Buscar

PATOLOGIA BÁSICA- simulado 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PATOLOGIA BÁSICA
	
	Simulado: SDE0139_SM_201307264557 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Desempenho: 1,0 de 8,0
	Data: 04/11/2015 13:37:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307360574)
	
	Após algumas semanas com o membro inferior imobilizado, Fernando recebeu o diagnóstico de atrofia muscular, sendo encaminhado ao fisioterapeuta. Explique o que isso significa, e quais as principais organelas celulares envolvidas nesse processo.
		
	
Sua Resposta: xx
	
Compare com a sua resposta: Atrofia, nesse caso, é a redução do volume celular, ou seja, do tamanho de cada uma das fibras musculares, decorrente do desuso consequente à imobilização. Esse processo é reversível, e as principais organelas envolvidas são os lisossomos, em sua função autofágica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307338982)
	
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente, o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
		
	
Sua Resposta: xx
	
Compare com a sua resposta: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307332602)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Selecione a alternativa que corresponde ao conceito de Metaplasia:
		
	 
	Mudança de um tipo de célula adulta e madura para outro tipo também adulto e maduro
	
	Aumento da quantidade de células no tecido decorrente de alteração patológica
	 
	Aumento do volume das células decorrente de alteração patológica
	
	Mutação de uma espécie celular embrionária para outro tipo de célula de linhagem diferente
	
	Condição adquirida caracterizada por alteração do crescimento e da diferenciação celular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307534106)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um motoqueiro após severo acidente deverá passar alguns meses imobilizado para a recuperação de uma severa fratura de fêmur. Uma das preocupações médicas a respeito das possibilidades de Distúrbios do volume celular é o desenvolvimento da:
		
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	Agenesia
	 
	Hiperplasia
	 
	Atrofia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307962178)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A hipoplasia é "X" da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.), é o hipodesenvolvimento de um órgão ou tecido "Y" do número de células que o compõe. Em relação á sentença anterior, X e Y podem ser adequadamente substituídos por:
		
	
	a estabilização, pelo aumneto
	 
	a diminuição, pela dimunição
	 
	a diferenciação, pelo decréscimo
	
	a diferenciação, pelo aumento
	
	o aumento, pela diminuição
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307857156)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento do número de células de um órgão ou tecido e não pelo volume individual de cada uma delas é chamada de:
		
	 
	Hiperplasia
	
	Hipertrofia
	 
	Atrofia
	
	Metaplasia
	
	Neoplasia
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307329234)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabe-se que na pessoa que fuma as células epiteliais colunares ciliadas presentes na traquéia e nos brônquios sofrem uma adaptação perante o estímulo nocivo e persistente das substâncias tóxicas do cigarro. Desse modo, o epitélio colunar ciliado é geralmente substituído por um epitélio escamoso estratificado. Assinale a alternativa que condiz com esse tipo de adaptação celular:
		
	 
	metaplasia escamosa.
	
	atrofia colunar.
	 
	hipertrofia colunar
	
	hiperplasia escamosa.
	
	displasia escamosa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307857157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A alteração celular que pode ser interpretada como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse em um tipo celular mais apto a suportá-lo, como no caso do epitélio pseudoestratificado colunar ciliar do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso é conhecida como:
		
	
	Neoplasia
	
	Hiperplasia
	 
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	Atrofia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307857155)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares provocando aumento das células e órgãos afetados. Para que este fenômeno ocorra, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Estas alterações recebem a nomenclatura de:
		
	
	Neoplasia
	
	Atrofia
	 
	Hiperplasia
	
	Metaplasia
	 
	Hipertrofia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307915071)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando o músculo estriado cardíaco sofre sobrecarga de trabalho, como por exemplo na hipertensão arterial, ocorre aumento do volume cardíaco. Que tipo de adaptação celular ocorreu?
		
	
	hiperplasia
	 
	hipertrofia
	 
	aplasia
	
	hipotrofia
	
	metaplasia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando