Buscar

Ética e responsabilidade social - Aula 10 - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social.
O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakerholders.
O balanço social é um instrumento importante para sociedade segundo a CVM, o balanço é o instrumento que possibilita à sociedade ter conhecimento dessas ações empresariais.
Esse conhecimento se processa mediante a divulgação de um conjunto de informações relevantes, normalmente agrupadas em indicadores (por exemplo, os indicadores laboriais, sociais e do corpo funcional) que evidenciam, dentre outros, os gastos e investimentos feitos em benefício dos empregados e em benefício da comunidade.
	Os estudos partiram das universidades. 
As características principais do modelo dirigiram-se aos aspectos sociais, às questões da diminuição da violência e da melhoria da relação das empresas com os consumidores.
	As propostas do Balanço Social desenvolveram-se em direção à solidariedade econômica do bloco europeu em formação, e enfatizaram os aspectos do planejamento humano e social na empresa. O sentido era a igualdade de competência e aceitação, comparativamente aos demais processos empresariais (econômico, comercial, tecnológico...).
Com referência ao meio ambiente e a relação com os stakeholders, estes também foram foco das propostas.
Buscou-se, na verdade, um novo papel para cada um dos atores, seja na empresa pública ou privada.
	Consideraram-se as experiências norte-americana e europeia, mesclando as duas tendências. Buscou-se uma forma, um modelo capaz de humanizar a empresa, criando propostas participativas e tão democráticas quanto possível, tendo em vista o fato de que quase todos os países latino-americanos viviam num regime fechado, totalitário.
Neste cenário, em meados de 1977, um grupo de estudiosos da Responsabilidade Social nas empresas, ligado à ADCEUNIAPAC e à Fundação FIDES, formulou uma proposta para o desenvolvimento de um Balanço Social aplicável à realidade brasileira.
	O balanço abrange basicamente quatro vertentes: Empresa e empregados, englobando despesas com pessoal, ou seja, aquelas originárias de pagamentos e salários, treinamentos, assistência médica e outras, que alteram o patrimônio da empresa com reflexos na sociedade, mais especificamente sobre os funcionários da empresa;
Empresa e meio ambiente, abarcando despesas com o meio ambiente, gastos com pesquisas de meio alternativos de produção que sejam menos poluentes.
Empresas e sociedade, sob o aspecto da empresa como elemento da criação e distribuição de valor ou riqueza, representado pelo recolhimento de encargos para o governo, feitos por uma entidade, sob as mais diversas formas de impostos, contribuição de melhorias, taxas etc.;
Empresa e sociedade, sob a forma de ações sociais, evidenciados através de ações filantrópicas desenvolvidas pela empresa ao patrocinar entidades filantrópicas.
	Segundo Kroetz (2000), o balanço social apresenta os seguintes objetivos principais, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização:
Abranger o universo de interações sociais entre clientes, fornecedores, associações, governo, acionistas, investidores e outros, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização;
Apresenta os investimentos no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e contribuir para a implementação e a manutenção de processos de qualidade;
Melhorar o sistema de controle interno, permitindo qualificar o ambiente organizacional, na perspectiva de confirmar a regularidade da gestão identificada com o gerenciamento social ecologicamente correto e divulgar os objetivos e as políticas administrativas, julgando a administração não apenas em função do resultado econômico, mas também resultados sociais;
Medir os impactos das informações perante a comunidade dos negócios, sobre o futuro da entidade, a marca e a imagem do negócio, revelando, conjuntamente com as demais demonstrações contábeis, a solidez da estratégia de sobrevivência e crescimento da entidade;
Formar um bando de dados confiável para análise e tomada de decisão dos mais diversos usuários;
Servir como instrumento para negociações laborais entre a direção da empresa e os sindicatos ou representantes dos funcionários;
Verificar a participação do quadro funcional no processo de gestão.
	Cidadania empresarial
Empresas que realmente adotam a cidadania empresarial exercem a responsabilidade social como um processo contínuo, em projetos ou programas permanentes de responsabilidade social.
	Relatório de responsabilidade social
O relatório ou memória de responsabilidade social corporativa se destina a sistematizar as atividades e os compromissos assumidos pela empresa em relação à política social e a delimitar os critérios da organização para todas as dimensões de atuação: social, ambiental e econômica.
Relatório deve conter uma descrição das relações que a empresa mantém com os grupos envolvidos no processo, ou seja, os stalkerholders bem como as ações que a empresa realiza na sociedade.
Relatório de responsabilidade social corporativa vai além do preenchimento do formulário do balanço social, pois contempla vários aspectos da cultura organizacional da empresa: os societários, administrativos, negociais, financeiros, sociais, ambientais e culturais.
Balanço social é um instrumento que torna públicas as ações que a empresa coloca em prática sobre responsabilidade social corporativa, devendo ser publicado anualmente e demonstrar informações sobre os benefícios e as ações sociais destinadas aos stakeholders da empresa.
Considerando-se o fato de que a empresa é uma organização lucrativa, um agente econômico e, ao mesmo tempo, uma corporação que estabelece relações sociais e gera impacto na sociedade, chegou-se à conclusão de que seria de extrema importância prestar contas desse impacto sobre a sociedade.
A Transparência como valor agregado às mudanças do mundo globalizado passou a exigir das empresas a publicação dos relatórios anuais de desempenho das atividades sociais e ambientas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais