Buscar

Trabalho Final_Disciplina Planejamento Estratégico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Recife - PE
2015
José de Mendonça Lins
Estudo de caso - Natura
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Recife - PE
16/09/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO............................................................................................4
MISSÃO, VISÃO E VALORES................................................................................4
ESTRATÉGIA GENÉRICA......................................................................................5
ESTRATÉGIA COMPETITIVA................................................................................5
AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS..................................6
AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS...............................................6
DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA....................................7
CONCLUSÃO.........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentará uma análise sobre o estudo de caso da Natura, empresa de cosméticos que possui uma marca bem conhecida entre os brasileiros e está caminhando para ser reconhecida internacionalmente. Serão abordadas a missão, visão e valores do estudo de caso em questão, indicando se os mesmos estão coerentes com o planejamento estratégico da organização. Em seguida será demonstrada a estratégia genérica da empresa, que está voltada para o enfoque da diferenciação de seus produtos com foco na biodiversidade. Também será evidenciada a estratégia competitiva, mostrando as forças e fraquezas, e as oportunidades e ameaças da Natura no mercado de cosméticos, tanto no âmbito nacional, como internacional. Serão mostradas três ações que podem ser implantadas para o desenvolvimento e crescimento da empresa no setor onde a mesma está inserida. E a final do trabalho em questão, será realizada a conclusão dos tópicos mencionados anteriormente.
2 DESENVOLVIMENTO
A seguir será apresentado o desenvolvimento dos tópicos de missão, visão e valores, estratégia genérica, estratégia competitiva, ambiente externo e ambiente interno da empresa Natura.
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
A missão da Natura (NATURA, 2014, p. 1), é “Nossa Razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar-bem”, a mesma atende completamente aos requisitos básicos exigidos, pois é clara, realista e esclarece os objetivos da empresa junto ao mercado onde atua. 
De acordo com (NATURA, 2014, p. 1), a visão da empresa é: 
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade da relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
A visão da organização não atende aos requisitos básicos para que possa orientar o planejamento estratégico, pois não demonstra onde a empresa quer chegar em determinado período e também a perspectiva da mesma junto ao mercado, poderia ter sido colocado uma data, por exemplo um período de 5 a 10 para que a empresa se torne uma marca de expressão mundial, e a visão deve ser atualizada ao longo do tempo para que não fique obsoleta e ultrapassada.
Os valores da organização apresentados pela (NATURA, 2014, p. 1), estão relacionados abaixo:
- Valoriza ao máximo as relações e o capital humano.
- Respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade.
- Busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e qualidade das relações em cada uma de suas ações.
- Busca soluções inovadoras com alegria, ousadia, determinação e paixão.
- Objetiva o aperfeiçoamento contínuo com intuição, sensibilidade e conhecimento.
- Inspira-se no equilíbrio e dinâmica da natureza. Percebe o homem como parte da natureza, com a qual deve se harmonizar, e valoriza a interação com ela.
- Busca aliar consciência e competência, discurso e prática, saber e fazer, ética e estética.
- Vive seus processos abertamente. É franca, a vontade.
- É contra ambigüidades, manipulações e discriminação em todas as relações. Busca com determinação a qualidade e reconhece suas imperfeições. Compartilha suas dúvidas e a busca de respostas.
Os valores da Natura estão bem norteados para a realização de um planejamento estratégico bem elaborado, e os mesmos podem nortear os colaboradores de maneira fácil para que a organização possa alcançar seus objetivos.
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA
Foi constatado pelo estudo de caso, que a Natura optou pela estratégia da diferenciação, pois realiza o desenvolvimento de seus produtos com base na imensidão da biodiversidade brasileira, principalmente para vendas no mercado exterior. Segundo o artigo cerca de 20% das vendas anuais, são referentes a produtos que foram lançados nos dois últimos anos, isso quer dizer que a diferenciação no lançamento de novos itens para venda no mercado é um dos principais diferenciais da Natura em relação a seus concorrentes. Além disso, a organização está investindo em pesquisa e desenvolvimento de forma gradual durante os anos, justamente para conseguir aumentar o número de novas fragrâncias e com isso novos produtos para alavancar suas vendas.
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
A Natura realiza a compra de suas matérias-primas com uma quantidade variada de fornecedores, a organização não depende de apenas um fornecedor para determinado tipo de insumo para a fabricação de seus produtos. A mesma possui contratos de longo prazo com fornecedores estratégicos e alguns dos materiais adquiridos são atrelados à variação cambial.
Os clientes da organização, basicamente são pessoas físicas que realizam as compras diretamente com as consultoras da Natura, isso no Brasil, pois no México os produtos já são comercializados em free shops, e para o ano de 2006 estenderá ás vendas para outros países latino-americanos.
A principal concorrente da empresa no mercado é a Avon, que é líder mundial em vendas diretas e possui revendedores em mais de 100 países. Porém a Avon tem o enfoque maior na estratégia de custos, pois foca suas vendas para as classes C e D com a comercialização de produtos mais baratos, justamente para aumentar a sua fatia do mercado, já a Natura tem seu core-business focado nas classes A e B, para que possa agregar maior valor aos produtos vendidos. No mercado ainda existe outros concorrentes com a Nívea que também foca seus esforços no lançamento de novos produtos. A L’oreal que devido ao seu potencial, pode com o tempo tornar-se um concorrente forte, principalmente no segmento de fragrâncias. E por fim a Boticário, mas o mesmo opera com franquias e tem o mesmo apelo da Natura, que são produtos ligados ao meio-ambiente.
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Com o avanço dos meios de comunicação, principalmente a internet, a Natura poderia abrir um canal de vendas diretas ao consumidor, justamente para aproveitar esse nicho de mercado e expandir ainda mais sua marca, o que eliminaria as consultoras de vendas, e a mesma poderia ter um ganho com essa operação. 
Uma ameaça que deve ser considerada seria o aumento dos impostos para exportação, o que ocasionaria um aumento nos preços dos produtos exportados, e conseqüentemente poderia haver uma queda nas vendas. A variação cambial também deve ser vista como uma ameaça, pois a empresa possui matérias-primas atreladas
ao dólar.
2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS
Pode ser considerada uma força a não dependência da Natura para com seus fornecedores, pois os mesmos são bem diversificados e com alguns mais estratégicos, são feitos contratos de longo prazo. A Natura está muito bem estruturada, possui um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento e está ampliando sua capacidade produtiva, com isso não visualizo outros tipos de fraqueza, a não ser aqueles já listados no estudo de caso.
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
A Natura poderia desenvolver uma pesquisa com seus clientes, para que novas fragrâncias pudessem ser disponibilizadas para os mesmos, isso iria fidelizar ainda mais o cliente final com a organização.
Realizar treinamentos de vendas para as consultoras, pois as mesmas são a linha de frente da organização junto ao cliente, elas estando bem treinadas, com certeza as vendas aumentariam.
Tentar melhorar o prazo médio de pagamento de fornecedores, esse está em 45 dias e o prazo médio de recebimento é de 49 dias, isso indica que a empresa está financiando diretamente seus clientes, o que pode impactar no fluxo de caixa da operação.
4 CONCLUSÃO
No estudo de caso da Natura foi constatado que a organização investe pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para que sejam lançados no mercado novos produtos constantemente, sendo que seu portfólio atualmente já é bastante amplo, com cerca de 510 produtos comercializados. A mesma também está aumentando seu parque fabril em para que sua produção possa aumentar em 165%, dos atuais 170 milhões de itens, para 450 milhões. A organização conta consultoras de vendas, o que incorre em não ter vínculo empregatício com cerca de 355.000 colaboradoras espalhadas pelo Brasil. A empresa possui vários concorrentes, porém o mais ferrenho é a Avon, mesmo que esse tenha o foco nas classes C e D, e a Natura tenha seu core business nas classes A e B. Tudo indica que a Natura continuará seu crescimento e desenvolvimento através dos anos, pois está com foco maciço em marketing e está buscando posições estratégicas também no exterior.
REFERÊNCIAS
http://www.estaciodesa.com.br (acervos da biblioteca virtual)
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/natura-natureza-viva.html
http://www.portal.com.br/alfa/historia-da-natura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando