Buscar

NUCLEO -EXPRESSÃO GÊNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO – Profa. Dra. Marlene Boccatto
�
NÚCLEO INTERFÁSICO
O núcleo é, em geral, único e esférico ou ovóide, localizando-se no centro da célula ou ligeiramente desviado. Existem também muitos núcleos de forma irregular (Exs: células glandulares mucosa - achatada; leucócitos - lobulada). Há células com dois ou mais núcleos (Exs: célula hepática, fibra muscular esquelética). A forma do núcleo é muito usada para dar idéia da forma da célula, pois freqüentemente é difícil perceber ao microscópio óptico a forma das células animais. O núcleo interfásico é metabolicamente muito ativo sintetizando RNA e DNA. 
1. ENVOLTÓRIO NUCLEAR - constituído por duas membranas e um número variável de poros que regulam as trocas de macromoléculas com o citoplasma (este intercâmbio é muito seletivo). 
�
�
2. MATRIZ NUCLEAR OU NUCLEOPLASMA - apresenta-se como uma solução aquosa de proteínas, metabólitos e íons que preenche o espaço entre a cromatina e os nucléolos.
3. NUCLÉOLO - estruturas esféricas e densas constituídos por proteínas, RNA e um pouco de DNA. É o local da síntese de RNA ribossômico que se associa à proteínas para formar as subunidades que constituem os ribossomos. A cromatina (DNA) presente no nucléolo faz parte da região organizadora do nucléolo (RON) e de montagem das subunidades ribossômicas. 
4. CROMATINA constituída por filamentos de DNA associados a proteínas. O termo heterocromatina (hetero, distinto) designa a porções de cromatina que aparecem condensadas no núcleo interfásico (porções inativas da cromatina) em contraposição com a maioria da cromatina, que se apresenta difusa a eucromatina (porções geneticamente ativas). Distinguem-se dois tipos de heterocromatina: a heterocromatina constitutiva (porção condensada da cromatina e permanentemente inativa) localizada principalmente na extremidade dos cromossomos e perto do centrômero e a heterocromatina facultativa (heterocromatina que se apresenta condensada em algumas células, mas não em outras, do mesmo organismo). Ex. a cromatina sexual da fêmea dos mamíferos em algumas células o cromossomo X paterno está condensado e, em outras, o cromossomo X materno (corpúsculo de Barr). 
Freqüentemente observa-se no núcleo das células de mamíferos do sexo feminino uma partícula de cromatina bem visível, que não aparece nos núcleos de animais do sexo masculino. Esta cromatina é chamada cromatina sexual.
A cromatina sexual é um dos dois cromossomos X que se mantém condensado. No homem, cujos cromossomos sexuais são um X e um Y, o cromossomo X único não está condensado e não é visível como cromatina sexual. Portanto, embora no sexo feminino existam dois cromossomos X e no masculino apenas um, a dose de informação proveniente de X em ambos os sexos é igual, uma vez que na fêmea um está condensado, compensando sua dose extra (teoria da compensação de doses de Lyon).
Acima célula do epitélio bucal e leucócito femininos, ambos apresentando um cromossomo X condensado (cromatina sexual).
�
�
�
Níveis de organização num cromossomo eucariótico.
Nos cromossomos humanos, segundo os estudos de microscopia eletrônica de Du Praw e outros trabalhos, acredita-se que exista apenas uma dupla hélice de DNA por cromátide, a qual se apresenta na máxima compactação durante a metáfase. Mas os cromossomos não são apenas compostos de DNA. Este DNA se apresenta associado a proteínas básicas (histonas), proteínas ácidas (PCNH, proteína constitucionais não histônicas), RNA e íons. 
Os estudos de microscopia eletrônica evidenciaram a fita dupla de DNA, enrolada a proteínas especiais (histonas), passa a ser denominado nucleossomos.
Modelo para os níveis de organização num cromossomo eucariótico: 
DNA - NUCLEOSSOMO (forma da cromatina em “colar de pérolas” - SOLENÓIDES (fibra de 30nm) ALÇA (50X106pb) - ROSÁCEA (6 alças) - ESPIRA (30 rosáceas) CROMÁTIDES (10 espiras). As proteínas entram com 58% do peso da cromatina, o DNA com 39% e o RNA e íons com 3%.
�
�
�
�
�
DIFERENCIAÇÃO CELULAR – EXPRESSÃO GÊNICA – SINTESE DE PROTEÍNAS
Estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA)
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é o material hereditário da maioria dos seres vivos e, em sua estrutura química biopolimérica, elucidada por Watson e Crick em 1953, são encontradas inúmeras unidades monoméricas, os nucleotídeos, que se interligam na formação da extensa cadeia que caracteriza essa importante macromolécula. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado a partir da ligação entre um grupamento fosfato, uma molécula do açúcar desoxirribose e uma base nitrogenada. Nos nucleotídeos que formam o DNA, as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). Adenina e guanina são classificadas bioquimicamente como purinas, enquanto citosina e timina são classificadas como pirimidinas. 
O encadeamento dos nucleotídeos forma duas fitas poliméricas de DNA, as quais são mantidas emparelhadas graças à ocorrência de ligações de hidrogênio que se formam entre bases nitrogenadas vizinhas. Essas ligações entre os nucleotídeos das duas fitas ocorrem somente entre bases nitrogenadas complementares, de tal modo que os únicos pares de bases possíveis são A-T e C-G. Por outro lado, as ligações que unem os nucleotídeos ao longo de cada uma das duas fitas envolvem o grupamento fosfato e a desoxirribose. Tais ligações recebem a denominação de ligações fosfodiéster. 
Figura Estrutura em dupla fita do DNA. Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram um modelo de estrutura tridimensional do DNA, baseado, principalmente, nos estudos de difração de raio X de Rosalind Franklin e Maurice Wilkins e em estudos químicos da molécula.  Este modelo demonstrou que o DNA é uma dupla-hélice e que duas fitas de DNA se enrolam em torno do eixo da hélice. As ligações fosfodiesteres nas duas fitas estão em direções opostas – uma na direção 5’ ® 3’ e a outra 3’ ® 5’ – sendo antiparalelas.
A composição química dos ácidos nucleicos: DNA e RNA
Os ácidos nucléicos podem ser de dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico). Ambos são formados por unidades fundamentais, denominados nucleotídeos, que se unem através de ligações fosfodiéster, formando cadeias polinucleotídicas.
Os nucleotídeos são macromoléculas formadas por:
 (1) uma base nitrogenada, que podem ser púricas - adenina e guanina ou pirimídicas - citosina e timina, no DNA e citosina e uracila no RNA;
 (2) uma pentose, açúcar constituído por cinco carbonos, que pode ser a ribose, no caso do RNA, ou a desoxirribose no DNA. Em ambos os ácidos nucléicos, a pentose se liga com a base nitrogenada através de uma ligação N-glicosídica com a hidroxila ligada ao carbono 1’ da pentose; 
(3) por um radical fosfato (PO4-), que é responsável pela carga negativa do nucleotídeo. 
�
DNA formado por NUCLEOTÍDEOS
1. base nitrogenada: ADENINA (A), GUANINA(G), CITOSINA (C) e TIMINA (T). 
2. pentose DESOXIRRIBOSE. 
3. FOSFATO. 
 
RNA formado por NUCLEOTÍDEOS
1. base nitrogenada: ADENINA (A), GUANINA(G), CITOSINA (C) e URACILA (U).
2. pentose RIBOSE. 
3.FOSFATO
�
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/genetica/dna/dna.html
As evidências experimentais que provaram ser o DNA o material genético vieram dos trabalhos de Griffith, em 1928; Avery, Mac Leod e Mc Carthy, em 1944 e, Hershey e Chase, em1952, dentre outros. A estrutura do DNA foi proposta em 1953 por Watson e Crick - modelo da dupla hélice. - modelo de estrutura tridimensional do DNA, baseado, principalmente, nos estudos de difração de raio X de Rosalind Franklin e Maurice Wilkins e em estudos químicos da molécula.
As bases estão pareadas entre as duas fitas da molécula, mantendo sua estrutura. Este pareamento de bases é fundamental para a manutenção da dupla-hélice. O pareamento das bases de cada fita se dá de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente:
adenina com timina e citosina com guanina.
DNA – DNA
A T
C G
 DNA	 		RNA
	Localização
	Núcleo. mitocôndrias e cloroplastos
	Citoplasma, nucléolo e cromossomos
	Bases Pirimídicas
	Citosina e Timina
	Citosina e Uracila
	Bases Púricas
	Adenina e Guanina
	Adenina e Guanina
	Pentose
	Desoxirribose
	Ribose
	Função na célula
	Informação genética
	Síntese de Proteínas
	Hélice/cadeia
	Duas
	Uma
Projeto genoma humano - projeto que determinou as sequências de nucleotídeos das moléculas de DNA que constituem o genoma do ser humano e visa identificar e mapear todos nossos genes. 
A quantidade de DNA existente no genoma humano é cerca de 3 bilhões e 300 milhões de pares de bases, cerca de 25.000 genes (o que representa cerca de 2 a 3% do total de DNA). Pares de base (pb) - unidade de comprimento do DNA (A com T e C com G). 
FENÓTIPO = GENÓTIPO + MEIO AMBIENTE (EXTERNO E INTERNO)
 ▼
 GENES
 ▼
 DNA ( RNA ( Proteína (Polipeptídeo)
 ▼
 NUCLEOTÍDEOS
FENÓTIPO - características bioquímicas, comportamentais, fisiológicas e morfológicas identificadas em um ser vivo. GENÓTIPO - composição específica de alelos de uma célula, seja de toda a célula, ou, mais comumente, de um determinado gene ou grupo de genes
Com algumas exceções, pode-se dizer que todas as células de um organismo contêm os mesmos genes.
Gene - pode ser definido molecularmente como uma sequencia de nucleotídeos (pedaço do DNA) que é transcrita em RNA. E o RNA mensageiro será traduzido em proteína. 
DNA(gene) ( RNAm ( Proteína (Polipeptídeo).
Nos seres humanos, por exemplo, muitos processos celulares e os genes que os determinam são comuns a todas as células do nosso corpo, como os genes das proteínas ribossômicas, cromossômicas e do citoesqueleto (genes de manutenção).Entretanto, as células são diferentes (células epiteliais, musculares, nervosas, etc) uma das outras em função da ATIVAÇÃO e DESATIVAÇÃOS diferencial dos genes. NA CÉLULA ALGUNS GENES SÃO ATIVADOS E PRODUZEM PROTEINAS. O CONJUNTO DESSAS PROTEINAS QUE DETERMINARÃO A FORMA E FUNÇÃO DA CÉLULA.
Exemplo: DE UM GENE E UMA PROTEÍNA - todas as células do nosso corpo tem gene (DNA) para hemoglobina, entretanto, somente nas hemácias este gene é ativo e produz a proteirna hemoglobina. Este fato é devido à regulação gênica que é frequentemente mediada por proteínas que reagem a sinais ambientais aumentando ou diminuindo as taxas de transcrição de genes específicos. 
O DNA é a molécula responsável pela transmissão da informação genética de maneira codificada de célula a célula e dos pais para a progênie. Desta maneira, toda a informação necessária para a informação de um novo organismo esta contida nesta molécula. Porém, para que um gene se expresse, é necessário que sua informação seja primeiramente copiada numa molécula de ácido ribonucléico (RNA). Este, por sua vez, dirige a síntese dos produtos elementares dos genes, ou seja, as proteínas específicas. 
Dogma Central da Biologia - DNA--transcrição--RNA--tradução---Proteína
Transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir de um molde de DNA.
RNA mensageiro – mRNA: através da seqüência de suas bases (códons) determina a posição dos aminoácidos nas proteínas.
Algumas funções das proteínas:
1.Enzimas–catalizam a enorme quantidade de reações bioquímicas. Exs. RNA polimerase, DNA polimerase, tirosinase. 
2.Proteínas Estruturais–formam partes da estrutura dos organismos. Exs. colágeno, proteínas das cápsulas virais. 
3.Proteínas Contrácteis – permitem que os organismos se movimentem. Exs. actina e miosina. 4.Proteínas Reguladoras – controlam e coordenam reações bioquímicas no organismo. Exs. hormônios como a insulina. 
5.Proteínas de Transporte – carregam importantes moléculas por todo o corpo. Exs., hemoglobina, albumina sérica (transporta ácidos graxos no sangue). 
6.Proteínas de Proteção – protegem contra agentes infecciosos e contra a lesão. Exs. imunoglobulinas, trombina.
Funções:
RNA mensageiro – mRNA: através da sequência de suas bases (códons) determina a posição dos aminoácidos nas proteínas.
RNA ribossômico - rRNA : junto com proteínas formam os ribossomos, sobre os quais ocorre a síntese proteica (sítio p e sítio a). Os ribossomos combinam-se com o mRNA para formar os polirribossomos.
RNA transferência – tRNA: transporta os aminoácidos unindo o seu anticódon ao códon do mRNA.
Código Genético
O código genético é a relação entre as seqüências de bases no DNA (ou no RNA transcrito) e a seqüência de aminoácidos nas proteínas. As experiências de Francis Crick, S. Brenner e colaboradores estabeleceram características do código genético. Um aminoácido é codificado por um grupo de três bases. Esse grupo não é superposto, ou seja, cada grupo de três bases codifica um aminoácido. Por exemplo, AUGCTAATA codifica três aminoácidos, sendo AUG o primeiro, CTA o segundo e ATA o terceiro.
Aminoácidos - Todas as células do organismo necessitam e utilizam aminoácidos. Quanto tomamos uma refeição, o nosso sistema digestorio decompõe as proteínas dos alimentos em diferentes aminoácidos, que são depois recombinados para criar os tipos específicos de proteínas de que o organismo necessita – depende da ativação do gene. (Cada célula está programada para produzir exatamente a combinação correta que lhe serve.) 
 Tradução
Pode ser dividida em três etapas: iniciação, elongação (alongamento) e terminação.
Iniciação da tradução
O processo de tradução começa com o reconhecimento de uma região específica do RNAm (o cap na ponta 5’) pela subunidade menor do ribossomo. Um grupo de proteínas, os fatores de iniciação, auxilia esse reconhecimento e a colocação da subunidade menor sobre a primeira sequência AUG encontrada no RNAm (códon de início da tradução gênica). É necessário, também, GTP. Uma vez que o códon AUG corresponde à metionina, esse é o primeiro aminoácido de qualquer cadeia polipeptídica. Esse fato ocorre, graças ao pareamento do anticódon UAC do RNAt iniciador com o códon AUG do RNAm. Assim que o RNAt iniciador reconhece o códon de início, a subunidade ribossômica maior se junta à subunidade menor e a síntese de proteína tem início.
Elongação (alongamento) da tradução
Após a junção das subunidades ribossômicas, o sítio A, até então vazio, é ocupado por um aminoacil-RNAt correspondente ao segundo códon do RNAm. O alongamento da cadeia é feito com a participação das proteínas solúveis EF (fatores de elongação), da enzima pepditil tranferase e de GTP. A metionina solta-se do RNAt iniciador e une-se ao aminoácido recém-chegado por uma ligação peptídica (enzima pepditil transferase). Enquanto a ligação peptídica se estabelece, o ribossomo move-se em relação ao RNAm, deslocandose o equivalente a um códon. O RNAt iniciador sai do ribossomo, e o segundo RNAt, com os dois aminoácidos presos a sua extremidade, passa a ocupar o sítio P. O sítio A fica vazio e pronto para receber um novo aminoacil-RNAt. O processo se repete até que todos os aminoácidos codificados pelo RNAm sejam adicionados à cadeia polipeptídica. 
Cerca de três a cinco aminoácidos são adicionados por segundo ao polipeptídio em formação, de modo que uma proteína pequena com 100 a 200 aminoácidos, é sintetizada em menos de um minuto.
Terminação da tradução
A síntese da cadeia polipeptídica termina quando o sítio A do ribossomo encontra um dos códons de término (UAA, UAG ou UGA). Como não há RNAt correspondente a esses códons, o sítio A é ocupado por proteínas chamadas fatores de terminação RF e ativa a peptidil transferase, fazendo assim
com que a cadeia polipeptídica se solte do último RNAt e induz a dissociação das subunidades ribossômicas, com liberação do RNAm. A cadeia poli A da ponta 3’ não é traduzida, mas parece tem importância na estabilidade do RNAm. Após terem sido percorridos mais ou menos 25 códons, outro ribossomo se liga à 5’, e assim sucessivamente, até termos vários ribossomos ligados a um mensageiro formando o polissomo ou polirribossomo. Temos então a produção de várias cópias da cadeia polipeptídica. Estas cadeias sofrem modificações pós-traducionais até atingirem sua forma final. 
ERRO HEREDITÁRIO DO META
Etapas iniciais da síntese de proteínas. Amabis, J. M.; Martho, G. R. Temas de Biologia. 1997
ERROS HEREDITÁRIOS DO METABOLISMO (ERRO INATO DO METABOLISMO)
Distúrbio bioquímico determinado geneticamente no qual a proteína enzimática ou não é produzida ou é produzida de maneira tão alterada que não pode realizar seu papel metabólico normal (bloqueio metabólico). 
DNA--transcrição--RNA--tradução---Enzima (Proteína)
A maioria dos erros inatos é de herança autossômica recessiva, alguns são determinados por genes recessivos ligados ao X e, são raros os de herança autossômica dominante, mostrando, portanto, heterogeneidade genética, e são caracterizados como distúrbios bioquímicos hereditários. Alguns são assintomáticos e não acarretam doenças, outros são assintomáticos até que sejam evidenciados pela ingestão de certas substancias. Porém a grande maioria deles manifesta-se com sintomas agudos e só são compatíveis a sobrevivências normais se a causa for eliminada, como exemplo a galactosemia. 
A maioria dos distúrbios metabólicos herdados está associada à enfermidade clínica severa, freqüentemente aparecendo logo após o parto. O retardo mental e envolvimento neurológico severo podem aparecer rapidamente. O diagnóstico específico pode ser difícil e o tratamento incerto. O diagnóstico pré - natal é disponível para muitos distúrbios metabólicos, mas normalmente necessita da identificação de uma família em risco, o que pode ser feito apenas após o parto de uma criança afetada. Entretanto, a eficácia dos programas de seleção de recém - nascido, bem como técnicas de diagnóstico avançadas e modalidades de tratamento têm melhorado o prognóstico para muito desses bebês. A avaliação inicial deve incluir gases sangüíneos, eletrólitos, glicose e amônia e um controle de urina para cetonas, entre outros que devem ser determinados pelos profissionais.
O cuidado nutricional na maioria dos distúrbios é de vital importância, sendo que os objetivos da terapia nutricional são manter o equilíbrio bioquímico para o caminho afetado, prover nutrientes adequados para sustentar o crescimento e o desenvolvimento normal e social; pois não podemos esquecer que a intervenção nutricional é frequentemente para toda a vida, por isto é preciso de uma abordagem centrada na família para a modificação do comportamento.
O tratamento nutricional é designado para envolver a enzima inativa ou ausente a: restrição da quantidade substrato disponível; suplementação da quantidade de produto; suplementação do cofator enzimático ou combinação de todas estas tentativas.
- Alguns exemplos de Erros Inatos do Metabolismo
1 – Carboidratos – Galactosemia; 2 – Mucopolissacarídios – Sindromes de Hurler, Hunter e Sanfilippo; 3 – Glicogênio – Doenção de Pompe; 4 - Aminoácidos – Fenilcetonuria, Tirosemia;
5 –Purinas – Sindrom de Lesch-Nyhan; 6 – Lipídeos – Doenças de Tay-Sachs e de Gaucher; 
7 – Transporte de Membrana – Hipercolesterolemia Familiar e Fibrose Cística
8 – Metais – Doença de Wilson
REFERÊNCIAS
BORGES-OSÓRIO, M.R.; ROBINSON, W.M. Genética Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 
JORDE, L.B.; CAREY, J.C.; BAMSHAD, M.J.; WHITE, R. Genética Médica. 3 ed. São Paulo: Elsevier, 2004.
NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R; HUNTINGTON, F. W. Thompson & Thompson Genética Médica. 7 ed. Sào Paulo: Elsevier Editora, 2008, 525 p.
�
ROTEIRO DE ESTUDO núcleo interfásico
1. Descreva os componentes de um núcleo interfásico.
2.Qual a relação entre a cromatina e os cromossomos?
3.Diferencie eucromatina, heterocromatina constitutiva e heterocromatina facultativa.
4.O que é corpúsculo de Barr (cromatina sexual) e onde é encontrado?
ROTEIRO DE ESTUDO expressão gênica – síntese de proteína
O que determina que as células sejam diferentes umas das outras, sendo que todas originaram de uma única célula e, portanto, possuem os mesmos genes?
Qual o conceito molecular de gene?
Cite o DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA.
O que significa: DNA (ADN) e RNA(ARN)
Cite o nome e os componentes do monômero do DNA e RNA.
O esquema seguinte é referente à estrutura do ADN. Os algarismos 1, 2 e 3 representam,
Respectivamente:
�
A. base nitrogenada, desoxirribose e fosfato.
B. base nitrogenada, fosfato e desoxirribose.
C. fosfato, desoxirribose e base nitrogenada.
D. fosfato, base nitrogenada e desoxirribose.
E. desoxirribose, fosfato e base nitrogenada.
�
Numa molécula de DNA, a quantidade de...
A. adenina mais timina é igual à de citosina mais guanina.
B. citosina mais uracilo é igual à de timina mais adenina.
C. uracilo mais adenina é igual à de citosina mais guanina.
D. guanina mais timina é igual à de citosina mais uracilo.
E. adenina mais citosina é igual à de guanina mais timina.
O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos. Podemos concluir que:
A. I e II correspondem a duas moléculas de RNA.
B. I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de RNA.
C. I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de ADN.
D. I corresponde a uma cadeia de ADN e II a uma cadeia de RNA.
E. I corresponde a uma cadeia de RNA e II a uma cadeia de ADN.
No ano de 2003, foram comemorados os 50 anos da “descoberta” da estrutura tridimensional do DNA. Com relação às características dessa molécula, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida é correto afirmar que:
a- É formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice.
b- Em sua composição é possível encontrar quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, o aminoácido e a proteína.
c- Ela tem a capacidade de se autoduplicar.
d- Nela está contida a informação genética necessária para a formação de um organismo.
e- A mensagem nela contida pode ser transcrita para uma outra molécula denominada RNA.
f- Nos organismos procariontes, ela fica estocada dentro do núcleo das células.
g- Em alguns organismos primitivos, ela apresenta apenas uma fileira de nucleotídeos. 
Escreva a sequência de bases da fita complementar do DNA dupla fita que apresenta uma fita com a sequência: ATGCCGTATGCATTGCATTC
Cite quatro diferenças entre DNA e RNA.
Cite sete papéis desempenhados pelas proteínas.
Quais as funções dos três tipos de RNA.
Descreva, resumidamente, a síntese de proteína
15. Gene (Amabis) é: a) o mesmo que cromossomo. b) qualquer segmento da molécula do DNA.
 c) conjunto de moléculas de DNA de uma espécie. d) conjunto de moléculas de DNA de uma espécie. e) um segmento de molécula de DNA que transcreve um RNA.
16. Cite os nomes das estruturas enumeradas de 1 a 5: 
17. Um pesquisador determinou que a sequência de bases de um segmento de molécula de DNA é ATTACGAGGTACATTCG. A sequencia de bases do segmento correspondente da cadeia complementar
a) será ATTACGAGGTACATTCG. b) será GCCGTAGAACGTGCCTA.
c) será TAATGCTCCATGTAAGC. d) não pode ser determinada.
18. (Fuvest 2003) Qual das alternativas se refere a um cromossomo?
a) Um conjunto de moléculas de DNA com todas as informações genéticas da espécie.
b) Uma única molécula de DNA com informação genética para algumas proteínas.
c) Um segmento de molécula de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
d) Uma única molécula de RNA com informação para uma cadeia
polipeptídica.
e) Uma sequencia de três bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminoácido na cadeia polipeptídica.
19. De que forma você ordenaria as seguintes estruturas: Cromossomo, DNA, Gene, Núcleo? 
20.Prof. Gian Brito Considere a sequencia de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: - AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as sequencias de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito? 
a) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- UUTCCGUCGGGU- 3’. 
b) Fita molde -3’ - UUA GGC UGC CCU-5’ e RNA 5’- TTAGGCTGC CCT- 3’. 
c) Fita molde -3’ - AAT CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’- UUAGGCUGCCCU- 3’. 
d) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- AAUCCGACGGGA- 3’. 
e) Fita molde -3’ - AAU CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’ –TTAGGCTGC
21 Considere a sequencia de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: - AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as sequencias de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito?
a) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- UUTCCGUCGGGU- 3’.
b) Fita molde -3’ - UUA GGC UGC CCU-5’ e RNA 5’- TTAGGCTGC CCT- 3’.
c) Fita molde -3’ - AAT CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’- UUAGGCUGCCCU- 3’.
d) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- AAUCCGACGGGA- 3’.
e) Fita molde -3’ - AAU CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’ -TTAGGCTGCCCT -3’.
22. Um pesquisador determinou que a sequencia de bases de um segmento de molécula de DNA. Complete o quadro abaixo:
	DNA
	CAA
	AAC
	TGA
	GGA
	ATG
	CAT
	TTC
	RNAm
(Códon)
	
	
	
	
	
	
	
	RNAt
(anticódon)
	
	
	
	
	
	
	
	PROTEÍNA
	
	
	
	
	
	
	
23. Dada uma série de RNA mensageiro com os seguintes códons:
	Códon
	Aminoácido correspondente
	 UUU
	Fenilalanina
	 ACC
	Treonina
	 AGA 
	Arginina
	 GAG
	Ácido glutâmico
	 AUG
	Metionina
Determine as sequencias de:
	DNA molde
	
	
	
	
	
	RNA mensageiro
	
	
	
	
	
	RNA transportador
	UAC
	CUC
	AAA
	UGG
	UCU
	Aminoácido
	
	
	
	
	
24. Considere O CÓDIGO GENÉTICO que indica sequencias de bases do RNA mensageiro e os aminoácidos por elas codificados: um segmento hipotético de DNA cuja sequencia de bases é TTAAATCAT, qual seria a sequencia de aminoácidos codificada?
a) aspargina, leucina e valina 
b) aspargina, lisina e prolina 
c) fenilalanina, lisina e prolina
d) fenilalanina, valina e lisina 
e) prolina, prolina e valina
25. Imagine uma proteína cuja molécula seja formada por 555 aminoácidos. Qual o número de nucleotídeos do RNA mensageiro (sequencia codificante) envolvido na síntese desses aminoácidos.
26. Qual o número de aminoácidos de uma proteína formada de um RNAm com 741 nucleotídeos?
� EMBED Unknown ���
�PAGE �
�PAGE �37�
_1346240778.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais