Buscar

CARTILHA PARA DST (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DST CONHECER PARA SE PROTEGER
DST
As DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis) são quase tão antigas quanto a prática sexual , mas ainda hoje às portas do terceiro milênio, convivemos com elas e o que é pior: muitas pessoas desconhecem estes males ou a forma de prevenção. As DST são adquiridas através da relação sexual com parceiro (a) infectado (a). Qualquer pessoa pode contrair estas doenças. Por isto, merecem toda a nossa atenção. A maioria delas são fáceis de serem curadas, desde que se procure tratamento médico logo no início.
Muitas pessoas têm vergonha de procurar um médico ao contrair um médico ao contrair uma doença sexualmente transmissível e acabam pedindo conselho 
a pessoa não habilitada, o que dificulta a cura.
Quando você perceber algum sintoma de doença sexualmente transmissível, deve imediatamente procurar um médico! Com isso, na maioria dos casos, terá rapidamente resolvido o seu problema de saúde, evitando também contaminar outras pessoas.
O conhecimento ainda é o melhor caminho para a prevenção e tratamento das DSTs. Com este trabalho, pretendemos alertar as pessoas para os riscos que elas correm por falta de conhecimento ou por negligência.
TRICOMONÍASE
É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio de relações sexuais ou contatos íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher. Em geral afeta mais as mulheres.
Por viver principalmente na parte interna da vagina, essa doença causa micro lesões e dores e pode levar ao desenvolvimento de outras DSTs.
Nas mulheres, os sintomas costumam iniciar durante ou após a menstruação
Entretanto, em alguns casos, essa doença pode permanecer meses sem apresentar nenhum sintoma,dificultando o tratamento após a descoberta.
Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:
Corrimento amarelado ou amarelado – esverdeado;
Coceira 
Odor forte e desagradável
Dificuldade de urinar
 Nos homens, geralmente, os sintomas podem ficar ocultos durante semanas ou aparecer na forma de pequena irritação no pênis ou ardor ao urinar
Inflamação na vagina
Inflamação colo do útero
HERSPES GENITAL
O herpes genital é uma infecção causada por vírus transmitidos sexualmente, que afeta a pele e/ou mucosas dos órgãos genitais. Uma vez contraído,dificilmente esse vírus é eliminado do organismo. Essa infecção é, por isso, considerada uma infecção recorrente, havendo às vezes longos períodos em que ela não se manifesta, eclodindo em situações em que o sistema imunológico da pessoa contaminada esteja enfraquecido.
Há dois tipos de vírus que podem causar o herpes genital. O tipo 1 conhecido como labial por infectar a mucosa da boca e dos lábios, causando as chamadas aftas ou herpes de boca e pode se espalhar para os genitais durante o sexo oral. 
Herpes Labial
E o tipo 2 conhecimento como genital por na maioria das vezes causar a herpes nos órgãos genitais.
Mais comumente, o herpes é transmitido quando a pele do receptor tem alguma lesão visível que serve como porta de entrada para o vírus ou a pele do doador apresenta bolhas ou erupções (crise ativa), mas também pode acontecer que NÃO haja lesões visíveis e a pessoa nem saiba que está infectada. Pode haver transmissão pelo contato com os fluidos da boca ou da vagina de uma pessoa infectada para outra não infectada. Muitas pessoas infectadas (cerca de 80%) permanecem assintomáticas, mas podem transmitir a doença. Existe também a transmissão vertical do vírus, da mãe para o feto e/ ou para o bebê, no momento do nascimento.
Bolhas
Como prevenir o herpes genital?
Sempre usar camisinha nas relações sexuais, isso ajuda a evitar a transmissão da doença. Fazer sempre uma boa higienização das regiões genitais antes e depois de cada relação sexual.
Evitar múltiplos (as) parceiros (as) sexuais.
A mulher deve informar ao médico que é portadora do vírus do herpes genital, se pretende engravidar, mesmo que no momento não tenha lesões ativas, pela possibilidade de transmissão para o filho.
Mesmo as pessoas que estejam sem lesões podem transmitir o herpes genital.
A escarificação das lesões pelo ato de coçar pode disseminar as lesões.
Atenção!
Na gravidez a Herpes pode provocar abortamento espontâneo.
SÍFILIS
lesão
É causada pela bactéria Triponema Pallidum.Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroço nas virilha( ínguas), que surgem entre 7 a 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. As feridas e as ínguas não doem, coçam, não ardem e não apresentam pus.Mesmo sem tratamento estas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua desenvolvendo a doença.Ao alcançar um certo estágio, podem surgem manchas em varias partes do corpo( inclusive mãos e pés) e queda de cabelo.Após algum tempo, o que varia de pessoa para pessoa, as manchas desaparecem, dando a idéia de melhora.A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento que surgem
complicações graves como cegueira, paralisia doença cerebral e problemas cardíacos, podendo inclusive levar a morte.
manchas
TRANSMISSÃO
Relação sexual (vaginal, anal e oral);
Transfusão de sangue contaminado;
De mãe para filho através da placenta
TRATAMENTO
É realizado o tratamento medicamentoso com cura completa da doença, se tratada precoce e adequadamente.
PREVENÇÃO
A pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta.
Evitar contato sexual se detectar lesão genital no (a) parceiro (a).
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.
 
Se cuida mamãe..
Preciso muito de você!
GONORRÉIA
A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Essa bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo (uretra). Em mulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver até mesmo nos olhos.
corrimento
Conjuntivite gonocócica
TRANSMISSÃO
A transmissão da gonorréia se dá pelo sexo anal, vaginal ou oral com parceiros infectados, também podendo ser transmitida de mãe para filho no momento do parto quando o bebê entra em contato com a parede do útero.
SINTOMAS
Inflamação local, infecção, dor ou ardor ao urinar e saída de secreção purulenta através da uretra. Os sintomas da gonorréia geralmente aparecem de 2 a 5 dias após a infecção. No entanto, em homens, os sintomas podem levar até 1 mês para aparecer. Alguns indivíduos não apresentam sintomas. Eles podem não fazer ideia de que contraíram a infecção e, por isso, não procuram tratamento. Esse fator aumenta o risco de complicações e as chances de transmitir a infecção a outras pessoas.
Nos homens freqüentemente aparece vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis, testículos doloridos ou inchados, ardência e dor ao urinar, aumento na frequência ou urgência urinária,corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde) e até mesmo dor de garganta (faringite gonocócica, transmitida pelo sexo oral).
Faringite Gonocócica
Na mulher, uma infecção no trato genital por gonorréia inclui micção dolorosa, dor abdominal, dor pélvica, aumento do corrimento vaginal, inflamações locais, como cistite,sangramento vaginal entre as menstruações,inflamações na vulva e na vagina.
É importante ressaltar que os sintomas da gonorréia nem sempre são visíveis nas mulheres(assintomáticas).
Se não houver tratamento tanto no homem como na mulher, a gonorréia pode trazer sérias consequências como a esterilidade, que a incapacidade de te filhos; pode atacar o sistema nervoso, causando meningite; pode afetar os ossos e até o coração.
 
TRATAMENTO
Vários antibióticos podem curar com sucesso a gonorréia em adolescentes e adultos. Porém, variedades
resistente de gonorréia estão aumentando em várias partes do mundo e o tratamento está ficando mais difícil. Uma vez que muitas pessoas com gonorréia também têm clamídia ou outra doença sexualmente transmissível, antibióticos para ambas são geralmente dados juntos. Pessoas com gonorréia devem fazer testes para outras doenças sexualmente transmissíveis. É importante tomar todo medicamento prescrevido para curar a gonorréia. Embora a medicação interrompa a infecção, não irá reparar qualquer dano permanente ocasionado pela doença. Pessoas que tiveram gonorréia e foram tratadas podem ter a doença de novo se tiverem contato com pessoas infectadas.
Se os sintomas persistirem mesmo depois de receber tratamento, deve-se voltar ao médico para reavaliação.
Relações sexuais e bebidas alcoólicas devem ser evitadas nesse período e por mais uma semana após o tratamento. Os parceiros de pessoas infectadas devem, também, se consultar, a fim de verificar se houve contágio.
IMPORTANTE
 NEM TODO CORRIMENTO É SINTOMA DE DOENÇA TRANSMITIDA PELO ATO SEXUAL.CORRIMENTOS SÃO COMUNS EM TODAS AS MULHERES. CONTUDO, SÓ O MÉDICO PODERÁ FAZER O DIAGNÓSTICO CORRETO E INDICAR O TRATAMENTO MAIS ADEQUADO.
HEPATITE B
		A hepatite B é a irritação e inchaço (inflamação) do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B (HBV). É extremamente contagiosa e as suas principais vias de transmissão são o esperma, as secreções vaginais, o sangue, a urina, a saliva e o leite materno.
A hepatite B está na origem de complicações mais grave de saúde, como cirrose ou cancro de fígado. No entanto a infecção pode, em determinados casos, ser eliminada pelo organismo. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários), indica-se corte no consumo de bebidas alcoólicas pelo período mínimo de seis meses e remédios para aliviar sintomas como vômito e febre.
14
FIQUE ATENTO!
São considerados comportamentos de risco as relações sexuais sem preservativo,sexo oral sem proteção,partilha de seringas,partilha de objetos pessoais como escova de dentes, laminas de barbear, alicate de unha,manuseamento de agulhas infectadas em contexto hospitalar;
PREVINA-SE
Evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas asa relações sexuais. Além disso,toda mulher grávida precisa fazer o pré natal e os exames para detectar as hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas recomendações, inclusive sobre o tipo de amamentação.
CONDILOMA ACUMINADO
O que é
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito de rotina por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
 
VERRUGAS
Sinais e Sintomas
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
 
Formas de contágio
A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual, que inclui o contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, a infecção pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Para a transmissão, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas, mas quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
 
Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.
CANCRO MOLE
O que é ?
O cancro mole pode ser chamado de cancro venéreo, mas seu nome mais popular é “cavalo”. Provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi, é mais frequente nas regiões tropicais, como o Brasil.
Formas de contágio
A transmissão ocorre pela relação sexual com uma pessoa infectada, sendo o uso da camisinha a melhor forma de prevenção.
Feridas 
Sinais e sintomas
Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de dois a 15 dias após o contágio. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade. A seguir, aparecem outras lesões em volta das primeiras.
Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado na virilha (íngua), que pode dificultar os movimentos da perna de andar. Esse caroço pode drenar uma secreção purulenta esverdeada ou misturada com sangue.
Nos homens, as feridas aparecem na cabeça do pênis (glande). Na mulher, ficam na vagina e/ou no ânus. Nem sempre, a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar.
Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.
 
LINFOGRANULOMA VENÉREO
O que é
É uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os genitais e os gânglios da virilha. 
 
 
Sinais e sintomas
O primeiro sintoma é uma ferida indolor, às vezes com saída de pus, que freqüentemente não é percebida pela pessoa infectada.
Uma a seis semanas depois aparecem ínguas na virilha que vão se juntando até formar uma massa com saída de pus. Outros sintomas são febre, mal-estar, falta de apetite, emagrecimento,
Dor nas articulações (joelho e cotovelo) e suores noturnos.
Formas de contágio
A transmissão do linfogranuloma venéreo ocorre pelo sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Por isso, é preciso usar camisinha sempre e cuidar da higiene íntima após a relação sexual.
 
Diagnóstico do linfogranuloma venéreo
O diagnóstico do linfogranuloma venéreo é feito através de análises sanguíneas que identificam anticorpos contra Chlamydia trachomatis e se for diagnosticada cedo o tratamento adequado proporciona uma cura rápida.
Tratamento para linfogranuloma venéreo
O tratamento para o linfogranuloma venéreo pode ser feito com o uso de antibióticos, segundo a orientação médica.
Ao fim do tratamento o indivíduo deve fazer exames regulares para se certificar de que realmente está curado e é importante que os parceiros do indivíduo infectado também sejam examinados e tratados.
FIQUE ATENTO!
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. 
Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável 
por defender o organismo de doenças.
HIV/AIDS
Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida
da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
 
Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Vírus HIV circulando na corrente sanguínea
 Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da AIDS. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da AIDS.
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Assim pega HIV/AIDS
Sexo na vagina sem	camisinha,sexo oral sem camisinha,sexo anal sem camisinha,uso de seringa por mais de uma pessoa,transfusão de sangue contaminado,da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação,instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Assim não pega HIV/AIDS
Sexo desde que se use corretamente a camisinha,masturbação a dois,beijo no rosto ou na boca,suor e lágrima,picada de inseto,aperto de mão ou abraço,compartilhando sabonete, toalha, lençóis,talheres, copos,assento de ônibus,piscina,banheiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais