Buscar

SISTEMAS GENITAIS E URINÁRIO -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................2
1. SISTEMA GENITAL MASCULINO...............................................3
1.1 Principais órgãos.........................................................................3
1.1.1 Glândulas.................................................................................3
1.1.2 Funcionamentos do Sistema Genital Masculino...................4
2. SISTEMA GENITAL FEMININO...................................................5
2.1 Principais órgãos.........................................................................5
2.1.1 Funcionamento do Sistema Genital Feminino......................6
3. SISTEMA URINÁRIO....................................................................6
3.1 Componentes do Sistema Urinário............................................6
3.1.1 Vias urinárias............................................................................7
3.1.2 Função do Sistema Urinário....................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................8
INTRODUÇÃO
Os sistemas genitais, masculino e feminino, além de atuarem como meio de reprodução, tem como uma das principais funções regularem hormônios para manter um corpo saudável. Estes hormônios são responsáveis pelo humor, crescimento e amadurecimento do ser humano para se tornar fértil. 
Um dos órgãos que compõem os sistemas genitais masculino e feminino, a uretra, também possui papel importante no sistema urinário. Um sistema simples que é responsável pelo equilíbrio das composições químicas dos fluídos no corpo. Os rins, após fazerem seu processo de filtragem, conduz as substâncias que não são úteis ao nosso organismo, às vias urinárias, e por fim, a uretra faz a eliminação dessas substâncias para o meio exterior.
1.SISTEMA GENITAL MASCULINO
1.1Principais órgãos:
Testículos ou gônadas - Responsáveis pela produção dos espermatozoides e pela produção da testosterona, hormônio sexual masculino. “Cada testículo é um corpo ovoidal, de cerca de 5cm de comprimento por 3 cm de largura e 2cm de espessura. Apresenta extremidades, os pólos, superior e inferior; duas faces, medial e lateral; e duas margens, anterior e posterior.” (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 183)
Epidídimos – dois tubos que fazem uma ligação com os testículos e é nesse local que os espermatozoides ficam armazenados e onde se encontram as vesículas seminais (glândulas vesiculosa). Essas, por sua vez, produzem uma substância que ira compor o sêmen e age como fonte de energia para os espermatozoides.
Descrevem-se no epidídimo a cabeça (superior), o corpo (média) e a cauda (inferior). Os dúctulos eferentes retos do testículo tornam-se tortuosos ao penetrarem na cabeça do epidídimo. Nesta região formam-se os lóbulos do epidídimo, cuneiformes, cujos ápices estão voltados para o testículo. Cada dúctulo eferente termina na frente da base de um lóbulo no ducto do epidídimo. Este, que começa na cabeça do epidídimo, tem um trajeto muito tortuoso através do corpo e na cauda aumenta de espessura, constituindo a parte de entrada do reservatório de espermatozoides. A parte de saída do reservatório se continua com o ducto deferente.
 (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 184) 
Ductos ou canais deferentes – são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
Uretra – o canal por onde passa a urina e durante a ereção, a bexiga se contrai, impedindo que a urina entre em contato com os espermatozoides e vice-versa;
Pênis – Na extremidade do pênis encontra-se a glande, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção).
1.1.1 Glândulas
Próstata – glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da vagina, da urina, facilitando a passagem dos espermatozoides.
Glândulas bulbo-uretrais – lançam uma secreção dentro da uretra para limpá-la e prepará-la para a passagem dos espermatozoides. São elas que também lubrificam o pênis durante o ato sexual.
Imagem: GOWDAK, Demétrio; GOWDAK, Luís Henrique. Atlas de Anatomia Humana. São Paulo, Ed. FTD, 1989.
1.2 Funcionamentos do Sistema Genital Masculino
Geralmente, os espermatozoides, que são produzidos pelos testículos, atravessam o epidídimo (local do armazenamento) e na relação sexual são eliminados. O pênis, durante a relação, fica ereto e rígido e, dessa forma, ele poderá penetrar na vagina. No decorrer do ato, ocorre a ejaculação, os espermatozoides passam pelo epidídimo, os ductos deferentes e pela uretra.
É no ducto ejaculador que os espermatozoides recebem os fluídos que o ajudarão a neutralizar a acidez da vagina, facilitando a sua locomoção. Essas substâncias formam o sêmen ou esperma (uma massa líquida composta por espermatozoides – apenas 10% - secreções das glândulas e da próstata). Quando o sêmen entra na uretra, é adicionado a ele uma substância, proveniente da glândula bulbouretral, que lubrifica a uretra.
2. SISTEMA GENITAL FEMININO
2.1Principais órgãos:
Ovário – forma os ovócitos e produz o estrógeno e a progesterona, hormônios sexuais femininos; “[...] estão fixados pelo mesovário à face posterior do ligamento largo do útero, mas não são revestidos pelo peritônio.” (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 191)
Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio - são dois ductos que unem o ovário ao útero. “Transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário para a cavidade do útero. Por elas passam, em direção oposta, os espermatozoides e a fecundação ocorre habitualmente dentro da tuba.” (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 192)
A extremidade medial da tuba (óstio uterino da tuba) se comunica com a cavidade uterina e cuja extremidade lateral (óstio abdominal da tuba) se comunica com a cavidade peritoneal.
Útero – órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pêra invertida.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. 
Vagina – “É o órgão feminino da cópula, recebe o sêmem, serve para o escoamento do sangue menstrual e às secreções uterinas e, no parto, dá passagem ao produto conceptual. [...] Estende-se do vestíbulo da vagina até o colo do útero e atravessa o soalho pélvico.” (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 194).
A vagina possui uma membrana circular chamada hímen, que se rompe, geralmente, na primeira relação sexual feminina.
 Vulva – delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem. 
2.1.1Funcionamento do Sistema Genital Feminino
No início do ciclo menstrual, quando o gameta feminino (ovócito II) é introduzido no ovário, ele vai até a tuba uterina e segue para o útero. Se o ovócito não for fecundado, ele é destruído, ocorrendo uma descamação da parede do útero, já em desenvolvimento, originando a menstruação.
O ovócito é fecundado por um espermatozoide, ainda, na tuba uterina e a partir daí, é formado o óvulo. O desenvolvimento do embrião começa nas trompas, sendo ele levado para o útero que já estará em condições de receber o bebê. A partir daí, o útero começa a crescer junto com o feto.
3. SISTEMA URINÁRIO
O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas"
do sangue e deixá-lo em condições de circular novamente pelo organismo.
3.1Componentes do Sistema Urinário
O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Rins – “É um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal.” (DANGELO E FATTINI, 2007, p. 175). São de cor vermelho - escuro e têm o formato semelhante ao de um grão de feijão e do tamanho aproximado de uma mão fechada. Os rins se ligam ao sistema circulatório através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres. As artérias renais são ramificações muito finas que formam pequenos emaranhados chamados glomérulos. Cada glomérulo é envolvido por uma estrutura arredondada, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman. Por conseguinte, a unidade básica de filtragem do sangue é chamada Néfron, que é formada pelos glomérulos, pela cápsula glomerular e pelo túbulo renal. Forçado pela pressão sanguínea, parte do plasma - água e partículas pequenas nela dissolvidas, como sais minerais, ureia, ácido úrico, glicose - sai dos capilares que formam os glomérulos e cai na cápsula glomerular. Em seguida passa para o túbulo renal. Substâncias úteis como água, glicose e sais minerais, contidas nesse líquido, atravessam a parede do túbulo renal e retornam à circulação sanguínea. Assim, o que resta nos túbulos é uma pequena quantidade de água e resíduos, como a ureia, ácido úrico e amônia: é a urina, que segue para as vias urinárias. 
3.1.1 Vias Urinárias
As vias urinárias são formadas pelos:
Ureteres - dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga. “Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, acola-se à parede posterior do abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando nesse órgão pelo óstio ureteral. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se três partes do ureter: abdominal, pélvica e intramural.”(DANGELO E FATTINI, 2007, p. 177).
Bexiga Urinária - Órgão muscular elástico, uma espécie de bolsa, que está situada na parte inferior do abdome com a função de acumular a urina que chega dos ureteres. A bexiga recebe e armazena temporariamente a urina, até o volume chega a mais ou menos 300 ml. Na parte inferior da bexiga, encontra-se um esfíncter - músculo circular que fecha a uretra e controla a micção. Quando a bexiga está cheia o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção a uretra, de onde então é lançada para fora do corpo.
Uretra - tubo muscular, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente a urina. A uretra masculina mede cerca de 20 cm e transporta a urina para fora do corpo, e também o esperma. 
3.1.2 Função do Sistema Urinário
A função desses mecanismos é manter o equilíbrio das composições químicas dos fluídos, como o equilíbrio iônico do sangue e dos tecidos do corpo (homeostase). 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sistema genital masculino 
Sistema Reprodutor Masculino. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm> Acesso em: 15 maio 2015.
Anatomia Humana – Corpo Humano – Sistema Reprodutor. Disponível em: <http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-reprodutor.html> Acesso em: 15 maio 2015.
Prof.ª Ana Luísa Miranda Vilela. Sistema Reprodutor – Sistema Reprodutor Masculino. Disponível em: <http://www.afh.bio.br/reprod/reprod1.asp> Acesso em: 15 maio 2015.
Sistema genital feminino
Prof.ª Ana Luísa Miranda Vilela. Sistema Reprodutor Feminino. Disponível em: <http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp#feminino> Acesso em: 15 maio 2015. 
Sistema Reprodutor Feminino. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_feminino.htm> Acesso em: 15 maio 2015
Sistema Urinário 
Toda Matéria – Biologia. Disponível em: <http://www.todamateria.com.br/sistema-urinario/> Acesso em: 15 maio 2015
Dangello e Fattini – Anatomia Humana – Sistêmica e Segmentar 3ªEd.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais