Buscar

ExercicioDeFixaçãoGeral_02ºPeriodo_Aulas01a10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA NO BRASIL
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Estudamos, em nossa disciplina, características das polícias francesa e inglesa. Com base nesta abordagem, fazemos as seguintes afirmações: I ¿ Uma força de segurança pública que atua voltada para a proteção e a segurança dos interesses do Estado, replica uma característica do modelo francês. II ¿ Certa instituição de segurança pública busca ser imparcial no trato com todos os segmentos societais. Ela replica uma característica do modelo inglês. III ¿ A ideia de que a capacidade da polícia de cumprir o seu dever depende da aprovação de sua ação pelo público é uma característica do modelo inglês. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	 
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Fulano, gestor da GM da cidade Feliz, decide inovar estipulando critérios para o recrutamento do efetivo que irá compor a instituição (sexo, altura, peso, personalidade e grau de instrução) e treinamento obrigatório para os mesmos. Com base no texto acima e no conteúdo estudado, afirma-se: I ¿ A ideia de Fulano é original. II ¿ Na concepção de Administração Pública Moderna, a profissionalização do recurso humano pertencente a uma instituição é praticamente sinônimo de gestão eficiente. III ¿ Na área de Segurança Pública, o marco de busca pela profissionalização é a formação da Polícia Metropolitana de Londres, em 1829. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
		
	
	
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	
		3.
		O cientista politico David Bayley, ao elaborar seu estudo sobre padrões de policiamento, classificou como polícia:
		
	
	
	
	
	Pessoas não autorizadas por um aglomerado humano para regular quaisquer relações dentro deste grupo.
	
	
	Pessoas autorizadas por um grupo de pessoas para regular as relações interpessoais dentro deste grupo, sem usar da força física.
	
	
	Pessoas autorizadas por um grupo para regular as relações dessas pessoas para com o soberano, tão somente.
	
	 
	Pessoas autorizadas por um grupo para regular as relações interpessoais dentro deste grupo através da aplicação de força física.
	
	 
	Pessoas que desejam receber autorização para atuarem sobre outras pessoas, regulando suas relações interpessoais.
	
	
	
		4.
		¿A polícia tem autorização coletiva para o uso da força física internamente, o que a difere de assaltantes e terroristas.¿ Este texto define um dos elementos apontados por David Bayley para classificar a atuação de determinado grupo como policiamento. Esta característica é:
		
	
	
	
	
	Coercibilidade.
	
	
	Força física.
	
	 
	Autorização coletiva.
	
	
	Uso interno.
	
	
	Discricionariedade.
	
	
	
		5.
		A Policia Militar de certo Estado Federativo atua dentro do seu próprio território. Baseando-nos nos elementos apontados por David Bayley para classificar a atuação de determinado grupo como policiamento, podemos dizer que a citada PM atende a seguinte característica:
		
	
	
	
	
	Uso misto.
	
	 
	Uso externo.
	
	
	Uso intenso.
	
	
	Uso variável.
	
	 
	Uso interno.
	
	
	
		6.
		Segundo David Bayley, a atividade de Polícia Moderna é caracteriza por 3 elementos. Ou seja, uma polícia é considerada moderna quando é:
		
	
	
	
	 
	Pública, especializada e profissional.
	
	
	Atuante internamente e autorizada coletivamente a usar da força física.
	
	
	Atuante internamente e autorizada a usar de recursos que não incluam a força física.
	
	
	Privada, profissional e generalizada.
	
	
	Pública, profissional e generalizada.
	
	
		7.
		Existem diferenças entre a atuação da Polícia Militar e a atuação do Exército, independentemente de sua organização ou cadeia de comando. Afirmamos que: I - Para a polícia, em tese, há o uso despropositado da força para o controle ou a administração de conflitos civis, dentro ou fora do seu próprio território, sendo que para a sua atuação, precisa ter ou não o consentimento do grupo social ao qual está vinculada ¿ o Estado. II - Para o Exército, o uso da força é combatente, impondo-se ao grupo social identificado como inimigo. III - A ação do Exército é cotidiana, precisando, dessa forma, agir em pronto emprego, em situações que requerem mais a atuação individual. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	 
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	
		8.
		A Constituição Federal de 1988 marca um período de redemocratização no Brasil. No que diz respeito a segurança pública, afirmamos que: I ¿ A Constituição reafirma o ciclo incompleto de polícia e a permanência de duas polícias estaduais: Polícia Militar e Civil. II ¿ A Constituição Federal afirma a segurança pública como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. III ¿ A Constituição Federal afirma que o exercício da segurança pública visa à preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e patrimônio. Desta feita, está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
	
	
	
	
	 
	I, II e III.
	
	
	Somente as assertivas II e III.
	
	 
	Somente as assertivas I e II.
	
	
	Apenas a assertiva I
	
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	
		9.
		Considerada a origem da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi estruturada com similaridade ao exército, sendo uma força policial de tempo integral e organização militar. Estamos falando da:
	
	
	
	
	 
	Corpo Municipal de Guarda Permanente.
	
	 
	Divisão Militar da Guarda Real de Polícia.
	
	
	Gendarme Lusitana.
	
	
	Intendência Geral de Polícia da Corte.
	
	
	Força Pública do Brasil Colônia.
	
	
	
		10.
		A Guarda Real foi substituída em 1831 pelo Corpo de Guardas Municipais Permanentes. Este último apresentava diferenças significativas em relação ao primeiro. Não é uma delas:
	
	
	
	
	
	A subordinação.
	
	 
	O regime militar.
	
	
	A remuneração.
	
	
	As punições.
	
	
	Há um equívoco, visto que estamos falando da mesma instituição.
	
	
	
		11.
		O Corpo de Guardas Municipais Permanentes foi um substituto da extinta Guarda Real, guardando em relação a esta última, diferenças significativas. Afirmamos que: I - o Corpo de Guardas Municipais Permanentes estava sob o encargo do Intendente de Polícia. II - Os integrantes do Corpo de Guardas Municipais Permanentes não estavam sujeitos aos castigos corporais como forma de punição. III - A remuneração dos praças do Corpo de Guardas Municipais Permanentes era bem superior à paga na Guarda Real. Diante do exposto, podemos afirmar
que:
	
	
	
	
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		12.
		Em 1841, foi realizada uma reforma no Código de Processo Penal, que foi considerada um retrocesso na tendência descentralizadora do código de 1832. Assim, foi transferida a competência para investigar crimes do juiz de paz para o chefe de polícia e seus delegados, com isso, podemos afirmar que o aparato estatal repressivo é:
	
	
	
	
	
	Enfraquecido, pois aumenta o serviço da Chefia de Polícia.
	
	 
	Fortalecido através da concessão de mais autonomia e poder à Secretaria de Polícia.
	
	
	Mantido na mesma situação de antes.
	
	
	Enfraquecido, pois aumenta a demanda da Secretaria de Polícia.
	
	 
	Fortalecido através da criação de mecanismos de controle e supervisão pelos Juízes de paz.
	
	
		13.
		O artigo 144 da Constituição Federal elenca os órgãos que compõem o sistema de segurança pública brasileiro.
Podemos afirmar que, dentre eles, atuando na esfera estadual, estão as seguintes organizações:
	
	
	
	
	 
	Policia Militar e Polícia Civil.
	
	
	Polícia Civil Federal e Polícia Rodoviária Federal.
	
	
	Policia Federal e Policia Rodoviária Federal.
	
	
	Guarda Municipal e Força Nacional.
	
	
	Polícia Ferroviária Federal e Guarda Federal.
	
	
	
		14.
		Ocorreu um roubo a passageiros de um ônibus municipal. Observe as atuações dos órgãos abaixo: I ¿ O integrante da Polícia Militar prendeu o cidadão que cometeu o roubo. II ¿ O Delegado da Guarda Municipal fará o inquérito policial sobre o caso. III ¿ O Juiz analisará o inquérito policial para decidir se oferecerá a denúncia ou não ao Ministério Público. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	 
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		15.
		O trabalho policial possui a especificidade da prerrogativa do uso comedido da força física, o que torna indispensável a existência de mecanismos de controle interno e externo da sua atividade. Sobre isso podemos afirmar que: I ¿ O controle interno da Polícia é realizado pela Corregedoria da Polícia Militar, formada pelos próprios policiais e tem a atribuição de investigar desvio de condutas. II ¿ O controle externo é realizado pelas ouvidorias de polícia, que são normalmente criadas pelos governos estaduais e coordenada por integrantes da sociedade civil. III ¿ O Ministério Público também é responsável pelo controle externo das polícias. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	
		16.
		É feita uma crítica contundente à Polícia Militar, no que se refere a ¿ideologia militar¿, identificada ainda hoje nas policias militares como uma herança da ditadura militar, quando sob a égide da Doutrina de Segurança Nacional, a Polícia Militar assumiu a missão da segurança interna através do ¿combate¿ ao ¿inimigo¿ do Estado. Diante do narrado, é possível afirmar que: I ¿ A ideia do papel da polícia em contexto democrático se baseia na construção da ordem pública com a participação de diferentes grupos sociais. II ¿ A ideia do papel da polícia em contexto democrático se baseia no fortalecimento da cidadania. III ¿ A ideia de inimigo a ser combatido adequa-se perfeitamente ao papel da polícia em contexto democrático. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	
		17.
		O sociólogo Egon Bittner defende que a polícia, de uma forma geral, deve atuar quando ¿algo que não deveria estar acontecendo está acontecendo e alguém deve fazer algo a respeito agora¿. Tal assertiva possibilita pensar o trabalho da Policia Militar:
	
	
	
	
	 
	Para além da atuação em ocorrências criminais.
	
	
	Como uma polícia que atua exclusivamente com ocorrências sociais.
	
	
	Como uma polícia plenamente investigativa.
	
	
	Como exclusivamente voltada para as ocorrências criminais.
	
	 
	Como uma polícia que segue a filosofia militar.
	
	
	
		18.
		A atividade policial é objeto de controle interno e externo.
Qual dos órgãos abaixo exerce papel de controle externo formal sobre a atividade desenvolvida pela Policia Militar?
	
	
	
	
	
	O Tribunal de Justiça.
	
	 
	O Ministério Público do Estado.
	
	
	A mídia.
	
	
	O STJ.
	
	
	A Corregedoria.
	
	 19a Questão (Ref.: 201501217834)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em nossos estudos, definimos o Boletim de Ocorrência como:
		
	
	Um documento que descreve pontualmente o fato ocorrido.
	
	Um documento que nada significa em relação ao ocorrido.
	 
	Um documento no qual se converte o fato narrado em linguagem jurídica.
	
	Um documento que traz cópias de documentos.
	
	Um documento que plasma a realidade.
	
	
	 20a Questão (Ref.: 201501217881)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Polícia Civil tem o recurso humano composto por delegados de polícia e investigadores, inspetores, agentes, carcereiros, guardas prisionais, auxiliares técnicos de Polícia Civil, comissários, escrivães ¿ conforme a unidade da federação. Sobre os delegados de polícia é verdadeiro afirmar que:
		
	 
	São, pelo menos, bacharéis em Direito e responsáveis pela coordenação do trabalho policial nas delegacias policiais.
	
	São, pelo menos, bacharéis em Administração e responsáveis pela coordenação do trabalho policial nas delegacias policiais.
	
	São, pelo menos, possuidores de qualquer curso superior e responsáveis pela coordenação do trabalho policial nas delegacias policiais.
	
	São, pelo menos, bacharéis em Direito e subordinados aos inspetores.
	
	São, pelo menos, bacharéis em Direito e subordinados aos investigadores.
	
	
	
	
	 21a Questão (Ref.: 201501593721)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao lermos as atribuições legais destinadas a Polícia Civil pela Constituição Federal em seu artigo 144, podemos afirmar que:
		
	 
	Polícia Judiciária e Polícia de investigação são 2 conceitos distintos.
	
	À Polícia Civil cabe o patrulhamento das rodovias federais.
	
	À Polícia Civil cabe a polícia ostensiva.
	
	À Polícia Civil cabe o policiamento de fronteiras.
	
	Polícia Judiciária e Polícia de investigação são 2 conceitos idênticos.
	
	 22a Questão (Ref.: 201501641602)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição Federal, no artigo 144, atribuiu a esta Organização de Segurança Pública competência para exercer a Polícia Judiciária e a apuração de infrações penais (excetuando-se as militares).
Estamos nos referindo a qual Instituição?
		
	 
	Policia Civil.
	
	Policia Rodoviária Federal.
	
	Guarda Municipal.
	
	Policia Militar.
	
	Corpo de Bombeiros Militar.
23a Questão (Ref.: 201501224025)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Estudamos sobre a importância da informação na segurança pública. Abaixo temos algumas afirmativas sobre a informação. Marque a assertiva INCORRETA:
		
	
	A produção de informação demanda investimentos nas áreas de pessoal, da ciência e da tecnologia.
	 
	A informação deve ser relegada a segundo plano quando se trata de gestão na área de segurança pública.
	 
	Informação é a principal ferramenta de ação na área de segurança pública.
	
	Informação é a principal ferramenta de ação e gestão na área de segurança pública, seja municipal, estadual ou federal.
	
	Informação é a principal ferramenta de gestão na área de segurança pública.
	
	
	
	
	 24a Questão (Ref.: 201501593745)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É a principal ferramenta de ação e gestão na área de segurança pública, seja municipal, estadual ou federal. Sua produção demanda investimentos nas áreas de pessoal, da ciência e da tecnologia. Estamos falando de
		
	 
	Informação.
	 
	Investigação.
	
	Informe.
	
	Panfletos.
	
	Campanhas.
	
	
	
		25.
		Sobre o papel das prefeituras na área de segurança pública, temos as seguintes considerações: I - A participação das prefeituras na área da Segurança Pública, de forma geral, ainda é tímida no Brasil. II - Não raro, a mobilização do gestor municipal na área de segurança pública é decorrente de pressão social por respostas à violência e criminalidade na cidade. III ¿ Quase a totalidade dos municípios brasileiros possui uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
		26.
		Com base em dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e disponibilizados na Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (FBSP, 2010), é possível verificar que a Guarda Municipal sofre influência da Policia Militar. Baseando-se nas informações numéricas constantes na pesquisa, podemos afirmar que tal influência deve-se principalmente:
		
	
	
	
	 
	Pelo fato da GM ser chefiada por indivíduos oriundos da Polícia Militar, em uma proporção de quase 40%.
	
	
	Pelo fato das Guardas Municipais terem adotado a estratégia de realizarem incursões e operações militares.
	
	
	Pelo fato da GM ter adotado como seu brasão uma imagem militar.
	
	
	Pelo fato da GM ter atribuição constitucional similar a da PM.
	
	
	Pelo fato de boa parte do efetivo da GM ser oriundo de corporações militares.
	
	
		27.
		¿Um fórum deliberativo e executivo, além de espaço de diálogo, produção de consensos, identificação de prioridades comuns, formulação de pautas que pudessem ser compartilhadas e celebração de acordos em torno de medidas e/ou ações conjuntas ou complementares voltadas para a segurança pública.¿ O conceito acima diz respeito a que órgão do Sistema Único de Segurança Pública?
		
	
	
	
	
	Secretaria de Segurança Pública Municipal.
	
	
	Guarda Municipal.
	
	
	Policia Civil.
	
	
	Polícia Militar.
	
	 
	Gabinete de Gestão Integrada.
	
		28.
		A Constituição Federal aponta a missão constitucional das Guardas Municipais, no parágrafo oitavo do artigo 144.
Ao vermos o GM Fulano atento a entrada e saída de pessoas no prédio da prefeitura de sua cidade, podemos afirmar que ele está:
		
	
	
	
	 
	Protegendo uma instalação municipal.
	
	
	Investigando um delito.
	
	
	Apurando um crime.
	
	
	Protegendo um serviço municipal.
	
	 
	Protegendo um bem municipal.
	
		29.
		São órgãos de segurança pública municipais, que tem como atribuição constitucional a proteção de bens, serviços e instalações citadinas. A que órgão estamos nos referindo?
		
	
	
	
	
	Corpo de Bombeiros.
	
	
	Polícia Civil.
	
	
	Policia Militar.
	
	
	Polícia Citadina.
	
	 
	Guarda Municipal.
	
	
		30.
		A Constituição Federal aponta a missão constitucional das Guardas Municipais, no parágrafo oitavo do artigo 144. É atribuição das Guardas Municipais:
		
	
	
	
	
	O patrulhamento nas rodovias federais.
	
	
	O policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
	
	
	A apuração de crimes contra a ordem politica nacional.
	
	 
	A proteção de bens, serviços e instalações municipais.
	
	
	A investigação de infrações penais.
	
	
	
		31.
		O artigo 144 da Constituição Federal elenca os órgãos que compõem o sistema de segurança pública brasileiro. NÃO é um deles:
	
	
	
	
	
	Polícia Civil.
	
	 
	Guarda Municipal.
	
	 
	Agência de segurança patrimonial.
	
	
	Policia Federal.
	
	
	Policia Militar.
	
	
		32.
		Sicrano, gestor da Polícia Federal, está diante da possibilidade de investigar uma quadrilha que traz grandes quantidades de drogas ilícitas do outros países para o Brasil. Ele pensa o seguinte: I ¿ A Polícia Federal tem como missão constitucional a prevenção e repressão do tráfico ilícito de entorpecentes. II ¿ A Polícia Rodoviária Federal tem como missão constitucional a prevenção e repressão do tráfico ilícito de entorpecentes. III ¿ A Policia Federal pode atuar nos aeroportos e portos marítimos. Diante das considerações acima, marque a resposta que aponta quais delas estão corretas:
	
	
	
	
	
	Apenas as considerações II e III estão corretas.
	
	
	Todas as considerações estão erradas.
	
	
	Apenas a consideração I está correta.
	
	 
	Apenas as considerações I e III estão corretas.
	
	
	Todas as considerações estão certas.
	
		33.
		A ___________________foi instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União.
	
	
	
	
	
	Polícia Ferroviária
	
	
	Polícia Militar
	
	
	Polícia Civil
	
	
	Polícia Rodoviária
	
	 
	Polícia Federal
	
	
		34.
		A Policia Federal investiga a ocorrência de um furto de um computador em determinada instituição de ensino superior federal. Podemos afirmar que compete a esta instituição tal tarefa? Com base em que estatuto legal?
	
	
	
	
	
	Sim, com base no Estatuto do Desarmamento.
	
	 
	Não, pois tal missão, por força do artigo 144 da Constituição Federal, é de competência da segurança privada do campus.
	
	 
	Sim, com base no inciso I do parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição Federal.
	
	
	Não, pois tal missão, por força do artigo 144 da Constituição Federal, é de competência da Guarda Municipal.
	
	
	Sim, com base no Código Penal.
	
	
		35.
		Houve um roubo a certo posto da Empresa de Correios e Telégrafos, ente público federal. Levaram todas as encomendas, inclusive o DVD que você havia encomendado em certa loja virtual. Pergunta-se: a quem cabe apurar este crime?
	
	
	
	
	
	Policia Militar.
	
	
	Guarda Municipal.
	
	
	Polícia Civil.
	
	 
	Policia Federal.
	
	
	A quem receber primeiro a sua queixa.
	
	
		36.
		Tendo ocorrido o crime de roubo de um computador da Universidade Federal de Minas Gerais, nas dependências daquela Instituição de Ensino Superior, podemos afirmar que tal infração penal será apurada pela:
	
	
	
	
	
	Policia Universitária Federal.
	
	 
	Policia
Federal.
	
	
	Guarda Municipal.
	
	
	Policia Civil.
	
	
	Policia Militar.
		
		37.
		Quando estudamos o Tribunal de Justiça, verificamos que a Constituição Federal garante ao mesmo autonomia administrativa e financeira. Para que a autonomia financeira seja concretizada, fica a cargo do Tribunal de Justiça:
	
	
	
	
	
	Ter isenção de impostos na compra de produtos.
	
	 
	O Tribunal de Justiça não possui autonomia financeira.
	
	
	Receber subsídio federal para manutenção de sua estrutura.
	
	 
	Elaborar sua própria proposta orçamentária.
	
	
	Arrecadar impostos sobre a renda do brasileiro.
	
	
		 38.
		A atividade policial é objeto de controle interno e externo. O Ministério Público do Estado ¿X¿ acompanhou a atuação da Policia Militar, frente a protestos que estão acontecendo naquela Unidade Federativa. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Agiu corretamente o Ministério Público, tendo em vista seu papel de atuar quando determinado ato ganha notoriedade na imprensa.
	
	
	Agiu corretamente o Ministério Público, tendo em vista seu papel de atuar contra todos os atos governamentais.
	
	 
	Agiu corretamente o Ministério Público, tendo em vista seu papel de controlar externamente a atividade policial.
	
	
	Agiu erradamente o Ministério Público, visto que não é ele que fiscaliza as forças de segurança pública.
	
	
	Agiu erradamente o Ministério Público, em razão de não poder agir sem ser provocado.
	
	
		39.
		O Guarda Municipal Sicrano, durante o serviço, vem a homicidar cidadão que, em uma manifestação, quebrava a porta de vidro de uma instituição financeira. Tendo sido seu ato considerado um crime doloso, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Sicrano será julgado perante um Juizado Especial Criminal.
	
	
	Sicrano será julgado na Defensoria Pública do seu Estado.
	
	
	Sicrano será julgado no Ministério Público do seu Estado.
	
	 
	Sicrano será julgado perante um Tribunal do Júri.
	
	
	Sicrano será julgado em sua instituição.
	
	
		40.
		Afirmamos que o Ministério Público da União abrange os órgãos listados abaixo, exceto um. Qual?
	
	
	
	
	
	Ministério Público Federal.
	
	
	Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
	
	
	Ministério Público do Trabalho.
	
	
	Ministério Público Militar.
	
	 
	Ministério Público Estadual.
	
	
		41.
		Fulano, Guarda Municipal, e Sicrano, Policial Militar, desejam participar como jurados em um tribunal do júri. Nenhum deles é formado em Direito. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	É necessário ser bacharel em Direito ou aluno do curso de Direito para participar do tribunal do júri.
	
	
	Somente operadores de segurança pública podem compor o tribunal do júri.
	
	 
	Não é necessário ser bacharel em Direito. Basta ter profissão estabelecida e reputação ilibada para concorrer ao tribunal do júri.
	
	
	Não é necessário ser bacharel em Direito mas há que se ter renda superior a 10 salários mínimos por mês.
	
	
	É necessário ser bacharel em Direito para participar do tribunal do júri.
	
	
		42.
		Quando falamos em Ministério Público da União temos os seguintes órgãos:
I - Ministério Público do Trabalho e Emprego.
II - Ministério Público Militar.
III - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
	
	
	
	
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	
	
		43.
		Fulano, Policial Militar, desconfia das atitudes de certo cidadão. Aborda-o mas nada encontra que possa configurar a prática de crime ou contravenção. Irresignado, leva o abordado para a Delegacia Policial mais próxima, lá o mantendo por um período de 12 horas, enquanto seus antecedentes são pesquisados. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Fulano pode prender um cidadão para averiguação, portanto, agiu certo na ocorrência descrita.
	
	
	Fulano deveria ter arbitrado uma sentença de privação de liberdade, imediatamente, assim que desconfiou do cidadão.
	
	 
	Fulano somente poderia prender o cidadão em caso de flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.
	
	
	Fulano não pode prender qualquer cidadão sem ter uma ordem escrita para isso.
	
	
	Fulano é militar, logo poderia prender o cidadão com base no Regulamento Disciplinar de sua instituição.
	
	
		44.
		Sicrano e Fulano, policiais civis, discutem o enquadramento legal da ação cometida por uma pessoa que foi levada a delegacia por policiais militares. Ele é acusado de ter agredido sua namorada ao vê-la beijando outro homem na rua.
Sicrano diz que o crime foi doloso. Fulano afirma que o crime foi culposo. Quem está certo? Por que?
	
	
	
	
	
	Fulano está certo. O acusado é culpado por sua ação.
	
	 
	Sicrano está certo. O acusado teve a intenção de cometer o crime.
	
	 
	Fulano está certo. Recai sobre o acusado a prática de crime, um ato culposo.
	
	
	Fulano está certo. O acusado foi imprudente ao agredir sua namorada.
	
	
	Sicrano está certo. Foi doloroso ao acusado ver sua namorada beijando outro homem.
	
	
		45.
		O Guarda Municipal Fulano defende-se de agressão cometida por cidadão que participava de manifestação em frente ao Prédio da prefeitura da cidade. O Guarda domina o agressor, algemando-o. Após, leva-o para a viatura. No carro, o GM bate com o bastão nas pernas e braços do preso. Podemos afirmar que Fulano:
	
	
	
	
	 
	Errou ao prender o cidadão, visto que é lícito manifestar-se.
	
	
	Está absolutamente certo em tudo que fez.
	
	
	Está absolutamente errado em tudo que fez.
	
	
	Errou ao algemar o cidadão, visto que já o havia prendido.
	
	 
	Errou ao agredir o cidadão que estava preso, cometendo crime.
	
	
		46.
		O Guarda Municipal Beltrano é obrigado a usar seu bastão contra um cidadão que, sem motivação explícita, tenta agredi-lo, afirmando que ele é um representante de um tirano. Podemos afirmar que Beltrano:
	
	
	
	
	
	Praticou crime de lesão corporal culposa, tendo em vista que não tinha a intenção de lesionar o cidadão.
	
	
	Não praticou qualquer crime pois em razão de sua qualidade de agente da lei, ele goza de certas imunidades.
	
	 
	Praticou o crime de abuso de autoridade, tendo em vista que deveria ter contido o cidadão sem usar o bastão policial.
	
	
	Não praticou qualquer crime pois sua ação pode ser caracterizada como estado de necessidade.
	
	 
	Não praticou qualquer crime pois sua ação pode ser caracterizada como legítima defesa.
	
	
		47.
		Um fato antijurídico é aquele que:
	
	
	
	
	
	Vai ao encontro da lei.
	
	
	É sinônimo da lei.
	
	
	Coaduna-se com a lei.
	
	 
	É contrário a lei, contrário ao ordenamento jurídico.
	
	
	Alinha-se com a lei.
	
	
		48.
		Fulano adota uma conduta que se amolda a um tipo penal. Este fato vai contra a lei. Podemos afirmar que ele cometeu um fato
	
	
	
	
	
	Atípico e jurídico.
	
	 
	Atípico e antijurídico.
	
	
	Típico e jurídico.
	
	 
	Típico e antijurídico.
	
	
	Comum.
	
	 49a Questão (Ref.: 201501224004)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição Federal de 1988 autorizou a criação pelos municípios de Guardas destinadas à proteção de:
Serviços públicos e privados.
	 
	Bens, serviços e instalações municipais.
	
	Bens públicos e privados.
	
	Pessoas, bens e serviços.
	
	Veículos, bens e serviços.
	
	
	
	
	 50a Questão (Ref.: 201501593741)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sicrano mora em um condomínio no bairro X. Ao sair de casa, pela manhã, encontra Beltrano, segurança particular do residencial. Na esquina de sua rua, cumprimenta Fulano, Guarda Municipal que atua no controle urbano. Beltrano e Fulano representam, respectivamente, exemplos de serviços
		
	
	Misto e Misto.
	
	Público e Público.
	
	Privado e Privado.
	 
	Privado e Público.
	
	Público e Privado.
	
	
	
	
	 51a Questão (Ref.: 201501224008)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Plano Nacional de Segurança Pública consistia em 6 etapas. Fica claro que a primeira etapa era a mais importante. Por que?
		
	
	Tratava-se da exclusão do município da discussão sobre a segurança pública.
	
	Tratava-se da centralização da segurança pública na esfera federal.
	 
	Tratava-se da construção de um consenso com os Governadores dos Estados, para a implementação do Plano.
	
	Tratava-se da centralização da segurança pública na esfera estadual.
	
	Tratava-se da incompatibilização entre o governo federal e estadual, na área de segurança pública.
	
	
	
	
	 52a Questão (Ref.: 201501641617)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição é a lei maior de um país. Em seu artigo 144 temos a mudança da concepção que se tinha a respeito da segurança pública no Brasil até então. Fulano e Sicrano, Policiais Rodoviários Federais, discutem sobre estas novas tendências. Elaboram algumas assertivas.
Qual delas é a correta?
		
	
	A segurança pública visa tão somente a proteção a integridade física das pessoas.
	 
	Segurança pública é um direito de todos.
	
	Segurança pública é responsabilidade das policias militares e civis.
	
	A segurança pública atende a públicos selecionados.
	
	A segurança pública visa tão somente a proteção ao patrimônio das pessoas.
	
	
	
	
	 53a Questão (Ref.: 201501224011)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição é a lei maior de um país. A Carta magna de 1988 recebeu o nome de ¿Constituição Cidadã¿, pois valorizava a cidadania do povo brasileiro e teve ampla participação popular na sua construção. O caput do artigo 144 muda a concepção que se tinha a respeito da segurança pública no Brasil. Colocamos abaixo as seguintes argumentações que justificam tal pensamento: I ¿ O artigo fala que a segurança pública é um direito de todos. II ¿ O artigo aborda a ideia de que a segurança pública é uma responsabilidade de todos. III ¿ O artigo deixa claro que a segurança pública deverá ser de responsabilidade das forças de segurança, exclusivamente. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	
	
	 54a Questão (Ref.: 201501224010)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Sistema Único de Segurança Pública, temos as seguintes afirmações: I ¿ Ele articula ações federais, estaduais e municipais na área da segurança pública. II ¿ A União tem o papel de coordenação e definição das regras gerais do sistema que deverão ser respeitadas pelos entes da Federação, na área de Segurança Pública. III ¿ prevenção do delito, a criação de meios de análise de cada ocorrência policial, o monitoramento das ações policiais e o planejamento estratégico estão presentes no SUSP. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
		55.
		Sobre o papel da Força Nacional, temos as seguintes considerações: I - Tem como objetivo atuar apenas em situações emergenciais ou quando for detectada urgência de reforço na área de segurança pública estadual. II - Atuará em eventos de interesse e repercussão nacional, em apoio aos órgãos federais, com anuência ou solicitação do governador do estado. III ¿ Atuará na defesa do Brasil, frente a possibilidade de declaração de guerra de outro país. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
		56.
		Foi criado com a finalidade de enfrentar de forma articulada o crime organizado, nos estados que fazem fronteira com os países da América Latina. Estamos falando de que órgão?
	
	
	
	
	 
	Secretaria Nacional de Segurança Pública.
	
	
	Gabinete de Gestão Integrada Estadual.
	
	
	Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
	
	 
	Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira.
	
	
	Gabinete de Gestão Integrada Federal.
	
		57.
		A criação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal contribuiu sobremaneira para as questões de Segurança Pública. Por esta ótica, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Os municípios têm contribuído na segurança pública com a criação das guardas municipais.
	
	
	As Guardas Municipais não vem colaborando com a promoção da segurança pública no município.
	
	
	A criação de Secretarias de Segurança Pública vai contra os objetivos do GGI ¿ M.
	
	
	A criação de Secretarias Municipais de Segurança Pública não tem contribuído para a melhoria da mesma nas cidades.
	
	
	A criação de Guardas Municipais vem desestruturando o trabalho desenvolvido pelo Estado na área de segurança pública.
	
	
		58.
		O Gabinete de Gestão Integrada possui vários objetivos específicos. Não é um deles:
	
	
	
	
	 
	Criação de indicadores que possam medir a eficiência dos sistemas de segurança pública.
	
	 
	Gestão setorizada, unitária, segmentada em Segurança Pública.
	
	
	Elaboração de um planejamento estratégico de ações integradas.
	
	
	Estabelecimento de rede de informações de caráter nacional/Estadual, visando intercâmbio, experiências, práticas de gestão que alimente um sistema de planejamento nacional, com agendas de fóruns nacionais e regionais.
	
	
	Implementação das políticas vinculadas aos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Segurança Pública, sempre observando as diferenças locais.
	
	
		59.
		O Gabinete de Gestão Integrada possui 3 linhas de ação. Marque a opção que traz uma destas rotinas:
	
	
	
	
	 
	Integração entre os órgãos da Justiça Criminal.
	
	
	Recolocação da informação como ferramenta secundária da ação policial.
	
	
	Quebra do pacto federativo no que diz respeito aos assuntos envolvendo segurança pública.
	
	
	Monopólio Federal das questões envolvendo segurança pública.
	
	
	Controle municipal da segurança pública.
	
		60.
		É um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõe. Trata-se de uma reunião com os órgãos que compõe a segurança pública em âmbito municipal, estadual e federal. Estamos falando de qual órgão?
	
	
	
	
	 
	Gabinete de Gestão Integrada.
	
	
	Sistema Único de Segurança Pública.
	
	
	Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
	
	
	Secretaria Nacional de Segurança
Pública.
	
	
	Sistema Nacional de Informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais