Buscar

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS DISCURSSIVAS PROVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais são as principais operações fornecidas pelo serviço de arquivos distribuídos? Cite no mínimo duas.
Gabarito: Modos de acesso; políticas de caching; semântica de compartilhamento; replicação; controle de concorrência; consistência dos dados.
Em sistemas distribuídos, um dos pontos básicos que deve ser necessariamente observado, é o aspecto da transparência.Como se caracteriza este aspecto?
Quais os tipos de transparência que podem ser implementadas em sistemas distribuídos?
Resposta: É a capacidade do sistema em mascarar processos para que o usuário não perceba. Transparência de falhas, por exemplo, oculta falhas. Transparência de localização, oculta do usuário a localização dos processos/ arquivos.
Gabarito: Característica que esconde de usuários ou aplicativos detalhes de funcionamento do sistema distribuído, de tal forma que se tenha a impressão de que esse sistema é centralizado. Tipos de transparência: Acesso ¿ oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso; Localização ¿ oculta o lugar em que um recurso está localizado; Migração oculta que um recurso pode ser movido para outra localização; Relocação ¿ oculta que um recurso pode ser movido para outra localização durante o uso; Replicação ¿ oculta que um recurso é replicado; Concorrência ¿ oculta que um
Um Sistema Distribuído deve ser confiável, e para isso deve atender quatro requisitos: Disponibilidade,Confiabilidade, Segurança e Capacidade de Manutenção. Explique cada um desses requisitos.
Gabarito: Disponibilidade: Característica que indica quanto tempo o sistema funcionará ininterruptamente sem ser afetado por falhas, manutenção preventiva ou corretiva, etc. Confiabilidade: Característica do sistema que dá maior ou menor certeza de que vai funcionar a contento. Segurança: Garantia de o sistema fazer, de maneira correta e para os usuários corretos, aquilo para o qual foi projetado. Capacidade de Manutenção: Consiste na facilidade com que um sistema que falhou pode ser con-sertado
Como o aumento da preocupação com questões ambientais no mundo até mesmo o segmento de tecnologia e computação deve se adaptar. Nesse sentido, o conceito de TI verde tem sido aplicado em diversas áreas, inclusive em sistemas distribuídos como é identificado no site green500.org. Com base no ranking publicado neste site, quais são as principais características avaliadas para a classificação das máquinas
multiprocessadas?
Gabarito: Por décadas, a noção de performance tem sido sinônimo de velocidade e esse enfoque especial levou ao surgimento de supercomputadores que consomem grandes quantidades de energia elétrica e produzem tanto calor que exigem enormes instalações de refrigeração. Nesse sentido, um ponto que tem sido estimulado é o contexto de eficiência energética, que é a procurar aumentar a capacidade de processamento dessas máquinas com a redução do consumo de energia.
Em sistemas distribuídos, um dos pontos básicos que deve ser necessariamente observado, é o aspecto da transparência. Como se caracteriza este aspecto?
Resposta: O aspecto de transparência se caracteriza pela não percepção pelo usuário da utilização de sistemas distribuídos, passando a impressão de tratarse
de um único sistema.
Gabarito: É um conceito relativo a tornar menos perceptível alguns detalhes do que se trata (ser invisível). O SD deve prover transparência nos seguintes contextos: De acesso: aplicações que acessam os arquivos do SAD não devem estar cientes da localização física deles. De localização: todas as aplicações devem ter sempre a mesma visão do espaço de arquivos. De mobilidade: com a movimentação dos arquivos, nem programas do cliente e nem tabelas de administração precisam ser modificadas de modo a refletir essa movimentação. De desempenho: programas clientes devem executar satisfatoriamente independente de variação de carga do serviço de arquivos. De escalabilidade: o serviço pode ser expandido por crescimento horizontal, e não vertical, de modo a se adequar a carga demandada e as capacidades da rede disponível.
Michael J. Flynn propôs a taxonomia de Flynn em 1966, um primeiro esquema para classificar computadores em configurações de paralelismo crescente. O esquema consiste em quatro categorias. Quais são essas categorias e qual é o significado de cada uma dessas classes?
Resposta: As 4 categorias e os respectivos significados são: SISD Único Fluxo de Informação, Único Fluxo de Dados SIMD Único Fluxo de InfoRmação, Múltiplo Fluxo de Dados MISD Múltiplo fluxo de Informações, Único Fluxo de Dados MIMD Múltiplo Fluxo de Informações, Múltiplo Fluxo de Dados
Gabarito: SISD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados (SingleInstructionStream,SingleDataStream)são o tipo mais simples. São os monoprocessadores tradicionais nos quais um únicoprocessador busca uma instrução por vez e a executa sobre um único item de dado. MISD Computadores
defluxo múltiplo de instruções, fluxo único de dados (MultipleInstructionStream,
SingleDataStream)não são usados. Uma arquitetura MISD teria várias unidades de processamento que agiriam sobre um fluxo único de dados. Cada unidade executaria uma instrução diferente nos dados e passaria o resultado para a próxima unidade. SIMD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo múltiplo de dados (SingleInstructionStream, MultipleDataStream) emitem instruções que agem sobre vários itens de dados. Um computador SIMD consiste
em uma ou mais unidades de processamento MIMD Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo múltiplo de dados (MultipleInstructionStream, MultipleDataStream) são multiprocessadores nos quais as unidades processadoras são completamente independentes e operam sobre fluxos de instruções separados.
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É função deste servidor permitir a leitura e escrtita de arquivos em um disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-drive, cd...) além de fornecer uma lista com o conteúdo de um diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. Devemos utilizar servidores iterativos ou concorrentes? Justifique sua resposta.
Gabarit o: Servidores Concorrente, pois não é possivel prever o t em po de resposta de cada requisição. O servidor pode ficar ocupado durante um longo periodo de tem po e as requisições seriam descartadas caso fosse it erat ivo.
Quais as funções do módulo stub do cliente em uma RPC?
Gabarit o: Transform ar a cham ada de função em mensagem e envia- la ao servidor. Transform a a m ensagem de retorno em retorno de função.
Entre os os componentes da arquitetura SOA, qual é o componente que possui a responsabilidade pela descrição das informações de conexão na chamada ao serviço e pela publicação e descrição do web service no registro de serviços?
Gabarito: Provedor de serviço web
	Uma das principais características de um sistema distribuído é ser tolerante a falhas.A partir dessa afirmação, defina o que é um sistema tolerante a falhas e por que os sistemas distribuídos possuem essa característica?
Descreva os três tipos de falhas: Transientes, Intermitentes e Permanentes.
	
Gabarito: É o sistema que possui a capacidade de sobreviver à falha de alguns de seus elementos. Tipos de falhas: .Transientes - As falhas transientes ocorrem uma vez e, depois, desaparecem. Se a operação for repetida, a falha não acontecerá novamente. .Intermitentes - As falhas intermitentes ocorrem e desaparecem por sua própria vontade. Depois, essas falhas reaparecem e assim por diante. .Permanentes - As falhas permanentes continuarão a existir até que o componente faltoso seja substituído.
		
	O desenvolvimento de aplicações distribuídas utilizando RPC é considerada de alto nível, enquanto a utilização direta de sockets é considerada de baixo nível. Cite e descreva UMA vantagem e UMA desvantagem da utilização de RPC em relação a programação com sockets
Gabarito:
Vantagem: nãoé necessário conhecer os detalhes da rede pois o middleware é responsável pela conversão de chamada de função (como se fosse local) em mensagem
Desvantagem: não há um controle efetivo de erros.
. Quais as principais diferenças entre uma aplicação peer-to-peer (P2P) e outra cliente/servidor?
Gabarito: Na comunicação P2P, in¬divíduos que constituem um grupo livre podem se comunicar com outros participantes do grupo. Em princípio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; não existe qualquer divisão estrita entre clientes e servidores. Diversos sistemas P2P não possuem qualquer informação centralizada, mas ao contrário, mantém suas informações locais e compartilha uma lista dos peers vizinhos que fazem parte do sistema.
 
Em cloud computing, trata-se de uma forma de trabalho onde o produto é oferecido como serviço.
Defina os serviços abaixo e cite um exemplo para cada dos itens:
 
I- Platform as a Service (PaaS).
II- Infrastructure as a Service (IaaS).
Gabarito:
I - Platform as a Service (PaaS) - Plataforma como Serviço.
Utilização apenas da plataforma como um banco de dados, um web service, serviços para desenvolvimento, testes, etc.
Aplicações desenvolvidas em uma PaaS, normalmente ficam vinculadas ao fornecedor.
Exemplos: Windows Azure e Google App Engine.
 
II - Infrastructure as a Service (IaaS) - Infra-estrutura como Serviço.
Entrega de infraestrutura como serviço, isto é, foco na estrutura do hardware ou máquinas virtuais, armazenamento. Permitindo uma ampla diversidade se softwares.
Exemplos: Amazon EC2 e GoGrid.
 
Podemos considerar que existem 3 grandes desafios da computatção distribuida:
- ausência de memória compartilhada
- ausência de fonte comum de tempo
- ausência de previsão de tempo de resposta no envio/recebimento de mensagens.
 
Descreva os motivos para que sejam considerados um desafio em sistemas distribuídos.
Gabarito:
- Não pode utilizar variáveis comuns para comunicação entr processos
- Não pode utilizar a referência de tempo para sincronizar processos
- Não é possível estimar se um processo foi ou não executado pois o retardo na entrega de mensagens é variável

Outros materiais