Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GP ATIV. 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE 5
		Com relação à implementação de políticas públicas, são verdadeiras as seguintes afirmações: I. O início do processo de implementação se dá no momento da transformação da política em programa, isto é, quando são criadas as condições iniciais necessárias à sua realização. II. O aparato administrativo responsável que faz com que muitas políticas não sejam implementadas conforme o previsto. III. Para que uma política tenha condições de ser implementada, é necessário que os recursos correspondentes sejam aprovados durante a implementação. IV. Implementar políticas não é tarefa simples, tanto pela natureza dos problemas quanto pelo contexto em que se dá a ação.
	
	
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	 
	I, II e IV.
		A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
	
	
	
	
	 
	concentra suas atividades no setor primário.
	
	
	possui um sistema de transportes articulado.
	
	
	apresenta estoques elevados de alimentos.
	
	
	introduz tecnologias à produção agrícola.
	
	
	diversifica a matriz de geração de energia.
		Como a excelência na Gestão Pública pode ser demonstrada?
	
	
	
	
	 
	Quando a Administração atua com as principais características de uma administração com alto desempenho que visa a melhoria da qualidade dos serviços públicos, é focada em resultados, orientada para o cidadão e envolve liderança, estratégias e planos.
	
	
	Quando a gestão é adaptada da administração privada para o setor público, independentemente do direito do cidadão e com características de uma gestão pública que tem como meta a melhoria da qualidade, sem, no entanto, estar preocupada com as questões que avaliem resultado.
	
	
	Quando as organizações governamentais agem como instituições privadas para tentar avaliar as necessidades dos cidadãos com vistas a ampliar o retorno econômico-financeiro.
	
	
	Quando a organização cria estruturas eficientes, mesmo que, em algumas situações, ignore os valores democráticos.
	
	
	Quando o resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados é considerado satisfatório.
	
	À relação entre os cidadãos e seus representantes (governantes, administradores públicos, magistrados etc), na defesa do bem comum almejado pela sociedade, dá-se o nome de:
	
	
	
	
	
	administração gerencial.
	
	
	administração pública.
	
	
	gestão pública.
	
	 
	interesse público.
	
	
	direito constitucional.
		A implantação da gestão por resultados na administração pública envolve:
	
	
	
	
	
	orientar a avaliação da administração governamental pelos custos do serviço prestado.
	
	
	garantir uma ampla transparência dos serviços públicos, permitindo o controle pela sociedade.
	
	
	adotar indicadores de produtividade dos servidores públicos, para poder demitir os improdutivos.
	
	
	orientar as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de pesquisas de opinião pública.
	
	 
	difundir em toda a administração pública o controle por objetivos e metas.
		Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003. É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho
	
	
	
	
	
	utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	 
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	
	defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	
	recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais