Buscar

AVALIAÇÃO PRESENCIAL SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA - 1 CHAMADA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão
	Resposta
	1
	A 
	2
	C 
	3
	D 
	4
	B 
	5
	C 
	6
	C 
	7
	D 
	8
	A 
	9
	C 
	10
	C 
	11
	Enunciado - 
Analise o seguinte trecho da música Milionário do sonho (Emicida) de acordo com a teoria de ação social de Max Weber. Explique que tipo de ação social se enquadra em qual trecho e justifique.
"É difícil para um menino brasileiro, sem consideração da sociedade/Crescer um homem inteiro, muito mais do que metade/Fico olhando as ruas, as vielas que ligam meu futuro ao meu passado/E vejo bem como driblei o errado, até fazer taxista crer/Que posso ser mais digno do que um bandido branco e becado/Falo querendo entender, canto para espalhar o saber e fazer você perceber/Que há sempre um mundo, apesar de já começado, há sempre um mundo pra gente fazer." (EMICIDA).
Resposta Esperada - 
Deve-se analisar essa música do Emicida de acordo com a teoria de ação social de Max Weber. É possível pegar uma parte da música e explicar que tipo de ação se enquadra (racional com relação a fins, racional com relação à valores, afetiva ou tradicional). Por exemplo:
"Que posso ser mais digno do que um bandido branco e becado/Falo querendo entender, canto para espalhar o saber e fazer você perceber/Que há sempre um mundo, apesar de já começado, há sempre um mundo pra gente fazer". Neste trecho, pode-se discutir sobre a ação racional com relação a fins na medida em que o personagem da música, apesar de nascer em uma comunidade popular, escolhe fazer a sua história, seu destino e, para isso, canta em sua música a realidade de seu povo, com o objetivo de transformar o modo como ainda vemos o negro em nossa sociedade.
	12
	Enunciado - 
A possibilidade de uma educação para emancipação do homem como ser social pode ser observada em algumas análises de cunho marxista. Assim o ser humana poderia ter autonomia na medida em que a educação tivesses caráter de uma educação politécnica. Neste sentido, explique o que é uma educação politécnica.
Resposta Esperada - 
A educação politécnica é uma educação integral, em que o homem é educado dentro do processo de trabalho para que ele não seja mais alienado em relação ao fruto de seu trabalho, mas se perceba como sujeito responsável pela própria produção da vida material. Além disto a educação politécnica tem um caráter científico em que o homem é educado para conhecer as técnicas e as ciência por trás da produção e que supera o trabalho parcializado fundamento da alienação.
Praça Cônego Dimas, s/nº – Centro – CEP 35436-000 – Guaraciaba – Minas Gerais
E-mail: cras@guaraciaba.mg.gov.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais