Buscar

2 Evolução Histórica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
PROFA. LURDES DOMINGOS
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
*
*
O que é Orientação Vocacional?
“É um processo onde emergem conflitos, estereótipos e preconceitos que devem ser trabalhados para sua superação; onde a desinformação é enfrentada e possíveis caminhos são traçados; onde o auto-conhecimento adquire status de algo que se constrói na relação com o outro, e não como algo que se dá a partir de uma reflexão isolada, descolada da realidade social, ou que se conquista através de um esforço pessoal.”
(Bock & Aguiar, 1995, pg. 17)
*
*
A escolha profissional em perspectiva: 
a mudança de determinantes 
*
*
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Sec XIX): 
A “invenção” da “escolha” profissional
*
*
A DISSEMINAÇÃO DOS CENTROS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciativa conjunta de professores, trabalhadores e de autoridades e de indústrias com a função de gerar informação e orientação profissional
*
*
Fundação do movimento de orientação vocacional
*
*
Na visão de Carvalho (1995) a partir de 1909 a orientação profissional foi sedesenvolvendo em duas modalidades: uma vinculada à psicologia do trabalho e a outra, àorientação educacional. Embora houvesse diferença de objetivos nessas duas modalidades, osmétodos empregados eram os mesmos: técnicas psicométricas e informação ocupacional.O grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidão, habilidades, interesse e
*
*
Mira y López é outro importante nomena história da OP. Trabalhando na Espanha ao lado de outros profissionais de destaque, Mira yLópez projetou internacionalmente os trabalhos desenvolvidos em seu país, cujo primeiroInstituto de Orientação Profissional foi fundado em Barcelona em 1919.
*
*
ABORDAGEM DIRETIVA: 
“O homem certo no acerto”
*
*
CARL ROGERS (1942) - Couseling and Psychoterapy: new concepts in practice
DONALD SUPER (1953)
Teoria do Desenvolvimento Ocupacional
Valorização da participação do aluno, paciente ou orientando no seu aprendizado. 
Escolhas são uma atribuição do indivíduo que, ajudado pelo orientador, vai se autoconhecendo e configurando seu projeto de vida. 
A escolha profissional define-se como um processo realizado ao longo da vida, da infância a velhice, através de diferentes estágios (crescimento, exploratório, fixação, manutenção e declínio) e da realização de diversas tarefas evolutivas.
OV: ABORDAGENS NÃO-DIRETIVAS
*
*
Teoria Tipológica - (1959) John Holland
*
*
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
(Dec 20 e 30 – Eng. Roberto Mange)
*
*
O. P.: Perspectiva Psicométrica
*
*
O. P.: Perspectiva Clínica
Embora aceite o uso de testes, na modalidade Clínica eles têm valor instrumental. A ênfase recaí sobre o uso da entrevista clínica como principal instrumento do processo de OP. 
1983 – Bohoslavsky publica “Orientação Vocacional: Teoria, Técnica e Ideologia” , obra que inclui questões sociais, políticas e econômicas, como elementos que permeiam a escolha da orientação profissional.
1971
1975
*
*
Referências Bibliográficas
Apostila do Professor
Texto: Orientação Vocacional. “Retomando a história da escolha profissional” Cap.1 – ver xerox
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais