Buscar

Conteúdo 4 - O Desenvolvimento das Políticas Públicas de saúde no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Sabe-se que a saúde de uma população pode ser promovida e preservada por meio da saúde pública. Assinale a alternativa incorreta quanto às definições de Saúde Pública.
R: A saúde Pública é responsabilidade dos políticos que administram cidades, estados e o país, uma vez que a população contribuiu com sua parte apenas durante a eleição.
JUSTIFICATIVA: O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária.
2) Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”    Constituição da República Federativa do Brasil.
Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras (V), nos termos da Constituição Federal de 1988: 
( ) A assistência à saúde é vedada à iniciativa privada.
( ) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
( ) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
( ) São diretrizes do SUS a universalidade e a participação da comunidade.
( ) Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 
Assinale a alternativa que indica a seqüencia correta, de cima para baixo.
R: a) F – V – F - V – V 
JUSTIFICATIVA: 1. Permite sim a iniciativa privada;
3. Sem fins lucrativos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais