Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova II Terceiro setor

Pré-visualização | Página 1 de 2

A expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e à complexidade das atuais demandas ambientais que a sociedade repassa às organizações induz a um novo posicionamento por parte das organizações, por isso a busca de procedimentos, mecanismos, arranjos e padrões comportamentais desenvolvidos pelas empresas delimita aquelas que são mais ou menos capazes de responder aos anseios da sociedade. Sobre o conceito de stakeholder, analise as afirmativas a seguir:
I- Stakeholders são os acionistas que se relacionam, afetam e lucram com a organização e suas atividades de comercialização, procuram influenciar de forma construtiva todas as ações empresariais, inclusive as de responsabilidade social.
II- Stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la.
III- Os stakeholders podem ser os acionistas, clientes, colaboradores, funcionários, parceiros de negócios, governos, ONGs, sindicatos, órgãos ambientais, autoridades, comunidade local, o público e sociedade em geral.
IV- Os stakeholders são atores importantes, eles podem repercutir positivamente no processo de sustentabilidade da empresa. A ideia de mapear os stakeholders de acordo com suas influências vem sendo utilizada por empresas, pois conseguem visualizar o poder e a influência dos mesmos no sucesso ou fracasso de um projeto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Com a evolução do sistema capitalista, também é possível  destacar a precariedade das políticas sociais no enfrentamento das expressões da questão social pelo Estado. Assim, percebemos que as ações de responsabilidade do Estado tornam-se secundárias. A partir desse pressuposto, quem também se tornou responsável pelas ações de caráter social?
	 a)
	Sindicalista.
	 b)
	Promotoria.
	 c)
	Terceiro setor.
	 d)
	Governo municipal.
	3.
	Com a fragilidade apresentada pelo Estado e a responsabilização, repassadas ao terceiro setor, é possível identificar que as empresas começaram a reformular suas estratégias de responsabilidade social, deixando de lado ideais assistencialistas. Com base nesse pressuposto, quais as novas práticas de responsabilidade social adotadas pelas empresas?
	 a)
	Iniciativas para preservação do meio ambiente, gestão ética e obras sociais.
	 b)
	Iniciativas de planejamento estratégico, ações de preservação do meio ambiente e obras sociais.
	 c)
	Planejamento de gestão, obras sociais e divulgação destas ações para a sociedade e stakeholders.
	 d)
	Atividades de gestão social, ações de preservação do meio ambiente e ações de organização de voluntariado.
	4.
	As discussões envolvendo a responsabilidade social nas empresas constantemente reacendem a discussão acerca da ética empresarial. A definição exata de ética varia dependendo do autor. No entanto, mantém-se inalterado o seu objetivo maior. O que a ética busca esclarecer?
	 a)
	O comportamento da sociedade capitalista detentora do poder diante das mazelas do povo.
	 b)
	Uma diferenciação entre o que é certo e o que é errado com relação à conduta humana.
	 c)
	A maneira como é atualmente a realidade humana.
	 d)
	O comportamento cultural do ser humano frente às suas experiências de vida.
	5.
	As empresas no Brasil aumentaram os investimentos em projetos sociais, passaram a defender padrões mais éticos de relação com seus públicos de interesse (fornecedores, funcionários, clientes, governo e acionistas) e práticas ambientais sustentáveis. Assim, a responsabilidade social foi incluída em um conjunto de normas e práticas que se tornou condição para garantir lucratividade, sustentabilidade aos negócios, marketing, agregação ética ao produto, preocupação com as pessoas, comunidades, localidades e sociedade no geral. Partindo dessas reflexões, analise as sentenças a seguir: 
I- Os investimentos em projetos sociais e práticas ambientais sustentáveis ocorrem pois o nível de entendimento do empresariado quanto à sua corresponsabilidade no processo de desenvolvimento social é fundamental, visto que possuem consciência que o crescimento econômico deve estar interligado com o desenvolvimento social.
II- A gestão das empresas não pode (não deve) ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários destas, mas também pelos de outros detentores de interesses, como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
III- A responsabilidade social não incorpora conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporcionam sustentabilidade, como, por exemplo, autoestima dos funcionários, lucratividade, exploração, mão de obra barata, como também divisão dos lucros com os funcionários e banco de horas. 
IV- Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade, como também é um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. Nesse sentido, o balanço social é visto como um indicador de responsabilidade social. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Ao publicá-lo, as empresas começam a divulgar de forma transparente e ética todas as suas ações de responsabilidade social.
II- É um instrumento de gestão social e faz o diagnóstico da situação específica da empresa, indicando o grau dos lucros.
III- É um sistema inédito de avaliação e referência dos compromissos e práticas econômicas das empresas. 
IV- É possível identificar, com os indicadores, como se apresentam suas ações de responsabilidade social e, quando necessário, realizar as adaptações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	O desenvolvimento sustentável vem tomando maiores proporções a partir dos anos 90. Nesse sentido, afirma-se que as cinco dimensões do ecodesenvolvimento também são as cinco dimensões da sustentabilidade. Sobre essas dimensões, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Sustentabilidade social.
II- Sustentabilidade econômica.
III- Sustentabilidade ecológica.
IV- Sustentabilidade espacial.
V- Sustentabilidade cultural.
(    ) Refere-se ao alcance de um patamar razoável de homogeneidade social, com distribuição de renda justa, emprego pleno e/ou autônomo com qualidade de vida decente e igualdade no acesso aos recursos e serviços sociais.
(    ) Relacionada à preservação do potencial do capital natural na sua produção de recursos renováveis e à limitação do uso dos recursos não renováveis.
(    ) Desenvolvimento de uma gestão mais harmônica dos fluxos financeiros, não sendo enfocado somente na capacidade de lucro empresarial. 
(    ) Referente a mudanças no interior da continuidade, equilíbrio entre respeito à tradição e inovação.
(    ) Voltada para a obtenção de uma configuração rural urbana mais equilibrada, além de melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas.
Página12