Buscar

5ª Semana Embrionária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE NILTON LINS
CLAUBIA REANE SOUSA
ELYGLEICE ALMEIDA
FRANCINEUDE VIEIRA
LAURA PAIVA
NATÁLIA CAMPOS
EMBRIOLOGIA
MANAUS
2015
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CLAUBIA REANE SOUSA
ELYGLEICE ALMEIDA
FRANCINEUDE VIEIRA
LAURA PAIVA
NATÁLIA CAMPOS
5ª SEMANA DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Embriologia, solicitado pelo professor Kelmer Batalha, do curso de enfermagem 023 referente à nota bimestral.
MANAUS
2015
5ᵒ SEMANA EMBRIONÁRIA
Na quinta semana entra no 2ᵒ mês de gravidez, o embrião tem a forma de um disco achatado com aproximadamente 3mm e pesa 1 g, no período entre a 4⁰ e 8⁰ semana, designado como período embrionário, serão formadas e estabelecidas todas as estruturas essenciais ao desenvolvimento do bebé (órgãos internos e estruturas física). É por isso, o momento mais crítico do desenvolvimento onde determinadas condições podem originar malformações congénita no embrião, continua a organogénese, com o desenvolvimento e formação do:
Cérebro;
Olho;
Seio venoso;
Sistema Respiratório;
Rim e fígado;
Sistema Endócrino;
Placa da mão;
Pele transparente;
Cérebro
O cérebro continua a crescer a um ritmo incrível. Entre as 4 e 5 semanas, 3 vesículas principais começam a dividir-se em 5 vesículas secundárias. Durante este tempo a cabeça representa cerca de um terço de todo o tamanho do embrião.
Primeiro sucede o cerebelo, que 4-4 semanas e meia, área do cérebro responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora, dependemos do cerebelo para andar, correr, saltar, etc.
Formam-se os hemisférios (direito e esquerdo) cerebrais. Os hemisférios cerebrais controlam tudo, fortuitamente, o pensamento, fala audição, visão, movimento, memória, e muitas outras funções.
Olho
Saliências do prosencêfalo dão origem à vesícula óptica, que por sua vez, vai dar origem aos olhos. Vai-se tornando evidente algumas características faciais como a boca, chamado stomodeum.
Após 5 semanas forma-se um cálice óptico de cada vesícula óptica e surgem pigmentos que começam a emergir na retina, de cada olho em crescimento.
Seio Venoso
Marca-passo célula localizado no nó sinoatrial, desenvolve-se durante esta semana. Esta célula especializada irá originar o seio venoso, veia que recolhe o sangue do corpo inteiro, uma vez que passa diretamente para o coração. Uma parte do seio venoso, incluindo o nó sinoatrial torna-se parte do átrio direito.
A partir desta localização, célula marca-passo, em cooperação com os impulsos nervosos provenientes do exterior do coração, ajuda no controle da frequência cardíaca da pessoa por toda a vida.
Sistema respiratório
O sistema respiratório esboça-se um sulco longitudinal que faz saliência na face ventral do intestino cefálico, na porção terminal da região faríngea. Posteriormente, este sulco separa-se na sua porção caudal, do tubo digestivo formando um tubo, o canal traqueobronquial. A porção cranial desse tubo originará a laringe, ao passo que a sua porção média formará a traqueia.
Numa primeira fase de crescimento do sistema respiratório, a sua porção caudal cresce rapidamente, dividindo-se em dois brotos: um direito e um esquerdo. O direito subdivide-se em três ramos que originarão os brônquios principais, ao passo que no lado esquerdo só se formarão dois brônquios.
O sistema respiratório fornece oxigênio necessário para todos os tipos de atividades que praticamos.
Fígado
Entre cinco semanas, o fígado do embrião é produzidos por células sanguíneas. Esta é a primeira vez que no interior do embrião se formam células sanguíneas ou hematopoese.
Rim
Perto dos rins, as gónadas ou órgãos reprodutivos estão desenvolvimento. Estes irão eventualmente tornar-se ovários na mulher e testículos nos homens.
Pelas cinco semanas, células reprodutivas iniciais, chamadas células germinativas, começam a mover-se do saco vitelino para as gónadas. Enquanto isso, o saco vitelino continua a nutrir o embrião até ao final das relações com a placenta.
Sistema Endócrino
O sistema endócrino do embrião também está em desenvolvimento. Esse sistema de glândulas regula a liberação de hormonas durante a vida.
A hipófise formada na base do cérebro durante a quinta semana começa a secretar a hormona de crescimento e da hormona ACTH que estimula o crescimento das glândulas suprarrenais.
Palma da mão
Aos botões dos membros continuam a crescer e por cinco semanas, desenvolve-se a palma da mão.
Pele Transparente
Neste ponto, a pele do embrião é apenas uma célula de espessura. Isso faz com que a pele pareça transparente, permitindo ver os órgãos internos durante o desenvolvimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://brasil.babycenter.com�� HYPERLINK "https://brasil.babycenter.com/%3eacesso" /> acesso em outubro de 2015.
https://www.infoescola.com/embriologia/embrião> acesso em outubro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando