcionamento das instituições. o ato de planejar e sempre um processo de reflexão de tomada de decisão sobre a ação um processo de raciocínio de meios materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização dos objetivos planejar faz parte da historia do ser humano e a busca de transformar sonhos em realidade ,com isso a sempre a necessidade de um bom planejamento para alcançar o que desejamos .planejar é uma atividade que esta dentro da educação, e tem como característica básica :evitar a improvisação ,estabelecer caminhos, o planejar e o avaliar andam de mãos dadas .planejamento educacional é uma processo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras corretas de chegar lá tendo em vista a situação que se encontra e as situações futuras para que o desenvolvimento da educação atenda tanto a sociedade quanto o individuo.
Sumario
1 Porque o planejamento educacional
2 Painel coletivo (passos de um planejamento)
3 observações iniciais a um roteiro de coordenação de um processo de planejamento
4 O marco referencial “a situação do idoso no brasil”
A questão do diagnostico
5 Plano setorial de curto prazo
1*porque o planejamento educacional
Quando falamos de um planejamento educacional não falamos só da escola trata-se também de ação social,politica,sindicalismo,religião e suas manifestações e governo. Para o autor a necessidade de um planejamento educacional mostra uma visão ingênua sobre escola-sociedade “que boa escola se tem bons cidadoes e boas pessoas “ ou seja se não tem uma boa educação não há uma boa sociedade .para Gandin ,há três tipos de ações :
*conservadores não há distinção entre a realidade desejada e a existente
*os revolucionários não a contato entre a realidade desejada e a realidade existente.
*os discordantes que querem mudança do que existe- a realidade desejada e a realidade existente.
A sociedade existente hoje –é uma sociedade capitalista onde quem tem, tem cada vez mais e quem não tem conquista cada vez menos. 
Sociedade desejada mais igualdades com riquezas melhor divididas para que as pessoas não tivessem necessidade de nada para isso teria que ter uma economia melhor e mais bem trabalhada.
Projeto educativo que temos hoje e um projeto ultrapassado, pois e necessário que o aluno apenas compareça em sala de aula sem a necessidade do aprendizado, defasado também para os professores que se é cobrado muito pouco que também lhe e dado pouco suporte. Projeto educativo desejado seria um projeto que cobra do aluno que ele se interessa e aprenda para alcançar o objetivo final e passar de ano aprendendo realmente o que lhe foi ensinado fazendo com que ele entenda que presença sem aprendizado não gerara resultados na sua formação no caso dos educadores um projeto que cobrasse mais que fosse feito reciclagem deles e houvesse um comprometimento com a profissão escolhida. O planejamento é importante porque dará direcionamento aquilo que será trabalhado pelo assistente social, sem planejamento ficara difícil encontrar o ponto inicial para chegar a uma solução final. Transformar requer planejamento, pois não adiante pegar aquilo que esta errada apenas para bagunçar ainda mais. Precisamos de planejamento em qualquer profissão ate mesmo na nossa vida pessoal, planejamento e sinal de trabalho e organização.
Passo 1 painel coletivo (inserir o painel no slide)
Passo 02 observações iniciais a um roteiro de coordenação de um processo de planejamento. (sumario 3)
*marco referencial é o ideal. Como é a realidade global? O que pretendemos alcançar neste contexto? Como deve ser nossa ação global para buscar o que pretendemos?
*diagnostico-é a comparação entre o ideal (deve ser) e o real. Ate que ponto esta contribuindo para que o mundo humano seja como pretendíamos que fosse-quais as causas do fracasso? Quais as causas do sucesso que distancia esta nossa instituição do ideal que dela fizemos? O que aumenta essa distancia? O que já existe que ajuda a diminuir essa distancia?
*programação - e a proposta de ação. O que fazermos no decorrer do plano (orientação da ação e ações concretas) para contribuir mais na direção do que pretendemos alcançar e para diminuir a distancia entre o ideal e o real de nossa instituição?
*marco referencial-estabelecer objetivos sem saber para qual finalidade é no mínimo perder o próprio tempo. Busca de identidade-base sociológica, filosófica, psicológica, pedagógica.
*marco situacional-descrição e julgamento do mundo nos aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, religiosos, e educacionais. Os pontos que terão realce são os que o grupo julgar que merecem. O fato de ressaltar alguns aspectos e deixar outro na penumbra já e um julgamento.
*marco doutrinal- a doutrina deve ser enunciada a respeito do homem e da sociedade. É preciso ter clareza sobre o que se pretende com o esforço que se faz. Por isso a descrição de uma sociedade ideal e de um homem ideal, não existente, talvez nem possíveis em todos os aspectos em todos os lugares ou em todos os momentos, é fundamental porque a partir dai todo esforço terá uma direção clara.
*marco operativo marco doutrinal se situa no nível dos fins enquanto o marco operacional se situa no nível dos meios. Convém ressaltar que não se trata de propor as ações concretas que se vá realizar, mas de enunciar o grande posicionamento que guiarão a ação da instituição como um todo e das pessoas que compõem seus quadros.
Observações: elaborando um processo de planejamento devemos ter uma base, um ponto de partida, para isso precisamos estudar e analisar o que temos de recurso disponível devemos ter como 1º passo a definição do grupo de coordenação de planejamento, pois esta tarefa não pode ser delegada a uma única pessoa ,2º passo e analisar que material será utilizado, o que temos de matéria? O que falta e onde buscar? 3º dividir as responsabilidades de cada pessoa. Na primeira etapa devemos sim ter uma base, mas também temos que ter o cuidado necessário para não mecanizarmos o plano, empobrecendo o processo. Podemos tomar como exemplo o setor educacional que vive constantemente em processo de planejamentos para alcançar seus objetivos educacional e administrativo, precisamos sim de uma boa base teórica para se sustentar, mas a metodologia a ser utilizada deve ser única da equipe técnica. Devemos evitar sobrecarregar um único componente do grupo, por este motivo o grupo todo deve estar comprometido com o objetivo final. Durante um processo de planejamento, não há nada que impeça uma alteração, afinal ele não e um documento e sim um plano havendo concordância da equipe as alterações podem ser feitas a qualquer moumento,devemos priorizar sempre o objetivo a ser alcançado durante o processo de planejamento e assim podendo chegar ao resultado final.
Passo 02 marco referencial a situação do idoso no brasil
A sociedade passa por grandes modificações. A tecnologia avança os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados a vida é cada vez mais agitada o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis principalmente quando se vive mais. Isso tudo necessita de uma capacidade de adaptação que nem sempre o idoso possui, fazendo com que eles enfrentem diversos problemas sociais. Uma pesquisa feita e reforçada pela organização das nações unidas (ONU) sobre o envelhecimento mostra que em 2002, o numero de pessoas com mais de 65 anos só tem aumentado e será superior ao numero de crianças com menos de cinco anos de idade. No Brasil pesquisa feita pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) mostra que atualmente 11% da população tem idade igual ou superior a 60 anos de idade o que representa cerca de 21 milhões de pessoas estando alcançando a sexta colocação no ranking de países mais longevos. A organização mundial de saúde (OMS) definiu como idoso um limite de 65 anos de idade para países desenvolvidos e 60 para países
subdesenvolvidos, os estudos mostra que a uma mudança o que antes era 16 idosos para cada 100 crianças hoje vem aumentando drasticamente de 30 para 100 praticamente dobrando em 20 anos isso vem ocorrendo devido ao planejamento familiar, queda de fecundidade também pela longevidade dos idosos. Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida e dar-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais, que ocorre de forma particular para cada individuo. E uma fase que ponderando sobre a própria existência, o individuo idoso conclui que alcançou muitos objetivos ,mas também sofreu muitas perdas ,das quais destaca-se a saúde um dos aspectos mais afetados. Apesar de todas estas mudanças vemos que o Brasil se encontra despreparado para atender os idosos. A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requer uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso e sua situação social
“A questão do diagnostico” (etapa 3 / passo1)
O diagnostico é uma maneira de concluirmos o problema de forma ampla e eficaz. O mesmo serve para identificar o problema de maneira que facilite tratar os fatos e acontecimentos, trata se a realidade existente vendo e analisando o que se tem de concreto, sem conhecimento não podemos solucionar problemas nem dar a direção necessária para os casos específicos. O diagnostico a partir da realidade consiste em pesquisa no sentido de explorar o meio para que essa realidade seja vista de forma ampla para ser analisada em sua totalidade, sem exploração de campo ficamos estacionados sem chegar à conclusão clara da realidade. O diagnostico confronta a realidade existente com o ideal traçado da sociedade desejada, sendo a programação uma proposta de ação dentro de um plano feitos em um planejamento afim de sanar as necessidades que vierem a se apresentar pelos diagnósticos. 
Questões para o levantamento do diagnostico
1. Ate que ponto nossa pratica esta coerente com o que desejamos?
2. Quais os pontos de apoio e os empecilhos encontrados nos diversos segmentos para a execução dos trabalhos de ajuda e apoio aos idosos?
3. Quais as principais dificuldades encontradas?
4. Quais caminhos devem ser utilizados?
(etapa 3 /passo 4 )
Plano setorial de curto prazo.
A questão do tempo para que seja de médio, curto longo prazo isso e muito relativo conforme o texto isso dependera muito da instituição de sua estrutura quanto maior a instituição maior será seus planos de curto, médio e longo prazo, ou seja, é algo condicionado ao tamanho da instituição e proporcional a ela também. Dependendo do andar do projeto pode acontecer uma subdivisão em um setor que foi criado, ou seja, para dinamizar o processo cada um fica responsável por certa atividade dentro do setor. Existindo um plano setorial de curto prazo significa que já existe um plano global de médio ou longo prazo, pois sem este plano setorial o plano de curto prazo não pode existir. Podermos entender que um plano setorial de curto prazo e um plano que detalha o processo evolutivo, pode comparar a uma organização social a qual tem seu objetivo e sua meta a ser alcançada, como essa organização pode solucionar o problema social de uma região sem começar por um ponto especifico e para solucionar o problema de um bairro tenho que começar por uma rua para solucionar o problema de uma rua tem que começar por uma família, para começar por esta família tem que começar por um membro dessa família. Dificilmente conseguiremos realizar um trabalho bem feito de forma coletiva, ou seja, não conseguiremos realizar um trabalho bem feito em um bairro iniciando o trabalho em dez ruas simultaneamente, pois, existe uma grande chance de ser feita uma confusão trocando as informações das famílias, acarretando complicações e comprometendo todo o trabalho na hora de solucionar ou apresentar um caso ou uma situação .outro detalhe e o fato de que o plano de curto prazo esta intimamente ligado ao de médio prazo ou seja para se alcançar o plano de médio prazo e necessário que o plano de curto prazo seja executado Comodo a atenção e com o máximo de perfeição possível.
Atividades forma de apresentação I:
	Para quem?
	Com quem?
	Como?
	Onde?
	Família (pais e filhos)
	Com profissionais qualificados ex: assistente socias, psicólogos,
	Palestras, programas, projetos, prevenção, etc
	Com idosos em situação de desamparo e risco.
1. OBJETIVOS: O que fazer com que as necessidades obtenham respostas nos objetivos, nas ações concretas a fonte deste objetivo é o diagnostico .
2. POLITICAS ESTRATEGICAS: Quais caminhos devem ser utilizados na questão, em qual órgão das politicas deve ser relacionada para a solução adequada, e que favoreça para encontrar o caminho a ser seguido.
3. DETERMINAÇOES GERAIS: Onde a urgência das ações se fazem presente a necessidade de cada membro da sociedade, entre na programação, com sua determinação e apresente conceitos e sugestões .
4. ATIVIDADES PERMANENTES: A programação dentro de um plano é uma proposta de ação para diminuir a distancia entre a realidade de instituição planejada e o que estabelece o marco operativo. Dito de outra forma é a proposta de ação para sanar (satisfazer) as necessidades apresentadas pelo diagnostico.
Conclusão:
“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.”
PETER DRUCKER
BIBLIOGRAFIA
LIVRO TEXTO DA DISCIPLINA (PLT 432)
http://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/condicoes-de-vida-do-idoso-no-brasil/
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2151723
http://www.paralerepensar.com.br/marizetefurbino_importancidplanejamento.htm
http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/gandin.pdf
http://wwws.universeg.com.br/universeg/entrevista42

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais