Buscar

SLIDE DST

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DST’S
VENCER PRECONCEITO É
FALAR DE FRENTE...
Aline Balbino
Amanda Cassal
Ana Carolina Marinho
Aparecida Nascimento
Catia Bastos
Fabiana Cabral
Giselle Meneses
Natalia Vieira
Silvana Duraes
Stephany Layla Felix 
TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE SEXO
São doenças contagiosas que passam de uma pessoa para outra através das relações sexuais. 
A maioria das doenças tem cura, mas é preciso procurar um médico.
Se você tem algum sintoma de DST, avise logo a pessoa com quem manteve relações
 sexuais.
Ah, e por falar nisso, quanto mais você troca de parceiro, mais chance você tem de pegar DST.
CAUSADORES DAS DOENÇAS
O principais INIMIGOS das saúde são INVISÍVEIS. São os vírus, bactérias, fungos e protozoários.
NAS MULHERES
 A maioria das Doenças Sexualmente Transmissíveis não apresenta sintoma forte nas mulheres, quando estão no início. Isso é porque o órgão da mulher é para dentro. Por isso precisam fazer exames com o ginecologista pelo menos uma vez por ano. Se a mulher tem um corrimento que não dá coceira, não é doença. Em caso de qualquer alteração, é bom perguntar ao médico o que está acontecendo.
NOS HOMENS
Um estudo realizado pela Universidade nos Estados Unidos Stanford, constatou que os homens, por sua vez, tem uma resposta imune mais fraca do que as mulheres, porque a testosterona (hormônio masculino) tem um efeito de amortecimento no caminho que combate o vírus em seu corpo.
 FONTE - SITE TERRA
ENTÃO VAMOS ENTENDER COMO ACONTECE ALGUMAS DESSAS DOENÇAS?
 CANDIDÍASE A candidíase vaginal é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. Este fungo está normalmente presente no nosso organismo, onde vive tranquilamente sem provocar quaisquer danos. Todavia, se o pH natural da vagina sofrer qualquer alteração, o que acontece com relativa facilidade, a Candida pode multiplicar-se. Nessas condições, poderá desenvolver-se uma candidíase vaginal. 
 
Sintomas mais
comuns
PRINCIPAIS SINTOMAS: 
 Comichão;
 Corrimento mais espesso, de cor branca amarelada e grumoso;
 Ardor;
 Vermelhidão.
FATORES QUE INFLUENCIAM PARA A DOENÇA
 Uso de roupa interior sintética ou justa;
 Higiene íntima excessiva ou com produtos desadequados;
 Uso de medicamentos, tais como antibióticos, corticosteróides, etc;
 Uso de anticoncepcionais orais;
 Diabetes;
 Defesas diminuídas causadas por doença, estado de fadiga excessiva ou alimentação deficiente (dietas ricas em hidratos de carbono);
 Pós-menopausa;
 Gravidez.
TIPOS DE CANDIDIASE
Candidíase Oral Candidíase Vaginal Candidíase Peniana
O TRATAMENTO É MUITO SIMPLES!
 A candidíase é uma doença comum e existem várias formas de tratar a doença. O tratamento com remédios e produtos farmacêuticos é eficaz para combater os sintomas da doença, mas não impede o reaparecimento da doença porque não toma em conta a causa.
A melhor forma de evitar a candidíase recorrente é através 
do fortalecimento do sistema imunológico e evitando alguns
 alimentos ricos em açúcar. Por vezes basta eliminar um
 grupo de alimentos e você nunca mais vai ter 
problemas de candidíase.
PREVENÇÃO
Manter a pele limpa e seca, utilizando antibióticos apenas com orientação médica, e seguindo um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada. 
 Fazer a higiene íntima regularmente.
Preferir roupas com tecidos de algodão e evitar peças justas, além de evitar o uso contínuo de absorventes internos também ajudam a evitar a candidíase vaginal. 
Usar camisinha em todas as relações sexuais também evita que você seja infectado.
 GONORREIA A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo. Qualquer indivíduo que tenha qualquer prática sexual pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal ou anal. 
FATORES DE RISCO
Ter vários parceiros sexuais
 Ter um parceiro com histórico de qualquer infecção sexualmente transmissível
 Não usar camisinha durante o ato sexual
 Uso abusivo de álcool ou de substâncias ilegais, que é um fator de risco para o sexo desprotegido.
No pênis, os sinais mais comuns da gonorreia são:
Na vagina, os sintomas são:
A gonorreia também pode surgir em outras partes do corpo:
Dor e ardência ao urinar
Secreção abundante de pus pela uretra
Dor ou inchaço em um dos testículos.
Aumento nocorrimento vaginal, que passa a ter cor amarelada e odor desagradável
Dor e ardência ao urinar
Sangramento fora do período menstrual
Dores abdominais
Dor pélvica.
Reto:os sintomas comuns da gonorreia na região anal são coceira, secreção de pus e sangramentos
Olhos:dor, sensibilidade à luz e secreção de pus em um ou nos doisolhos
Garganta:dor e dificuldade em engolir, presença de placas amareladas na garganta
Articulações:se a bactéria afetar alguma articulação do corpo, esta poderá ficar quente, vermelha, inchada e muito dolorida.
PRINCIPAIS SINTOMAS 
TRATAMENTO
Curar a infecção do indivíduo
Interromper a cadeia de transmissão da doença
O tratamento pode ser feito por meio de antibióticos
IMPORTANTE: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
PENIS
GARGANTA
VULVA
OLHOS
 AIDS Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. A infecção da Aids se dá pelo vírus HIV.
TRANSMISSÃO - CONTAGIO
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
 
SINTOMAS
Cansaço sem
Motivo aparente
Tosse seca sem motivo 
aparente
Perda de peso sem
motivo aparente
Febre sem motivo
aparente 
Diarreia sem
motivo
aparente
ASSIM PEGA AIDS
RELAÇÃO SEXUAL 
SEM CAMISINHA
TRANSFUSÃO DE SANGUE 
SEM CERTIFICADO
USO COMPARTILHADO 
DE SERINGA
A MÃE PASSA PARA O FETO NA GRAVIDEZ,
PARTO OU AMAMENTAÇÃO
ASSIM NÃO PEGA
COMPARTILHAR DO 
MESMO AMBIENTE,
 ABRAÇO, TALHERES
PICADA DE
MOSQUITO
TRATAMENTO DA AIDS 
A Aids NÃO tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços. 
PREVENÇÃO 
Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de AIDS e começar o pré-natal o mais cedo possível. 
HPV
 Sinônimos: vírus do papiloma humano. O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum
e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. 
CAUSAS
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto. 
SINTOMAS DO HPV
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. 
TRATAMENTO
O tratamento do HPV pode ser feito quando o indivíduo apresenta verrugas, através de pomadas e cauterização, ou quando surge câncer, através de quimioterapia ou radioterapia. No entanto, apenas é possível eliminar os sintomas e não o vírus causador da infecção.
PREVENÇÃO
A vacina contra o HPV é mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST.
Usar camisinha durante as relações sexuais.
SÍFILIS
 É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. 
SINTOMAS DA SÍFILIS
A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Os sintomas, portanto, podem seguir ou não uma ordem determinada. Geralmente, a doença evolui pelos seguintes estágios: 
primário
secundário
 latente 
 terciário
congênita
TRATAMENTO DA SÍFILIS
O tratamento preferido dos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença. Uma única injeção de penicilina já é o bastante para impedir a progressão da doença, principalmente se ela for aplicada no primeiro ano após a infecção. Se não, o paciente poderá precisar de mais de uma injeção. 
A penicilina, aliás, é o único tratamento recomendado por especialistas para mulheres grávidas diagnosticadas com sífilis.
COMPLICAÇÕES 
Sem tratamento, a sífilis pode evoluir, se espalhar pelo corpo e causar complicações mais graves para os pacientes infectados. Além disso, pode aumentar o risco de infecção por HIV e, em mulheres, pode causar complicações na gravidez. 
É importante ressaltar que o tratamento pode impedir problemas futuros, mas não pode reverter danos causados anteriormente. Por isso, o tratamento precoce é essencial. 
PREVENÇÃO
O único modo 100% seguro para evitar a contaminação com sífilis é não ter nenhum tipo de contato sexual. Ter relações sexuais com pessoas distintas aumenta o risco de contrair a doença, mas o mais importante é sempre fazer uso do preservativo. A camisinha é medida preventiva não só para sífilis, mas também para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Você pode contrair a doença tendo contato sexual com uma só pessoa, como também pode contraí-la após entrar em contato sexual com várias. Tudo vai depender mesmo do uso ou não de preservativo.
OLHA EU AQUI DE NOVO,
USE E ABUSE DE MIM!!!!
Se liga!!!!!!
A camisinha masculina e feminina são as únicas formas de se proteger das DSTS, inclusive da AIDS/HIV.
Use – as sempre em todas as relações sexuais e antes de qualquer contato sexual.
Não marque bobeira...
OBRIGADA A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!!!
BIBLIOGRAFIA
www.tuasaude.com.br
Ministério da Saúde
Cartilha Rio Prefeitura 2009

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando