Buscar

indicador de desempenho de SST-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CADASTRO DE ACIDENTES 
(NBR 14280 - Cadastro de Acidentes do Trabalho )
A manutenção de um cadastro de acidentes, com informações, relativas aos acidentes adequadamente selecionados, permitirá não apenas avaliar os resultados alcançados pela organização de segurança, mas também orientar sobre quais as medidas de prevenção que se fazem necessárias ou que devem ser adotadas em caráter prioritário. 
*
*
Quando um trabalhador se acidenta, poderá ocorrer uma lesão. Esta lesão, por si só constitui uma prova de que algum risco, ou alguma combinação de risco, não foi adequadamente corrigido. 
Portanto, uma série de lesões ocorridas em qualquer empresa ou em qualquer atividade industrial constitui o único indicio de segurança aplicável aquela empresa ou aquela atividade. Um número excessivo de lesões constitui a prova de que o trabalho não está sendo realizado dentro das condições de segurança.
*
*
A maneira usual para a verificação das condições de empresas em relação à prevenção de acidentes é através do CADASTRO DE ACIDENTES. Além do mais, o cadastro serve para: 
Avaliar se o programa de segurança está sendo bem orientado e bem conduzido. 
Avaliar se os gastos feitos com o programa estão sendo compensado.
Criar interesse na prevenção de acidentes.
Determinar as fontes principais dos acidentes. 
*
*
Suponhamos duas fábricas; uma que chamaremos de A e outra de B. No ano passado, 10 trabalhadores se acidentaram na fábrica A e 20 na B. Qual das duas fábricas teve uma proporção mais alta de acidentados? A fábrica B? 
Mas suponhamos, que na fábrica A trabalhem 100 pessoas e na B um número duas vezes maior. Cada fábrica, portanto, teve o mesmo número de acidentados para cada 100 trabalhadores. 
Mas, suponhamos agora que a fábrica A trabalhe 40 horas por semana e a fábrica B 44 horas. Isso, nos faz concluir, que em termos de prevenção de acidentes, a B é melhor do que a A, já que cada operário trabalhando mais horas, a exposição ao risco é maior
*
*
Assim, com o objetivo de podermos fazer urna verdadeira comparação das lesões ocorridas na fábrica A e na fábrica B durante um mesmo período devemos levar em consideração o total de homens-horas trabalhadas (H.H.T.) em cada fábrica, no mesmo período. Isto se logra por meio do chamado coeficiente de freqüência. O coeficiente de freqüência (C. F.) expressa o número de acidentes com perda de tempo (a.c.p.t.) ocorridos em um milhão de horas-homens trabalhadas. Este é o número padrão adotado para possibilitar a comparação entre coeficientes de empresas que possuem diferentes números de empregados. 
A expressão do coeficiente de freqüência é: 
C. F. = _x_ x 106               Y 
 onde x: número de a.c.p.t. 
 y: número de H.H.T. 
*
*
Se na fábrica A ocorreram 10 acidentes com perda de tempo, no ano passado e, se foram trabalhadas 200.000 horas-homens durante o ano, obtemos, aplicando a fórmula: 
C.F. = 10__ x 106 = 50,0 
 2 x105 
Isto significa, que durante o ano os trabalhadores da fábrica A sofreram lesões que provocaram uma perda de tempo à razão de 50, por cada milhão de horas que trabalharam. 
*
*
O coeficiente de freqüência indica apenas a quantidade de acidentes, mas não indica a gravidade das lesões. Assim por exemplo, numa empresa pode ter havido 50 acidentes com lesões de pequena importância, enquanto que numa outra empresa poderia ter havido apenas 5 acidentes com perda de falanges e perda de visão de um olho. 
Portanto, como o número de acidentes não expressa realmente a gravidade dos acidentes, torna-se necessário calcular o coeficiente de gravidade. 
*
*
Coeficiente de Gravidade (C.G.) 
O coeficiente de gravidade, representa a perda de tempo resultante dos acidentes em número de dias, ocorridos em um milhão de horas-homens trabalhadas. A gravidade das lesões é, dessa forma, medida pelos dias de trabalho perdidos pelos trabalhadores, em decorrência de acidentes. Aos dias efetivamente perdidos pelo acidentado que sofreu lesão, incapacitado permanentemente, somam-se os dias debitados correspondentes à lesão. 
A expressão do coeficiente de gravidade é: 
C.G. = (a + b) x106                   y onde: 
a = número de dias perdidos b = número de dias debitados y = número de H.H.T. 
*
*
Se no caso da fábrica A, as 10 lesões provocaram um total de 200 dias perdidos, obteremos empregando a expressão de coeficiente de gravidade: 
C.G. = 200 x 106 = 1.000               2 x105 
Isto é, o tempo perdido devido aos acidentes ocorridos na fábrica A, no ano passado, foi de 1.000 dias para cada 1.000.000 horas trabalhadas. Supondo-se que cada trabalhador, trabalhou 2.000 horas por ano, a média de tempo perdido foi de 2 dias por homem, por ano. 
Nesse exemplo, não levamos em consideração as incapacidade permanentes. É óbvio, que quando figura uma incapacidade permanente, como por exemplo perda de um dedo, perda de um olho, a perda real de tempo enquanto a lesão cicatriza, não constitui UMA medida exata da gravidade. Para sanar esse problema, adota-se a chamada "tabela de dias debitados" 
*
*
Se no nosso exemplo incluirmos uma lesão da qual resultou a perda de 2 dedos da mão, a carga correspondente é de 750 dias, os quais acrescidos à perda de tempo proveniente das 9 lesões restantes, que equivalem a 180 dias, nos dá um total de 930 dias, e o coeficiente de gravidade será: 
C.G. = (180 + 750) x 106 = 4.650                 2 x 105 
COEFICIENTE DE GRAVIDADE 
Expressa a perda de tempo (dias perdidos + dias debitados) por um milhão de homens-horas trabalhadas. 
FORMULA 
CG = (dias perdidos + dias debitados) x 1.000.000            número de homens-horas trabalhadas 
*
*
*
*
*
*
ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DE GRAVIDADE
É a razão entre o Coeficiente de Gravidade e o Coeficiente de Freqüência. Esse índice é o que vai determinar a prioridade de ação.
IG = CG 
 CF
EXEMPLO ILUSTRATIVO:
Estabeleça a prioridade de ação do setor de Segurança do Trabalho numa empresa que trabalha 8h/dia, tomando para análise o período de 60 dias e o quadro seguinte: 
*
*
SETOR 1: 
HHT= (80x8x60) + 10 – (15x8) HHT= 38290
----------------------------------------------------------------------------
CF= X x 106 CF= _5__ x 106 CF= 130,6
 Y 38290
-----------------------------------------------------------------------------
CG= (DP + DD) x 106 = (15 + 1800) x 106 CG = 47.401,4
 Y 38290
IG= CG IG= 362,9
 CF
--------------------------------------------------------------------------------------------
SETOR 2:
HHT= (100x8x60) + 25 – (32x8) HHT= 47769
----------------------------------------------------------------------
CF= X x 106 CF= _18__ x 106 CF= 376,8
 Y 47769
--------------------------------------------------------------------------
CG= (DP + DD) x 106 = (32+ 750) x 106 CG = 16370,45
 Y 47769
IG= CG IG= 43,44
 CF 
OBS: Prioridade para o setor 2 uma vez que o índice de avaliação de gravidade (IG) apresentou-se maior.
*
*
 Estabeleça a prioridade de ação do setor de Segurança do Trabalho numa empresa que trabalha 8h/dia, tomando para análise o período de 90 dias e o quadro seguinte: 
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais