Buscar

biologia celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACADÊMICOS:
IESM
Instituto de Ensino Superior Múltiplo
BIOLOGIA CELULAR
Orientador (a): Emanuele Magalhães
Extração do DNA
DESCOBERTA DO DNA
Há mais de 50 anos foi descoberto que o DNA é o material que compõe os genes, embora já soubessem que os genes estão nos cromossomos. Quem descobriu o DNA foi um cientista suíço chamado Johann Friedrich Miescher, no século XIX. Johann trabalhou com o núcleo de leucócitos retirados do pus de ataduras de ferimentos infeccionados e identificou uma substância desconhecida, que possuía nitrogênio e fósforo na composição. Após algumas pesquisas, ele verificou que esta substância descoberta era ácida e estava presente em todos os núcleos celulares, e que haviam dois tipos de ácidos, uma ribose e uma desoxirribose.
Ácido Desoxirribonucleico (DNA)
É o material genético de todos os organismos celulares e de grande parte dos vírus. Este material genético transporta a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação. 
 
A síntese de proteínas nada mais é do que  a produção das proteínas que as células e os vírus precisam para o metabolismo e desenvolvimento. 
 
A replicação é o conjunto de reações por meio das quais o DNA faz uma cópia de si mesmo cada vez que uma célula se divide e transmite suas informações às células filhas. Em quase todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de cromossomos, situados no núcleo celular. 
O DNA pode ser detectado no núcleo de qualquer célula de um organismo, dentro de pequenos pacotes genéticos chamados cromossomos, com exceção das células vermelhas do sangue (hemácias). Essas células não têm núcleo e, portanto, não têm DNA. Assim, o DNA das células brancas de seu sangue é exatamente igual ao DNA das células de sua pele, dos tecidos, da raiz do cabelo, dos ossos, do sêmen, da saliva, dos músculos, das células contidas na urina. Seu DNA é formado no momento da concepção e jamais mudará, mesmo depois da morte. A ingestão de drogas, de medicamentos e a radiação, não produzem mudanças significativas no DNA a ponto de alterar o resultado de um teste de paternidade ou algo deste tipo. 
 CURIOSIDADE
Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes. 
As características próprias de cada indivíduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, são hereditárias, uma vez que fazem parte de seu código genético.  
  
O QUE SÃO CROMOSSOMOS?
A extração e análise de DNA é uma técnica laboratorial muito utilizada na investigação científica e em diversos estudos forenses (testes de paternidade e identificação de indivíduos).
Extração do DNA de um Kiwi
 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E MATERIAIS
Materiais:
. 1 Kiwi 
. 1 Faca
. 2 Copos médios
. Sal
. Detergente de Louça
. Água
. 1 Funil
. Filtro de café
. 1 Palito (espeto de churrasco)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º. Descascar e cortar o Kiwi;
2º. Triturar o Kiwi até ser uma solução líquida;
FASE 3 e 4
3º. Fazer a preparação de extração, juntando num copo, 1 colher de café de sal fino, 1 colher de chá de detergente e água;
4º. Adicionar a polpa de Kiwi à preparação de extração, antes preparada;
FASE 5, 6 e 7 
5º. Colocar o filtro de café, preferencialmente em leque, de modo a ter a maior superfície de absorção possível, num funil;
6º. Verter através do funil a solução para o tubo de ensaio ou copo;
7º. Adicionar álcool à solução filtrada.
RESULTADO
Na região de intersecção entre o álcool e a solução é visível a formação de um novelo fino e branco. Este novelo é o DNA do kiwi.
RELATÓRIO DISCURSIVO
Foi realizada a extração do DNA do kiwi, pois as células deste fruto possuem esta molécula com grande densidade. A extração do DNA destas células consiste fundamentalmente em três etapas:
1ª Ruptura das células para a libertação dos seus núcleos;
2ª Desmembramento da cromatina nos seus componentes básicos, DNA e proteínas;
3ª Separação do DNA dos demais componentes celulares.
Para começar, na primeira etapa, foi necessário esmagar o kiwi para libertar o conteúdo do DNA que estava dentro do núcleo das células e por isso, intacto. Obteve-se assim o maior número possível de células.
Como resultado desta operação resultou uma polpa de kiwi espessa.
Ao kiwi foi, numa primeira fase, adicionado sal, detergente e água;
Utilizámos o sal (cloreto de sódio) para ajudar a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas se precipitem com o DNA. Mas a razão principal pela qual utilizámos o Sal deve-se ao fato que este interfere com a carga da molécula de DNA, tornando a molécula mais estável, com a ajuda das proteínas. Ao contribuir com íons positivos para a solução, vai provocar reações químicas e neutralizar a carga por natureza negativa do DNA. 
O detergente tem por função de separar as gorduras e afetar as membranas, abrindo e dissolvendo as camadas lipídicas que compõem a membrana plasmática e as membranas das organelas.
Ao filtrar a preparação para o tubo de ensaio apenas uma parte liquida e quase translúcida atravessa o filtro e se deposita no fundo, de forma uniforme, enquanto que as substâncias mais espessas da polpa de kiwi não atravessaram o filtro e ficaram detidas no funil.
VISUALIZAÇÃO DO DNA
Posteriormente adicionamos o álcool gelado porque o DNA não é solúvel neste composto. Por outro lado, ajuda a remover a impurezas do DNA. 
Ao derramarmos o álcool na solução, foi claro que estes dois não são solúveis e pouco a pouco começaram a notar-se no extrato filamentos brancos muito finos, na zona de intersecção dos dois. Estes filamentos representam o DNA. 
Como o DNA é menos denso que a água, ascende rapidamente e acumula-se na parte superior, ascendendo depois lentamente na camada de álcool, tornando possível a sua visualização.
CONCLUSÃO
Assim podemos concluir que a molécula do DNA:
-É pouco solúvel no álcool 
-É muito pouco densa (ascendeu, mesmo para além do álcool, que já é pouco denso)
Pretendia-se com este trabalho efetuar a remoção e observação do DNA das células vegetais do kiwi, objetivos esses que foram plenamente atingidos.
DESDE JÁ AGRADECEMOS...!
Codó – MA,
2015
Deixe que Deus julgue, ele está no comando e não você...!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando