Buscar

PATOLOGIA BÁSICA - 2ª AVALIAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PATOLOGIA BÁSICA
	
	Simulado: SDE0139_SM_200901227121 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): PABLO LUIZ SANTANA VELASCO
	Matrícula: 200901227121 
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 20/10/2015 10:37:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200901291437)
	7a sem.: INFLAMAÇÃO
	
	Um processo lesivo, independentemente da causa, sempre gera uma série de alterações metabólicas decorrentes da resposta inflamatória do corpo humano. Partindo deste conceito, cite os 5 sinais básicos do Processo Inflamatório e explique porque eles acontecem.
		
	
Sua Resposta: CALOR E VERMELHIDÃO : DECORRENTES DO AUMENTO DO FLUXO SANGUÍNEO NA ÁREA E DA TAXA DE METABOLISMO CELULAR; EDEMA: RESULTADO DE VÁRIOS AGENTES INFLAMATÓRIOS NA ÁREA; DOR: CAUSADA PELA LIBERAÇÃO DE IRRITANTES QUÍMICOS E PELO AUMENTO DA PRESSÃO NO TECIDO; PERDA DA FUNÇÃO: RESULTADO DA INFLAMAÇÃO em LONGO PRAZO
	
Compare com a sua resposta: CALOR E VERMELHIDÃO : DECORRENTES DO AUMENTO DO FLUXO SANGUÍNEO NA ÁREA E DA TAXA DE METABOLISMO CELULAR; EDEMA: RESULTADO DE VÁRIOS AGENTES INFLAMATÓRIOS NA ÁREA; DOR: CAUSADA PELA LIBERAÇÃO DE IRRITANTES QUÍMICOS E PELO AUMENTO DA PRESSÃO NO TECIDO; PERDA DA FUNÇÃO: RESULTADO DA INFLAMAÇÃO em LONGO PRAZO. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200901291452)
	10a sem.: Noções de Imunopatologia
	
	Embora o nosso organismo seja constantemente exposto a agentes infecciosos, a doença infecciosa é relativamente rara. A resposta imune adequada é, de certo modo, garantia de integridade e resistência do organismo a infecções. Sob esse contexto, diferencie: Imunidade Inata X Imunidade Adquirida:
		
	
Sua Resposta: Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos.
	
Compare com a sua resposta: Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200901492666)
	sem. N/A: Imunopatologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nosso organismo apresenta uma série de mecanismos que são ativados em resposta aos quadros de agressões teciduais. Por exemplo, diante de uma lesão cutânea é possível observar que aparecem CÉLULAS DE DEFESA que ATRAVESSAM OS CAPILARES e caem no tecido conjuntivo, protegendo o organismo. Os termos destacados referem-se, respectivamente, aos: 
		
	
	Leucócitos e diapedese
	
	Fagócitos e quimiotaxia
	
	Eritrócitos e diapedese
	
	Eritrócitos e pinocitose
	
	Leucócitos e fagocitose
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200901921222)
	sem. N/A: Noções de imunopatologia I
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Imunidade humoral é mediada por moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos: 
		
	
	pelos macrófagos.
	
	linfócitos B. 
	
	pelos mastócitos.
	
	pelos neutrófilos. 
	
	linfócitos T. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200901326829)
	10a sem.: Distúrbios do crescimento e da difrenciação celular
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos pacientes com hipertensão, a resistência permanente do fluxo sanguíneo contra as paredes cardíacas, faz com que o miocárdio fique mais espesso. Este processo é chamado de:
		
	
	Hiperplasia
	
	displasia
	
	metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	lesão celular
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200901921219)
	sem. N/A: Noções de imunopatologia I
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As características que definem a imunidade adquirida são a grande especificidade para as distintas macromoléculas e a capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente as: 
		
	
	repetidas exposições a diferentes micróbios. 
	
	repetidas exposições ao mesmo micróbio. 
	
	restritas exposições ao mesmo micróbio. 
	
	repetidas exposições à apenas ao mesmo tipo viral. 
	
	restritas exposições a diferentes micróbios. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200901920999)
	sem. N/A: Alterações do volume celular
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A hipoplasia é "X" da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.), é o hipodesenvolvimento de um órgão ou tecido "Y" do número de células que o compõe. Em relação á sentença anterior, X e Y podem ser adequadamente substituídos por:
		
	
	a diminuição, pela dimunição
	
	a diferenciação, pelo decréscimo
	
	a diferenciação, pelo aumento
	
	o aumento, pela diminuição
	
	a estabilização, pelo aumneto
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200901291429)
	7a sem.: PROCESSO LESIVO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda: Quais das afirmativas supracitadas estão corretas? 
		
	
	II, III e IV 
	
	I, II e IV 
	
	I, II e III 
	
	I, II, III e IV
	
	I e IV 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200901815977)
	sem. N/A: PATOLOGIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento do número de células de um órgão ou tecido e não pelo volume individual de cada uma delas é chamada de:
		
	
	Neoplasia 
	
	Atrofia 
	
	Hipertrofia 
	
	Hiperplasia 
	
	Metaplasia 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200901873892)
	sem. N/A: DISTURBIOS DA DIFERENCIAÇÃO CELULAR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando o músculo estriado cardíaco sofre sobrecarga de trabalho, como por exemplo na hipertensão arterial, ocorre aumento do volume cardíaco. Que tipo de adaptação celular ocorreu? 
		
	
	hiperplasia
	
	aplasia 
	
	hipertrofia
	
	metaplasia 
	
	hipotrofia 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais