Buscar

Cosméticos: Xampus, Desodorantes, Glândulas Sudoríparas, Saponificação e Esfoliantes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cosmeto5
	1a Questão (Ref.: 201202348096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos xampus é incorreto afirmar que :
		
	 
	Os tensoativos anfóteros são aqueles que apresentam maior poder de detergência.
	
	Um xampu deve apresentar equilíbrio no poder de detergência a fim de que cumpra perfeitamente com os objetivos de limpeza.
	
	A viscosidade deve ser encarada como um fator importante do ponto de vista da aplicação, uma vez que o fato de ser viscoso evita que a preparação escorra pelos dedos.
	
	Os detergentes utilizados em xampus devem ser estáveis em pH levemente ácido.
	
	Os agentes tensoativos utilizados nos xampus visam como regra geral, aos seguintes objetivos: detergência, produção de espuma e espessamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202310037)
	Pontos:  / 0,1
	Na RDC 211, de 14 de julho de 2005, a ANVISA classifica os desodorantes axilares ( exceto os antitranspirantes ) como produtos de grau 1, ou seja, produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação com a definição adotada naquela RDC e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram afirmações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. Para entender as diferenças de ação entre desodorantes e antitranspirantes, é necessário o conhecimento dos processos envolvidos na liberação do suor axilar e o surgimento dos odores desagradáveis. Analise as seguintes informações: I-O suor axilar é composto apenas de secreção apócrina, essencialmente lipófila. II-O suor recém-liberado das glândulas é inodoro e estéril. III-A causa principal do odor desagradável é a degradação de compostos do suor por microorganismos da flora axilar. IV-A secreção écrina é composta basicamente por água e eletrólitos. Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I, II, III e IV
	
	IV, apenas.
	
	I, II.
	
	I, II e IV.
	
	I, apenas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202310035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente os tópicos: I- São glândulas sudoríparas que se encontram distribuídas por toda a superfície corpórea, na profundidade da derme, sendo mais numerosas nas palmas das mão, plantas dos pés e axilas. II- Não são glândulas sudoríparas verdadeiras, pois a secreção também é eliminada pelos canais foliculares, é intermitente e se relaciona ao estímulo sexual. III- Produzem o suor que contém materiais gordurosos. IV- A secreção sudoral resultante dessa glândula é incolor, inodora, hipotônica, composta de 99% de água e solutos encontrados no plasma, porém, em concentrações menores, especialmente sódio, cloretos, potássio, uréia, proteínas, aminoácidos, cálcio, fósforo e ferro. V- Tais glândulas não fazem parte da termorregulação e têm funções incertas. VI- Secretam pequenas quantidades de secreção de aspecto leitoso, em intervalos longos de tempo. Contém proteínas, açúcares, etc.
		
	
	As características III e V referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	
	As características contidas nos tópicos I, V e VI são específicas das glândulas sudoríparas apócrinas.
	
	Excetuando a característica II, todas as demais caracterizam as glândulas sudoríparas écrinas.
	 
	Enquanto a característica VI refere-se à glândula sudorípara apócrina, a característica I refere-se à glândula sudorípara écrina.
	
	As características I, III e IV referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202348058)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de saponificação a função catalisadora da reação é fornecida pelo(a):
		
	
	Sulfato de sódio
	
	Carbonato de sódio
	
	Alumina Hidratada
	 
	Hidróxido de Sódio
	
	Ácido Tioglicólico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202310029)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os esfoliantes cosméticos por mecanismos químicos ou físicos/mecânicos, removendo parte da pele e induzindo uma subseqüente reeptelização que leva à melhora da queratose actínica, hiperpigmentação e rugas finas. São características da esfoliação química: I- É um processo que resulta da destruição de porções da epiderme e/ou derme e a regeneração de novos tecidos dérmicos e epidérmicos. II- O fenol é usado como esfoliante químico em procedimentos médicos. O uso deste tipo de esfoliante causa intenso desconforto e graves reações colaterais. III- Enquanto a esfoliação química superficial atua na epiderme, a esfoliação química média atua até a derme reticular. IV- A profundidade da esfoliação química não dependerá do tipo de substância usada, concentração e associações feitas. V- Dentre os esfoliantes químicos cita-se o ácido salicílico, o qual tem seu uso justificado nas seguintes condições dermatológicas: psoríase, ictiose, caspa, calosidades, verrugas e hiperqueratoses.
		
	
	I e IV
	 
	I, III e IV
	
	IV e V.
	
	II, IV e V
	 
	I, II e V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando