Buscar

EVOLUÇÕES DOS COMPUTADORES E AS QUATRO GERAÇOES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOMEDICINA 2º SEMESTRE NOTURNO
Pâmela Silva de Araújo
Samantha Pereira de Morais
EVOLUÇÕES DOS COMPUTADORES E AS QUATRO GERAÇOES 
Guanambi – BA
2015
 A primeira geração de computadores, foi marcada por computadores a válvula entre 1945 – 1995, a válvula surgiu da evolução da eletrônica, a válvula é um tipo de chave que, por não ser mecânica, pode ser acionada até cerca de um milhão de vezes por segundo. Mesmos assim os relés eram mais confiáveis que as válvulas por que elas queimavam frequentemente, por isso no início os computadores eram eletromecânicos e não eletrônicos.
 O estímulo para a criação do computador eletrônico foi a segunda guerra mundial. COLOSSUS foi construído em 1943 pelo governo britânico, em um laboratório altamente secreto, para descodificar as mensagens dos alemães, foi o primeiro computador eletrônico do mundo, apesar de executar apenas um tipo de tarefa específica, ele usava ao invés de relés eletromecânicos, 2.000 válvulas eletrônicas. O colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparava a mensagem cifrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência, processava-se vinte e cinco mil caracteres por segundo eles possuía dimensões gigantescas, cerca de mil e quinhentas válvulas. Os responsáveis pelos desenvolvimento do colossus foram Alan Turing,Max Newman, Betchley park. Alan Turning Estudava as propriedades das máquinas de calcular universais, ele desenvolveu uma máquina de calcular que poderia desempenhar qualquer operação definida pela matemática sendo assim poderia executar uma determinada tarefa de forma mais complexa. John Mauchly sabia que o exército americano estava interessado em calculadoras mecânicas, pediu um financiamento ao exército para a construção de um computador eletrônico onde sua proposta foi aceita. Eles em conjunto com seu aluno construíram um computador eletrônico em 1943 a 1946 que chamaram de ENIAC, tinha em torno de 18.000 válvulas, 1.500 relés, 70.000 resistores e 10.000 capacitores, consumia grande quantidade de energia cerca de 150Kw, ocupava 180m². Os programas eram preparados através de modificações nos circuitos, seu único problema era a limitação de armazenamento de dados, realizava somas em cerca de 0,0002s, o primeiro teste do ENIAC calculou a trajetória de uma bala de canhão até um alvo, o computador forneceu os dados para que o canhão fosse calibrado. Foi o primeiro computador a válvula dos Estados Unidos, terminando somente após a guerra em 1946. Depois da criação do ENIAC diversos outros projetos de computadores foram desenvolvidos.
 Os computadores da segunda geração foi entre 1955 – 1965 e utilizavam transistores. O transistor foi inventado em 1948 no Bell Labs, os desenvolvedores respostáveis foram John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley, eles receberam o prêmio Nobel de física em 1956. O transistor possuía grande vantagem de não se aquecer como as válvulas nem muito menos quebrar por choque físico sendo também muito menores, esse componente trabalhava mais rápido que qualquer outro tipo de chave inventada até então, sua durabilidade é muito maior do que as válvulas, com essas vantagem os computadores podia trabalhar por muito mais tempo sem apresenta problemas, assim não se perdia tempo com pesquisas de defeitos, ele era fabricado com cristais de germânio e consumiam menos energia do que as válvulas. O primeiro computador desenvolvido 100% transistorizado foi o TRADIC. O PDP – 8 trouxe uma grande inovação: um barramento único, o OMNISBUS, ele foi um minicomputador comercial com 12 bits. IBM 1401 era uma máquina usada na orientação comercial, podia ler e escrever em fitas magnéticas, ler e perfurar cartões. O CDC 6600 era muito rápido o segredo de sua velocidade era que dentro do processador havia uma máquina altamente paralela. BURROUGHS B5000 foi construída com a intenção de ser programada em ALGOL 60. 
 A terceira geração surgido com a utilização de microcircuitos integrados SLT. Circuitos integrados é um circuito eletrônico miniaturizado, após o surgimento desses circuitos, no final da década de 50, eles foram aprimorados até chegar ao estágio de adaptação aos computadores, onde as dimensões seriam reduzidas a velocidades seria aumentadas e ficaria menos caros. O Burroughs – B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa geração. O PDP-5 foi o primeiro minicomputador comercial e era produzido pela Intel. A Intel desenvolve o primeiro microprocessador comercial. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja a série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, os computadores desta serie eram mais poderosos e baratos e aceitavam uma grande variedade de periféricos tornando-se com isso um enorme sucesso comercial. PDP – 8 EM 1965 a digital equipamento introduz o PDP – 8 primeiro minicomputador comercial com preço competitivo. SSI naquela época, o nível de integração existente nos chips era de pequena escala de integração, com a qual cerca de mil transistores podiam integrar-se no circuito de uma pastilha. Com o passar dos anos, foram desenvolvidas escalas maiores de integração, de forma a conseguir alocar mais transistores em uma mesma pastilha de silício. PDP 11 um outro computador desta geração que conheceu grande sucesso, particularmente nas universidades e centros de pesquisa foi o minicomputador da série PDP – 11. A invenção dos circuitos integrados teve efeito importante na vitória dos Estado Unidos na disputa espacial com a antiga União Soviética e na conquista da Lua, pois tornou possível o embarque de computadores mais complexos em foguetes, necessários para o êxito das missões espaciais.
A quarta geração e caracterizado por um aperfeiçoamento da tecnologia já existe, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior.
 Em 1971 aparece um microprocessador, que consiste na inclusão de toda CPU de um computador em um único circuito integrado, A Intel quem inventou o chip ele já existia na segunda e terceira geração mais na quarta foram aumentados o seu poder, eficiência e níveis de segurança. O Microprocessador encarrega-se de efetuar todos os cálculos e processos que permitem o funcionamento do computador. Com essa evolução surgiu uma grande quantidade de linguagens de programação de todos os tipos, e as redes de transmissão de dados para a interligação de computadores. Em 1976 o primeiro produto foi um computador para engenheiros, construído por Steve Jobs. Em 1975 – 1977, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior. Em 1978 o VAX 11/780, da Digital Equipamento Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser o mais rápido dos microcomputadores da época. 1979 a Motorola inventa um microprocessador, o 68000, que se mostra mais veloz que os concorrentes. 
Referencias
http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch01s02.html 
(acessado em 01/02/2015)
http://aa-cienciasdacomputacao.wikidot.com/a-geracao-dos-computadores
 (acessado em 01/02/2015)
http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag3.htm 
(acessado em 01/02/2015)
http://www.boaaula.com.br/iolanda/hic/hicger.html 
(acessado em 01/02/2015)
http://www.ifba.edu.br/professores/flaviamsn/docs/arq-aula3.pdf 
(acessado em 01/02/2015)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando