Buscar

Construção Civil e Engenharia no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Os termos Construção Civil e Engenharia Civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. O conhecimento de Engenharia Militar era destinada apenas aos Militares e a Engenharia Civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões: elétrica, mecânica, química, naval. 
No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regulamenta as normas e o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos orgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.
*
A Indústria da Construção Civil mesmo sendo um dos mais antigos setores de atividades do mundo, continua contribuindo para o desenvolvimento das economias dos países, principalmente no que concerne à geração de empregos e à articulação dos setores que produzem insumos, equipamentos e serviços para utilização em seu processo de produção.
Para a economia nacional, historicamente pode ser considerado como um dos mais importantes devido a fatores tais como o elevado emprego de mão de obra (a construção civil ocupa mais de quatro milhões de pessoas), elevada participação na formação bruta de capital fixo e na geração do Produto Interno Bruto (PIB).
*
A indústria da construção civil é um segmento representativo na economia brasileira, respondendo por cerca de 10% do Produto Interno Bruto - PIB. Devido ao grande déficit habitacional e de infra-estrutura do País, é também um mercado muito promissor, que reage com vigor em épocas de crescimento interno. 
Sua característica predominante é ser nômade e em adaptação constante a si própria, desloca-se para o local em que produz onde “arma sua tenda”, do seio da qual, pouco a pouco o produto emerge.	
*
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como Casas, Edifícios, Pontes ,Barragens, Estradas, Portos e Aeroportos.
 Obras de construção civil
*
A construção civil é uma indústria marcada pela incerteza devido a:
Rotineiras alterações nos projetos, cenários de trabalho que variam de obra para obra (nunca duas obras são iguais);
Flutuações de empregos, ausência de padronização do processo de produção, multiplicidade de equipes trabalhando no mesmo espaço (muitas vezes pertencentes a empresas diferentes); 
Severas condições de trabalho, com maior exposição a riscos do que grande parte de outros setores de atividades; 
 Dependência em grande parte, do esforço humano.
*
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA SETOR DA CONSTRUÇÃO
1. SUBSETOR DE EDIFICAÇÕES – tem como atividades principais a construção de edifícios, a realização de partes de obras por especialização em uma fase do processo edificativo e ainda a execução de serviços complementares à edificação.
*
2. CONSTRUÇÃO PESADA – construção de infra-estrutura viária, urbana e industrial, obras estruturais, obras de arte e de saneamento, barragens, hidroelétricas e usinas atômicas.
*
3. MONTAGEM INDUSTRIAL – envolve a montagem de estruturas para a instalação de industrias, de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e de sistemas de telecomunicações. 
*
SISTEMA EMPRESA CONSTRUTORA
Empresa construtora 
 SF
 SP
SM
 SG
Sindicatos
Condições econômicas gerais do País
Governo: Políticas, Legislação e Fiscalização
Cultura
 Concorrentes
*
O sistema de produção da Construção:
conjunto de atividades e operações que resultam na produção de obras ou serviços de engenharia e arquitetura.
INSUMOS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
FORÇA DE TRABALHO
PROCESSO
PRODUTIVO
PRODUTO
OBRAS E 
SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
*
PROCESSO PRODUTIVO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Acontece nos canteiros de obras. Compara-se cada obra a uma fábrica pertencente a um mesmo grupo empresarial.
O processo construtivo é composto de várias etapas com elevada intensidade do uso da força de trabalho (operários) cada uma. Esses operários podem ser contratados diretamente pela própria empresa ou por empresas especializadas em determinados serviços ou etapas do processo construtivo (terceirização).
Exemplo das Etapas da Produção de obras de Edificação:
Locação da obra
Fundações
Estruturas
Alvenaria de vedação
Instalações (Hidráulica e Elétricas)
Impermeabilização
Esquadrias
Revestimentos (internos e externos)
Pintura
Limpeza
E, nesse processo construtivo, composto por etapas estão presentes os Riscos do Trabalho já estudados
*
DEMOLIÇÃO – Pode surgir em caso de antigas construções existentes no terreno, demolição de fundações, muros divisórios, redes de abastecimento de água e energia elétrica, redes de esgotos, telefone, etc. Acrescida à demolição deve-se considerar a remoção e transporte do resíduo. Recomenda-se: regularizar a demolição na prefeitura local, cuidados para evitar danos à terceiros, vistorias nas edificações vizinhas antes de iniciar a demolição e reaproveitamento dos materiais resultantes da demolição (resíduos).
*
LIMPEZA DO TERRENO – Capinar e remover rochas e casa de cupim. No caso de árvores, é obrigatório a obtenção de licença ambiental (IBAMA). É muito importante adequar o projeto ao que existe de natural e belo no local da construção.
*
LOCAÇÃO DA OBRA – marcar no terreno a exata posição do prédio, transportando as dimensões desenhadas no projeto arquitetônico em escala reduzida para a escala natural. 
Marcam-se no terreno as posições das paredes, fundações e pilares tomando-se por base a planta de locação, o projeto de fundações e o projeto de formas fornecido pelo projetista de estrutura. Procedimento: Construir uma “tabeira” (cercado de tábuas em torno da posição da obra no terreno)
*
 FUNDAÇÕES
 ESTRUTURA
*
 
ALVENARIA DE VEDAÇÃO
 IMPERMEABILIZAÇÃO
*
 ESQUADRIAS
 REVESTIMENTOS
*
Classificação do processo construtivo do ponto de vista das características técnicas: 
Tradicional
 Convencional,
 Racionalizado 
e Industrializado
Tradicional - utiliza métodos e processos intuitivos, rudimentares e uso intensivo de mão de obra. Comum nas construções rurais, com técnicas e arquitetura nativas. Utiliza materiais como barro, pedra e madeira.
*
TRADICIONAL
*
Convencional - Utiliza materiais como cimento, tijolo, ferro e madeira e se caracteriza pelo uso de rotinas de especificações de materiais e serviços, com grande nº de tarefas acessíveis ao nível de qualificação da maioria dos operários.
*
convencional
*
Racionalizado: utiliza materiais e técnicas semelhantes aos empregados no processo convencional, distinguindo-se deste por utilizar recursos como: projetos mais detalhados, técnicas de programação, especificações adequadas de materiais e normas de trabalho, uso mais intensivo de subcontratados, substituição da mão de obra por equipamentos auxiliares e utilização de elementos pré fabricados.
*
A ALVENARIA ESTRUTURAL é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.
No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.
A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado,
*
ECONOMIA, SEGURANÇA, QUALIDADE e RAPIDEZ DE EXECUÇÃO, permitem à Alvenaria Estrutural adequar-se tanto a obras populares
como de padrões mais elevados.
Paredes de concreto, alvenaria com blocos de concreto e argamassa projetada são exemplos de sistemas construtivos racionalizados utilizados para superar desafios do setor, como a escassez de mão de obra
*
Pré-viga é um elemento construtivo com o objetivo de otimizar o processo de construção.
As Pré-vigas são parcialmente concretadas na fábrica e consolidadas com concreto moldado no local. 
O resultado é um processo construtivo mais racional, sem impor limitações arquitetônicas, e que preserva a qualidade, aumenta a agilidade e reduz o custo da obra.
Racionalizado
*
Industrializado: caracteriza-se pela utilização de insumos mais elaborados, de valor agregado maior e equipamentos mais complexos. Distingui-se dois tipos: o aberto, que utiliza na montagem da obra elementos fabricados por várias empresas independentes e o tipo fechado, que utiliza elementos fabricados pela própria empresa construtora.
*
A crescente necessidade de edificações com grandes áreas acabou por abolir as construções convencionais maciças.
As estruturas ficaram mais esbeltas e foi necessária a aplicação de produtos resistentes e muito leves para cobrir todas estas áreas. As telhas de aço representam para estas estruturas uma excelente solução construtiva. 
Industrializado:
*
Só existe industrialização se há uma tecnologia mecanizada envolvida no processo
*
*
 A indústria da construção civil em relação à Segurança e Saúde no Trabalho:
Se caracteriza como um dos setores de atividades mais críticos e com grandes problemas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, que geram perdas sociais e econômicas. 
Nos últimos 25 anos, em todas as áreas de trabalho, aconteceram 29 milhões de acidentes de trabalho com mais de 100 mil óbitos, e 25% destes acidentes de trabalho ocorridos no Brasil e comunicados ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) aconteceram na Indústria da Construção.
Na construção civil a Segurança e Saúde no Trabalho devem ser planejadas desde a etapa do projeto, através de um programa voltado para a prevenção, que promova a integração entre a segurança, o projeto e a execução da obra,
*
Programa de prevenção de riscos tem como base os seguintes princípios:
Evidenciar riscos;
Combater os riscos na origem
Avaliar e controlar os riscos que não possam ser evitados;
Adaptar o trabalho ao homem, especialmente no que se refere à concepção dos postos de trabalho, bem como à escolha dos equipamentos de trabalho e dos métodos de trabalho e de produção, tendo em vista atenuar o trabalho monótono e reduzir os efeitos destes sobre a saúde;
Ter em conta o estágio de evolução técnica;
Substituir o que é perigoso pelo que é insento de perigo ou menos perigoso;
Planificar a prevenção com um sistema coerente que integre a técnica, a organização do trabalho, as condições de trabalho, as relações sociais e a influência dos fatores ambientais no trabalho;
Dar instruções adequadas ao trabalhador.
*
ROTEIRO DE TRABALHO PRÀTICO
  TÌTULO: Diagnóstico das Condições de Segurança e Higiene do Trabalho em Canteiros de obras.
Objetivo:
Fazer o aluno entrar em contato com uma situação de vida e trabalho num canteiro de obras, detectar os riscos existentes nesta atividade e, assim, poder diagnosticar as condições de trabalho na indústria da construção civil.
*
METODOLOGIA:
1. Conhecer a política de segurança da empresa, através de entrevista. Roteiro a seguir.
2. Visita ao canteiro de obras com a finalidade de observar in loco, a política de segurança da empresa. Para facilitar a observação e a elaboração do relatório (diagnóstico), se faz necessário montar um check - list ( roteiro de observação ), baseado na NR - 18.
*
ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA SER APLICADO NA SEDE DA EMPRESA
 
Aspectos relativos à Segurança e Saúde no Trabalho
 
1) Na sua opinião, qual a principal causa da ocorrência de Acidentes de Trabalho?
2) Quais as dificuldades para a implementação de medidas de SST nos canteiro de obras: técnicas ou humanas?
3) Nesta empresa se inclui a questão de SST nas estratégias de desenvolvimento? Quando do planejamento do empreendimento é feito planejamento para um processo seguro?
4) Quem se responsabiliza pelas decisões relacionadas com a SST? Em que bases são tomadas estas decisões?
5) As pessoas são preparadas ou treinadas para realizar as atividades visando a segurança?
*
6) Acidentes e Incidentes são discutidos para evitar novas ocorrências?
7) A empresa possui uma declaração formal, da sua política de segurança? 
8) Caso negativo: por que?
9) Qual a orientação sobre gestão da SST praticada na empresa?
10) Qual a orientação sobre gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD) praticada na empresa?
OBS: Procurar saber do conhecimento sobre a legislação do CONAMA e da Prefeitura Municipal relacionadas com esses resíduos.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais