Buscar

TAE de empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quais os principais atributos dos títulos de crédito? Explique.
Circularidade e executividade. Quando se fala em título de crédito se tem dois atributos (qualidades), hoje não se ver tanto título de crédito como um tempo atrás. Diferente de princípios isso não é daqui que saiu o título de crédito e sim uma consequência, uma qualidade que os títulos de crédito têm.
O que significa o atributo da circularidade dos títulos de crédito? Explique.
O título de crédito assim como o dinheiro pode ser circulado, ter uma facilidade de circulação e sendo assim um atributo do título de crédito.
O que significa o atributo da exequibilidade/executividade? Explique.
O título de crédito é um título executivo extrajudicial e isso está no artigo 585 do CPC.
Quais os princípios aplicáveis aos títulos de crédito? Explique.
Princípios da cartularidade, literalidade e o princípio da inoponibilidade das exceções ao terceiro de boa – fé. Princípio da cartularidade: O título de crédito é uma obrigação estampada em um documento que é a regra. Há um permissivo legal que admite alguns documentos serem virtuais, ou seja, não estarão fisicamente presentes (em uma tela de computador, espaço em nuvem...) e um exemplo disso é a duplicata virtual como exceção. Princípio da literalidade: Todo título de crédito é um documento representativo de uma obrigação e não pode ser uma obrigação genérica e sim específica com a obrigação estampada em uma carta. Uma pessoa com um cheque na boca do caixa e ao descontar o cheque ele não vai perguntar qual origem do cheque. O título de crédito vale por si só, sendo autônomo em relação à causa que lhe deu origem. Princípio da inoponibilidade das exceções ao terceiro de boa – fé: O factoring recebe os títulos de crédito faz um desconto para o lojista é bom porque faz o fluxo de caixa, para o factoring é bom por ser um rendimento de 10% e não consegue em nenhum outro lugar isso. Factoring é de boa – fé por dizer claramente sua pretensão.
O que significa o princípio da cartularidade? Explique.
O título de crédito é uma obrigação estampada em um documento que é a regra. Há um permissivo legal que admite alguns documentos serem virtuais, ou seja, não estarão fisicamente presentes (em uma tela de computador, espaço em nuvem...) e um exemplo disso é a duplicata virtual como exceção. A duplicata em bora seja virtual eu tenho que imprimi – lá, para assinar uma duplicata virtual se assina por meio de uma assinatura eletrônica desde que tenha o certificado, todo título de crédito é um bem móvel.
O que significa o princípio da literalidade? Explique.
Todo título de crédito é um documento representativo de uma obrigação e não pode ser uma obrigação genérica e sim específica com a obrigação estampada em uma carta. O documento vale pelo que está escrito na cártula (pequeno documento), o título de crédito foi criado para facilitar a troca de bens porque até um determinado momento da nossa história fazíamos escambo (trocas de bens) e depois de um certo momento criou – se um padrão (moeda) e ao invés de você ir comprar um carro com uma mala de dinheiro você vai com uma cártula. A literalidade diz que nesse pequeno documento você irá colocar uma obrigação e vai valer o que estiver escrito na cártula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais