Buscar

Aula 6 - digitalizada de História da Cultura e S. no M. C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 6: A internacionalização da economia: o neoliberalismo
Introdução
Os anos de 1980 resgataram a efervescência na luta entre capitalismo e socialismo, a détente foi abandonada e se intensificou a busca de mercados e novas políticas para promover o capitalismo e manter sua hegemonia.
Surge então o neoliberalismo, baseado na defesa dos direito individuais em detrimento aos direitos coletivos, que irá se adequar à lógica capitalista e servir como modelo.
Os países capitalistas em geral, inclusive os do terceiro mundo, irão aderir ao novo modelo que será defendido e propagado principalmente por dois governantes: Ronald Reagan e Margareth Thatcher, o primeiro, presidente dos Estados Unidos e a segunda, Primeira Ministra britânica.
O Estado de Bem-Estar Social
O Estado de Bem-Estar Social, Welfare State, em Inglês, foi um modelo político em que o Estado servia como agente na regulamentação das ações econômicas, políticas e sociais. Desenvolveu-se principalmente na Europa. 
Em diversos países, após o crack da bolsa de Nova York, em 1929, foi se formando a ideia de que o Estado deveria interferir na economia para tentar melhorar os índices de crescimento. 
As intervenções irão regular e apaziguar os problemas ocorridos na sociedade, o Estado servirá como estabilizador político-econômico.
A ideia de crescimento econômico através da intervenção estatal se une à ideia dos direitos humanos, em que o Estado seria o responsável por garantir o cumprimento de tais direitos.
Aliado a esse pensamento, há um resgate do ideal de felicidade ser alcançado somente através de uma sociedade baseada no trabalho.
	A dificuldade de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista levou a chamada Crise da sociedade do bem-estar social nos anos 70.
O neoliberalismo
Surge o neoliberalismo, uma readaptação do liberalismo clássico, onde se defende a não intervenção do estado na economia. O Estado passa a ser o moderador das atividades econômicas, somente intervindo quando necessário, agindo como regulador. 
Defende o livre comércio como forma de garantir o crescimento econômico dos países capitalistas.
Os defensores dessa política caracterizam seus pontos fortes justamente na ideia de que ela impulsiona e faz a economia crescer, estimulando o aumento na produção, investindo na exportação, aumenta a competitividade e desenvolve também a tecnologia.
Medidas do neoliberalismo → As medidas que podem ser consideradas neoliberais são a privatização de empresas estatais, a diminuição do poder do estado na fixação dos preços, livre circulação de capitais internacionais, facilitação para a instalação de multinacionais, tudo o que permita o aumento circulação de capital e que impulsione a economia.
Margareth Thatcher e Ronald Reagan
Margareth Thatcher foi primeira ministra britânica de 1979 a 1990, e Ronald Reagan exerceu dois mandatos como presidente dos Estados Unidos, de 1981 a 1989. 
São considerados expoentes da política neoliberal e marcam o período do fim da détente e reafirmação da luta contra o comunismo. Os dois trabalharam em sincronia para expandir o modelo neoliberal pelo mundo e garantir a hegemonia capitalista.
Essa política neoliberalismo os direitos individuais e principalmente os do consumidor serão os mais importantes e, portanto, defendidos e preservados. Ele visava à privatização de empresas estatais e a retirada do Estado da economia, defendendo que o sistema capitalista era capaz de se autorregular e, assim, acabar com as próprias crises.
	Ronald Reagan
	Dentre as políticas de Reagan, encontra-se a diminuição dos impostos cobrados aos ricos e o aumento dos impostos cobrados às classes baixas, alegando que estas utilizavam mais os serviços do governo aumentando os custos e, por isso, deveria repor. 
Seu governo foi o responsável por estimular o desenvolvimento individual através do trabalho. 
A legitimação do modelo neoliberal veio com a derrocada do socialismo, pois o sistema capitalista aparecia como o grande vencedor. Entretanto, o aumento das desigualdades sociais, da miséria e da injustiça acirrou as disputas econômicas dando início à criação de blocos econômicos como vemos hoje.
	Margareth Thatcher
	Margareth Thatcher iniciou seu governo com a meta de reduzir a inflação na Inglaterra, que vinha de um período de recessão.
Para isso, reduziu a produção industrial, aumentando o índice de desemprego, privatizou empresas estatais, o sistema de educação e de meios de ajuda social, e alinhou com Reagan a taxação de impostos mais altos para as classes menos favorecidas e mais baixos para os ricos. Devido a tal atitude, perdeu apoio popular e o apoio do próprio partido, levando-a a pedir demissão do cargo.
A experiência neoliberal na América Latina
Esse período coincide com o fim ou, pelo menos, afrouxamento das ditaduras militares instauradas na América Latina, que no período de redemocratização irão aderir à política neoliberal.
Desde muito cedo, a América Latina sofreu influências e intervenção direta dos Estados Unidos, fazendo com que se desenvolvessem ali as mesmas práticas de consumo.
Nos anos de 1980, com o fim da détente e a retomada do combate ao comunismo, Reagan vai instituir o force projection, projeção da força, ou seja, os Estados Unidos deveriam dispor de força militar para intervir, a qualquer momento, em qualquer país da América Latina.
Exemplos dessa política estão presentes na invasão a Granada (1983), nas manobras militares em Honduras (1985) e na criação de uma estação de rádio com propagandas anticomunistas em Cuba (1985).
	Além da retomada ao intervencionismo, a América Latina sempre representou um mercado consumidor em potencial. De forma geral, era composta por países atrasados industrialmente o que favorecia a entrada de produtos e empresas norte-americanas. 
A partir da implantação de multinacionais, caracteriza-se uma nova forma de dependência em relação aos Estados Unidos.
Além disso, os países mais industrializados também queriam estimular o crescimento de suas economias que, com o fim do socialismo, passariam a representar uma economia mundial, mostrando o capitalismo como vencedor, logo os países da América Latina não ficariam de fora.

Outros materiais