Buscar

AV2 TOPICOS AMB RESPONDIDA

Prévia do material em texto

AV2 TOPICOS MONITORAMENTO AMBIENTAL
1) o Monitoramento de variáveis físicas e químicas traz algumas vantagens na avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos. Cite tres dessas vantagens e comente a respeito daslimitações e/ou desvantagens desse tipo de monitoramento.
R: O monitoramento de variáveis físicas e químicas traz algumas vantagens na avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos, tais como: identificação imediata de modificações nas propriedades físicas e químicas da água; detecção precisa da variável modificada, e determinação destas concentrações alteradas. Entretanto este sistema apresenta, algumas desvantagens, tais como a descontinuidade temporal e espacial das amostragens.
2)o monitoramento biologico é realizado principalmente atraves de diferentes protocolos de avaliação, índices biológicos e multimétricos. Com relação aos principais métodos utilizados, relacione tres indicadores que podem ser usados em tais monitoramentos.
R: Os principais métodos envolvidos abrangem o levantamento e avaliação de modificações na riqueza de espécies e índices de diversidade; abundância de organismos resistentes; perda de espécies sensíveis; medidas de produtividade primária e secundária; sensibilidade a concentrações de substâncias tóxicas (ensaios ecotoxicológicos), entre outros. Os principais organismos utilizados naavaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos são os macroinvertebrados bentônicos, peixes e comunidade perifítica.
4)os microorganismos de interesse sanitário encontrados em ambientes aquáticos são determinados pelas condições físicas e quimicas que ocorrem naquele ambiemte. Em função das suas características para adaptação a tais ambientes são utilizados para controle de qualidade de agua. Considerando os gripos enterococos, estafilococos, e clostrídeos, comente a respeito das característica de cada grupo que são utilizadas com a finalidade de biomonitorar a qualidade da água.
R: Os enterococos têm sido propostos como indicadores também, devido à alta concentração nas fezes e alta taxa de sobrevivência no ambiente.A Pseudomonas aeruginosa por conta de sua versatilidade, é padrão de potabilidade no Brasil.Estafilococos responsáveis por infecções e produção de toxinas, clostridios devido à resistência aos tratamentos convencionais de água.
5) A utilização de protozoários ciliados como indicadores de qualidade da agua vem sendo uma importante alternativa ao biomonitoramento convencional. Comente a respeito de tres vantagens emrelação ao uso desse grupo.
R: Vantagens do uso de protozoários ciliados:• Abundância;• Tempo de geração curto; • Sensíveis a pequenas alterações na cadeia trófica e • Facilmente mantidos em laboratório.
6) O solo pode ser monitorado atraves de indicadores fisicos, quimicos e biológicos. Enumere dois exemplos de cada tipo de indicador utilizado para monitorar o solo.
Físicos: Vários atributos do solo são estudados para avaliação de sua qualidade em relação à erosão hídrica, entre eles, a quantidade de matéria orgânica, a densidade do solo, sua porosidade, resistência à penetração e permeabilidade do solo à água, em diferentes sistemas de manejo de solo
Químicos: Vários elementos químicos podem ser úteiscomo indicadores da qualidade do solo, comono estudo em que promoveu as determinações de pH, Alumínio, Cálcio, Magnésio, Potássio, Enxofre, Carbono orgânico, boro e Manganês. Outro indicador importante na determinação da qualidade do solo é a matéria orgânica (MO), porque mantém relação com várias propriedades físicas, químicas e biológicas. A MO é considerada como um eficiente indicador para determinar a qualidade do solo modificada por sistemas de manejo.
Biológicos: Os organismos edáficos, ou seja, aqueles que vivem e dependem diretamente do solo, são considerados indicadores biológicos da qualidade do solo, são importantes para entender os processos ecológicos envolvidos nesses sistemas, posto que a fauna edáfica atua na decomposição emineralização da matéria orgânica e nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo.

Continue navegando