Buscar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE - individual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	04
2. DESENVOLVIMENTO	05
2.1 O CONTADOR NA ATUALIDADE	05
2.1.1 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE E AS ÁREAS DE ATUAÇÃO...	06
2.2. AUDITORIA E CONTROLADORIA	07
2.2.1 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA AS EMPRESAS	08
2.3 PERICIA CONTABIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO	08
2.3.1 PRÉ-REQUISITOS PARA UM PERITO-CONTADOR	09
2.3.2 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.......................................................................10
 3. CONCLUSÃO	11
4. REFERENCIAS	12
INTRODUÇÃO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
A contabilidade é sempre necessaria em uma organização, pois a idéia não está só no fato dela estar ligada a uma só função, mas num todo. Hoje diante da globalização e a internacionalização do País, a contabilidade se faz presente em todos os seguimentos de qualquer organização. Junta-se todos os pensadores e idealizadores da economia,administração e contabilidade e teremos reais necessidades de qualquer empreendimento do começo ao fim. Então a contabilidade é hoje a mola mestra para se obter resultados na geração de renda, organização financeira, estatística elaboração de procedimentos para melhoria do relacionamento interpessoal numa empresa, etc.. Esta visão não é futurista, mas uma realidade presente em todas as organizações. Inclusive hoje a busca por profissionais liberais em contabilidade mudou seu perfil. Se busca por lideres, com bom relacionamento interpessoal, inglês fluente e capacidade de resolver situações inesperadas. Em síntese, o contador não é mais aquele que ficava numa sala escondida atrás de um birô, mas um profissional atento ao desenvolvimento e apreciação de todos os fatos decorrentes da empresa onde está inserido ou mesmo quando for de maneira externa em seu escritório. E neste trabalho será conceituado como anda o contador na atualidade, seu papel e suas áreas de atuação, abrangendo sobre auditoria e controladoria, explicando seus conceitos e principais diferenças, baseando-se também como base no artigo “Santa Casa de SP recua e suspende demissões”, para podermos entender melhor sobre o contador e as áreas da contabilidade.
DESENVOLVIMENTO
O Contador Na Atualidade
A contabilidade, desde seus primórdios busca atender às necessidades da sociedade, através do controle do patrimônio da entidade, a Ciência Contábil procura se adequar às novas necessidades da economia e das empresas. A preocupação dos profissionais em atender e de fornecer dados importantes às decisões são mais presentes do que apenas a prestação de serviços contábeis voltados para área burocrática. A alta carga tributária está fazendo com que o profissional contábil mantenha-se atualizado para as obrigações e direitos de seus usuários. as possíveis mudanças trazem questões, como o futuro da profissão, novos mercados e o próprio conhecimento em questão. A globalização está trazendo transformações constantes que levarão a novas necessidades da sociedade quanto à utilização dos serviços contábeis.					Não se pode falar de globalização e futuro sem o desenvolvimento da nova tecnologia que avança cada vez mais. Novos softwares que apóiam e tornam mais eficientes os serviços contábeis, além da Internet que está diminuindo a distância entre profissionais de todo o mundo, alunos e instituições.. Os contabilistas têm tudo para serem extremamente importantes nas organizações, pois, além de suas funções tributárias (o que, por si só, já o remetem a administrar quase 40% do faturamento de uma empresa), poderão trazer para a organização um leque de análises, informações e idéias que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. Num mundo competitivo e global, quem errar em custos e formação de preços, fluxo de caixa e gestão de crédito, está fadado ao fracasso. Com a globalização e suas origens e conceitos, indicam que o perfil do profissional contábil atual e do futuro deve ser mais inovador e criativo para atender as demandas empresariais, devido aos grandes recursos tecnológicos e a intensa competitividade em todos os setores de uma empresa. Com isso o profissional contábil tende a ser mais competitivo para se manter no mercado de trabalho. No âmbito da necessidade das empresas terem mais inovação e criatividade, a contabilidade também passou a ser questionada quanto à validade e utilidade de suas práticas, as quais compreendem um conjunto de informações que objetivam subsidiar todo o processo de gestão dos negócios. A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país. A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Mas Fica clara a importância do contador desenvolver-se no processo de formar e buscar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado.
O papel Do Contador Nos Dias De Hoje e as Áreas De Atuação
O papel do contador hoje é muito mais que fazer cálculos e preencher guias e formulários para atender o fisco, o contador, hoje, precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico. Com a globalização, o profissional de contabilidade precisa se atualizar constantemente e saber tirar proveito das diversas ferramentas tecnológicas, principalmente para acompanhar a velocidade com que as informações e obrigações ocorrem. Diante de tantas mudanças, que cada vez mais exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas, obrigações acessórias fiscais em tempo real e padronização da contabilidade a nível internacional tornaram-se conhecimentos essenciais para que o contador se mantenha atuante e funcional no mercado. Portanto, é imprescindível que ele tenha uma visão global, para que possa compreender e avaliar os meios político, econômico e cultural e tomar, dessa forma, providências baseadas em um contexto mais diversificado e real. 	De acordo com Marion (2005), o contador deve ser um tradutor de informações, sendo capaz de interpretá-las e associá-las ao processo de tomada de decisão.				As áreas de atuação do contador na contabilidade atual é bem diversificado, dando assim mais oportunidades de escolha ao profissional desta área, as áreas de atuação do contador nas empresas são; Planejamento tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custos, contador gerencial e atuário. No ensino são; Professor, pesquisador, escritor, parecerista e conferencista. Ele também pode atuar como autônomo nas atividades de Auditor independente, consultor, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraudes. E é claro o profissional da área contábil também atua em órgãos públicos nos cargos de Contador público, agente ou auditor fiscal, tribunal de contas, oficial contador e outros cargos públicos.
Auditoria e Controladoria
Auditoria e controladoria são duas areas muito importante da contabilidade onde a auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. Ela também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los. Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: Auditoria financeira; Auditoria de cumprimento e Auditoria operacional. No caso da auditoria financeira,
há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo. 					O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos. Já a auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos. A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade. A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos. E a Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador. É uma área de staff, ou seja de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização. 				Com o aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros fatores, houve uma mudança no paradigma das empresas exigindo delas uma permanente adaptação a esse novo ambiente. Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores, podendo trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apóiem as conseqüências geradas no futuro. É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos.
 A Importância Da Auditoria e Controladoria para as empresas
	A importância da auditoria e da controladoria para médias e grandes empresas segue na necessidade de que para manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas. Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. O controle precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis. O controller precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa. E o que as empresas vêm buscando é um profissional que esteja capacitado e disposto a assumir o papel de conselheiro imparcial e não de um crítico insatisfeito. 
Perícia Contábil e Planejamento Tributário
A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames. Já o O planejamento tributário é uma ferramenta, que visa projetar as atividades econômicas da empresa, para conhecer as possíveis alternativas válidas dentro da legislação vigente, buscando mediante a uma analise detalhada, avaliá-las, adotando aquela que melhor se adéqua, a fim de reduzir o montante dos tributos. 					O planejamento tributário consiste em procurar por meios legais, evitar a incidência, reduzir o montante ou adiar o ônus tributário. O processo de escolha da melhor alternativa deverá ser simulado antes da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. Logo, essa redução acontecerá por meio de adoção de uma alternativa legal menos onerosa. Para que isso ocorra faz necessário que o planejador tenha bom-senso, pois há alternativas válidas para uma empresa, que não vale para outra, sendo de fundamental importância um estudo preventivo, onde seja, verificado os efeitos jurídicos e econômicos menos onerosas.
Pré-requisitos para um Perito-Contador
A Perícia Contábil, necessita de um constante aprimoramento pois ela vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça. Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.” A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. O perito é a pessoa nomeada pelo juiz ou pelas partes (em caso de perícia extrajudicial). Para exercer a função de Perito-Contador, a legislação turva do CPC não menciona expressamente que o Perito contábil têm que ser graduado em Ciências Contábeis e inscrito no Conselho Regional de Contabilidade mantendo com este uma situação regular. No entanto, as suas próprias características intrínsecas e expressões formais, se cotejadas com as Normas Contábeis NPC P2 e NBC T13, expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, são plenamente de acordo em admitir tais exigências. O Contador, na função de perito-contador ou perito-contador assistente, deve manter adequado nível de competência profissional, pelo conhecimento atualizado de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente as aplicáveis à perícia, da legislação relativa à profissão contábil e das normas jurídicas, atualizando-se permanentemente, mediante programas de capacitação, treinamento, educação continuada e especialização, realizando seus trabalhos com a observância da eqüidade.
Planejamento Tributário
Planejamento tributário é a metodologia para se obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais. A contabilidade, sendo um sistema de registros permanentes das operações, é um pilar de tal planejamento. O contabilista é peça fundamental na elaboração e execução do planejamento tributário. Afinal, ele comanda uma série de operações internas da empresa, normalmente sendo responsável por múltiplos controles, conciliações e apurações de impostos. Além disto, ele coopera ou coordena equipes internas, sabendo de deficiências e pontos críticos que podem gerar falhas na execução
do planejamento. De nada adianta um ótimo planejamento fiscal, por exemplo, se as simples rotinas estão sendo executadas por pessoas desmotivadas e sem treinamento suficiente, pois parte do esforço fiscal pode estar sendo perdido por erros. Sem informações contábeis adequadas, o planejamento tributário ficará dependente de dados avulsos, não regulares, sujeitos a estimativas, erros e avaliações equivocadas. Um outro exemplo é, se o contribuinte está no lucro presumido, onde está dispensado de escrituração contábil, porém a mantém, poderá avaliar, periodicamente, a vantagem/desvantagem deste regime, com base nos resultados gerados nos períodos a que se submeteu a esta forma de tributação, comparativamente ao regime do Lucro Real. Daí a importância do contabilista, em suprir aos planejadores os dados adequados.
CONCLUSÃO
A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia no país. Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz. De acordo com o artigo da EXAME.COM da Santa casa de Misericórdia de SP que entrou em crise financeira e quase teve de dispensar 1.100 funcionários, mostrou nos quanto faz falta um boa gestão e um bom planejamento tributário, deichando assim a desejar e quase muitas pessoas desempregadas, mas graças a mesa administrativa da entidade suspenderam as despensas e estão procurando outra solução para crise. O contador possui um cargo e uma responsabilidade muito grande em qualquer área que ele atue dentro de uma instituição pois ele possui por lei muitas normas e regras a ser seguidas e deve cumpri-las corretamente, transmitindo assim mais segurança, comprometimento e garantia de um boa gestão e obtenção de lucros.
REFEREFENCIAS
10/09/2015
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0368_0721_01.pdf
10/09/2015
http://ccfca1semestre.blogspot.com.br/2010/10/o-perfil-do-contador-na-atualidade-um.html
14/09/2015
http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p2.htm
14/09/2015
http://www.portaldeauditoria.com.br/planejamento-tributario/Planejamento-tributario.asp
14/09/2015
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/13/contabilidad.html
14/09/2015 
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1581965-santa-casa-de-sp-suspende-plano-de-demissoes.shtml
14/09/2015
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1579866-com-crise-santa-casa-de-sao-paulo-vai-demitir-mais-de-mil-funcionarios.shtml
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTABÉIS 
RODOLFO ANDRE PERIN
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Campo Novo do Parecis - MT 
2015
RODOLFO ANDRE PERIN
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Portfólio das disciplinas integradas, com objetivo de esclarecer dúvidas da interação das matérias do setimo semestre.
Orientador: Prof. Andrea Carla Hein
 Tutora: sala. Jeane Carla Dos Santos 
Campo Novo do Parecis - MT 
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais