Buscar

AV 2 SEG INDUSTRIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 Cabos, correntes e outros tipos de suspensão ou tração precisam ser amplamente acompanhados para que sejam seguidas as determinações. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No poço, apresentar coeficiente de segurança de no mínimo, igual a oito em referência a quantidade estática limite.
(    ) Nos outros utensílios de processos de transportes da qual possa acarretar acidentes pessoais, deve apresentar coeficiente de segurança de no mínimo igual a seis em referência à quantidade estática limite.
(    ) Para suspensão ou conjugação de veículos, deve apresentar no mínimo referência de dez vezes a carga limite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F.
B V - V - V.
C V - F - V.
D V - V - F.
2 Sabemos que as atividades na indústria de mineração não são tão fáceis. Para que o trabalho seja efetuado com atenção e cuidados especiais com o trabalhador, os trabalhadores possuem deveres a serem cumpridos. Sobre qual direito é vital para que não ocorram acidentes, assinale a alternativa CORRETA:
A Possuir na empresa vale alimentação e assistência médica e odontológica.
B Ter acrescentado em seu salário, quando realizar trabalhos das 22 às 5 horas, o adicional noturno.
C Colaborar com a empresa na execução das disposições legais e regulamentares. 
D Ter registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
3 A adição do carbono no processo de fundição serve para um fim específico. Sobre qual é esse fim, assinale a alternativa CORRETA:
A A adição de carbono no processo de fundição serve para retirar as impurezas encontradas no minério de ferro (oxigênio e enxofre).
B A adição de carbono no processo de fundição serve para aumentar as impurezas encontradas no minério de ferro (oxigênio e enxofre).
C A adição de carbono no processo de fundição serve para esse aumentar as impurezas encontradas no minério de ferro (oxigênio e magnésio).
D A adição de carbono no processo de fundição serve para esse se ligar às impurezas encontradas no minério de ferro (oxigênio e enxofre).
4 A Norma Regulamentadora n. 22 estabelece as atribuições do encarregado do fogo. Dentre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ordenar a retirada dos paióis ou depósitos, transporte e descarregamento dos explosivos e acessórios nas quantidades
necessárias ao posto de trabalho a que se destinam.
(    ) Orientar e supervisionar o carregamento dos furos, verificando a quantidade carregada e a sequência de fogo.
(    ) Antes e durante o carregamento dos furos, no caso de minas ou frentes de trabalho sujeitas a emanações de gases explosivos, solicitar a medida da concentração destes gases.
(    ) Orientar a conexão dos furos carregados com o sistema de iniciação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B V - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - V.
5 O controle de processos, assim como as demais áreas de engenharia e gestão, possui seu próprio conjunto de termos comuns.  Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA quanto à definição do termo ´erro´ (offset):
A É uma condição do processo, que pode alterar a produção de alguma forma. 
B É o valor que se deseja manter para a variável de processo.
C São alterações inerentes a qualquer processo. 
D É a diferença entre a variável de processo e o setpoint, e pode ser positiva ou negativa. 
6 Indústria metalúrgica é a indústria responsável pela produção e transformação de metais (ferro, ouro, prata e bronze). Ela pode ser dividida em cinco grupos de atividades: produção de ferro-ligas, siderurgia, fabricação de tubos, metalurgia de metais que não contém ferro e fundição. Sobre estampagem, assinale a alternativa CORRETA:
A Processo de transformação mecânica em que o metal é submetido a marteladas ou prensagem. É muito aplicado para produção de produtos acabados ou semiacabados de resistência mecânica elevada.
B É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste em encher moldes no formato que se deseja da peça, com metal líquido. Esse procedimento também é utilizado para produção de lingotes.
C Método de transformação mecânica, onde metal ou liga no formato de lingote, barra, placa, entre outros, passa entre dois cilindros com o objetivo de alterar a seção transversal deste, reduzindo assim sua espessura. A laminação gera produtos retangulares, quadrados, redondos, trapezoidais, triangulares, entre outros.
D Processo a frio, de transformação mecânica do metal, é composto por algumas etapas: corte, dobramento e estampagem profunda. É um método aplicado em chapas, e tem como objetivo alterar a forma geométrica desta.
7 Desde a antiguidade, o homem utiliza metais como o cobre, chumbo, bronze, ferro, ouro e prata para confecção de seus utensílios e até mesmo suas armas de caça. Durante a Revolução Industrial, foram desenvolvidos os primeiros altos fornos, o que fomentou a indústria metalúrgica. A metalurgia se desenvolveu após a exploração de minérios de fundição e da fabricação de metais passíveis de serem moldados. Com o avanço da ciência, os produtos metálicos tornam-se mais comuns e mais complexos. Quanto à definição, assinale a alternativa INCORRETA:
A Metalurgia extrativa: os metais nem sempre são encontrados na natureza em seu estado puro, muitos são encontrados na composição de alguns minerais, por exemplo, o alumínio está presente no mineral bauxita, corindon, criolita e em rochas eruptivas.
B Metalurgia do pó: emprega os princípios da separação eletrolítica para recuperação e/ou refino de metais. Nesse processo, uma corrente elétrica é aplicada a uma solução aquosa ou de sais fundidos que tenha o metal presente.
C Metalurgia de processos: consiste na recuperação do metal. Para a escolha do melhor processo, é importante observar vários detalhes, entre eles a natureza química (óxido, sulfeto, carbonato ou silicato).
D Metalurgia de tratamentos: quando se deseja obter um metal com maior grau de pureza, é necessária a aplicação de algum tipo de tratamento. Esses tratamentos podem ser: mecânico, a quente ou a frio.
8 O controle de processos, assim como as demais áreas de engenharia e gestão, possui seu próprio conjunto de termos comuns. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA quanto à definição do termo 'variável manipulada´ (MV):
A É uma condição do processo, que pode alterar a produção de alguma forma.
B É a diferença entre a variável de processo, e o setpoint pode ser positivo ou negativo.
C Grandeza que é alterada para manter a variável de processo no valor desejado (setpoint).
D São alterações inerentes a qualquer processo. 
9 Há um método de transformação mecânica, em que metal ou liga no formato de lingote, barra, placa, entre outros, passa entre dois cilindros com o objetivo de alterar a seção transversal desse, reduzindo, assim, sua espessura. Sobre qual é esse método, assinale a alternativa CORRETA:
A Fundição.
B Estampagem.
C Soldagem.
D Laminação.
10 O controle de processos, assim como as demais áreas de engenharia e gestão, possui seu próprio conjunto de termos comuns. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA quanto à definição do termo 'setpoint' (SP):
A São alterações inerentes a qualquer processo. 
B É uma condição do processo, que pode alterar a produção de alguma forma. 
C É a grandeza que é alterada para manter a variável de processo no valor desejado.
D É o valor que se deseja manter para a variável de processo.

Outros materiais